Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 09:52:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Ajuda] Equivalente para MPSA18  (Lida 6246 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« : 21 de Novembro de 2014, as 10:18:10 »

Pessoal estava pensando em montar este pedal da Modkitsdiy:
http://www.modkitsdiy.com/pedal/thunderdrive_deluxe


Porem ele faz uso do transistor MPSA18 que não estou encontrando aqui na minha região e queria tentar com um equivalente.
Alguém com mais experiencia poderia me indicar algum?
Já vi em alguns projetos o pessoal substituindo pelo 2N5088 ou BC109, conhecem outras possibilidade?


*Se falei alguma besteira favor desconsiderar....
« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, as 14:54:10 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1 : 21 de Novembro de 2014, as 10:23:39 »

Na Farnell cost uma ter bem barato:
http://www.farnellnewark.com.br/transistorbipolarnpn45vto92,product,84K8806,4595541.aspx

Compra uns 100 que o frete sai mais barato que os transistores.

Abraços, Saúde e amor
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 21 de Novembro de 2014, as 10:33:13 »

Equivalentes segundo o livro corujinha (VRT ECA) para o MPSA18: BC184  BC413  BC414  BC550  2SC3112  2SC3113

Observe que no título você escreveu MPAS18  e no esquema está MSPA18, se for buscar ou procurar assim com as letras em ordem errada talvez não encontre mesmo (o certo é MPSA18).
« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, as 10:36:45 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #3 : 21 de Novembro de 2014, as 15:15:36 »

Citar
Equivalentes segundo o livro corujinha (VRT ECA) para o MPSA18: BC184  BC413  BC414  BC550  2SC3112  2SC3113

Observe que no título você escreveu MPAS18  e no esquema está MSPA18, se for buscar ou procurar assim com as letras em ordem errada talvez não encontre mesmo (o certo é MPSA18).
Xformer, obrigado pela observação, corrigi o texto. Parabéns pelo trabalho que vem prestado aqui, com certeza toda organização e credibilidade do fórum se deve em grande parte ao fruto de suas ações.
Quais são os critérios que devo observar entre datasheets de transistores equivalentes para conseguir escolher o que mais se assemelha ao original? Seria os índices de hFE?

Citação de: Patines em Hoje às 11:23:39
Citar
Na Farnell costuma ter bem barato:
http://www.farnellnewark.com.br/transistorbipolarnpn45vto92,product,84K8806,4595541.aspx

Compra uns 100 que o frete sai mais barato que os transistores.

Abraços, Saúde e amor
Patines, obrigado pela dica! Já ouvi falar bem desta loja, mas por enquanto estou querendo usar os componentes que tenho aqui e de quebra aprender algo, estou me transformando em um acumulador... Cheesy
« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, as 16:27:55 por xformer » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 21 de Novembro de 2014, as 16:27:06 »

Etelvino, obrigado pelas palavras gentis, mas eu faço só uma parte do trabalho (eu sou o chato que dá broncas no pessoal que escreve internetês ou de qualquer jeito, mais ações de moderador), os outros administradores é que organizam, limpam e estruturam o fórum como ele é, bem como inscrevem e registram os novos membros. Meus agradecimentos a eles.
Sobre a pergunta, o livro que eu citei é basicamente uma tabelão de equivalências de semicondutores (principalmente transistores e diodos), mas nunca procurei nele quais são os critérios adotados para eles escolherem as equivalências. Acredito que não sejam muito apuradas ou sofisticadas, baseadas, creio eu em potência que o transistor aguenta, máxima corrente de coletor, máximo Vce e o material de fabricação, nada mais simples e fáceis de se comparar do que isso. Não deve ser sobre o hfe, pois essa é uma característica que varia muito, mesmo entre dois transistores de mesmo código e até mesmo fabricante.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, as 18:39:54 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 24 de Novembro de 2014, as 08:20:02 »

Na Farnell costuma ter bem barato:
http://www.farnellnewark.com.br/transistorbipolarnpn45vto92,product,84K8806,4595541.aspx

Compra uns 100 que o frete sai mais barato que os transistores.

Abraços, Saúde e amor
Patines, obrigado pela dica! Já ouvi falar bem desta loja, mas por enquanto estou querendo usar os componentes que tenho aqui e de quebra aprender algo, estou me transformando em um acumulador... Cheesy


Um dos motivos de ser acumulador em eletrônica é que o componente é mais barato que o frete ou mesmo que a passagem de ônibus...  daí compramos vários de cada vez...   Mas isso é uma dúzia de vezes, daí depois de um tempo só compra potenciômetros e capacitores eletrolíticos.

O MPSA18 tem o ruído muito baixo e o ganho muito alto.  Ótimo para buffer de entrada ou saída e aplicações de áudio em geral.

Abraços, Saúde e amor
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, as 08:22:36 por Patines » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 24 de Novembro de 2014, as 13:09:40 »

Etelvino Costa, quando se deseja fazer um determinado circuito, e se espera o resultado apropriado (já conhecido) é claro que deve-se usar os componentes relacionados na lista de material, para chegar ao resultado que já foi testado antes.

Mas se for para teste, pode usar a grande maioria dos transistores NPN de uso geral.  É claro que com alguns vai obter mais ou menos ganho, mais ou menos ruído, e por ai vai, mas como o circuito é muito simples, isto não impede de você tentar as alternativas com o que tem a mão, enquanto não chega o original.   Pode ser até que os resultados obtidos agradem, e decida deixar com o transistor de teste.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal