Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 18:11:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal afinador Handmade com arduino  (Lida 8553 vezes)
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« : 21 de Novembro de 2014, as 10:28:44 »

Bom dia pessoal,
Estou pretendendo fazer um afinador em formato de pedal e encontrei esse projeto do site 320volt.com bem interessante, usando Arduino Uno.
Gostaria da opinião de vocês sobre esse projeto, vale a pena? vocês sugerem outro esquema? já vi aqui no site outro tópico sobre isso, porém parece que tem problemas de instabilidade e os componentes mais difíceis de achar. Gostaria também de ajuda para colocar uma chave de truebypass, para usa-lo como pedal no pedalboard, fazendo a função de quando ligar o afinador, mutar a guitarra, deixando apenas no afinador.

http://320volt.com/en/arduino-uno-ile-gitar-akord-projesi/






Abraços,
Luis Fernando
Registrado

For those about to rock (we salute you)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 21 de Novembro de 2014, as 10:51:05 »

Luis, você encontrou o arquivo de sketch para gravar no Arduino ?  Geralmente eles tem extensão .ino   mas só encontrei um arquivo chamado  program.txt que me parece ser o sketch.

De qualquer forma me parece ser meio caro usar um Arduino pra fazer isso. Veja se não encontra um projeto que use só o ATMEGA ou PIC, como microcontroladores do afinador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
plautz
Visitante
« Responder #2 : 21 de Novembro de 2014, as 11:39:58 »

Xformer,

Esse projeto foi disponibilizado originalmente aqui.

É só pegar o código informado no passo 10 (STEP 10) na página acima, colar na IDE do arduino e mandar compilar.

Bom, isso na teoria, porque na prática tem muita coisa que envolve (versão da IDE, bibliotecas, etc).

Não existe, necessariamente, a necessidade de usar um arduino inteiro para o projeto. Pode ser usado apenas o microcontrolador.

O que não gostei, nadinha, foi o fato de usar duas baterias.

Abraços.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 21 de Novembro de 2014, as 12:22:03 »

Eu tinha ido ao link alternativo, onde é possível fazer o download dos arquivos. De fato essa listagem do passo 10 é o program.txt que eu comentei.
Sobre a segunda bateria de 9V, como ela só alimenta o TL082, seria possível deixar de usá-la se inserir um ICL7662 pra gerar os -9V a partir de uma bateria de 9V usada como fonte positiva.
Quando der, eu vou testar esse projeto no Arduino.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 21 de Novembro de 2014, as 12:30:40 »

neste circuito, dá para adaptar e usar uma fonte simples. A saída é desacoplada por um capacitor. É uma boa ideia, ligar as entradas do segundo op amp ao terra.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 21 de Novembro de 2014, as 13:04:47 »

Luis, você encontrou o arquivo de sketch para gravar no Arduino ?  Geralmente eles tem extensão .ino   mas só encontrei um arquivo chamado  program.txt que me parece ser o sketch.

De qualquer forma me parece ser meio caro usar um Arduino pra fazer isso. Veja se não encontra um projeto que use só o ATMEGA ou PIC, como microcontroladores do afinador.

Eu ia dizer exatamente isso!

Eu também tenho vontade de montar um afinador, mas com materiais mais discretos como forma de aprendizado, e que ainda fique dentro de um orçamento aceitável, para o produto final.

Acho que o arduino, é mais caro que muitos afinadores.  A menos que seja para agregar conhecimento!

Registrado

Dexter
Visitante
« Responder #6 : 21 de Novembro de 2014, as 13:58:01 »

Pode-se alterar o circuito amplificador para usar fonte de 9v com divisor de tensão.

Veja circuito do Micro Amp MXR
« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, as 14:04:17 por Dexter » Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #7 : 21 de Novembro de 2014, as 15:41:15 »

Como a lista de componentes é bem pequena se for para fins de aprendizado acho que é válido comprar um ou mais arduinos no aliexpress.
Lá custa menos de 30 reais e ainda vai achar vendedor que tenha todos os componentes que tu precisa.
Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #8 : 21 de Novembro de 2014, as 16:04:27 »

Luis, você encontrou o arquivo de sketch para gravar no Arduino ?  Geralmente eles tem extensão .ino   mas só encontrei um arquivo chamado  program.txt que me parece ser o sketch.

De qualquer forma me parece ser meio caro usar um Arduino pra fazer isso. Veja se não encontra um projeto que use só o ATMEGA ou PIC, como microcontroladores do afinador.

Eu ia dizer exatamente isso!

Eu também tenho vontade de montar um afinador, mas com materiais mais discretos como forma de aprendizado, e que ainda fique dentro de um orçamento aceitável, para o produto final.

Acho que o arduino, é mais caro que muitos afinadores.  A menos que seja para agregar conhecimento!



Como a lista de componentes é bem pequena se for para fins de aprendizado acho que é válido comprar um ou mais arduinos no aliexpress.
Lá custa menos de 30 reais e ainda vai achar vendedor que tenha todos os componentes que tu precisa.

A ideia é justamente essa, vi nesse projeto uma boa oportunidade para aprender o funcionamento do Arduino, e ir familiarizando com sua utilização, que pelo visto é bastante ampla.
Fiz um levantamento de custos para comprar aqui no Brasil, e vai ficar na faixa de R$90,00 todos os componentes, tornando o projeto um pouco caro mesmo, mas a sugestão de comprar na gringa já fica mais interessante.
Andei procurando por pedais afinadores de boa qualidade e marcas conhecidas no mercado nacional e saem na faixa de 150,00 a 300,00 dependendo do modelo,
por isso acho que para quem precisar vale a pena, tendo em vista que o funcionamento desse projeto esta comprovado.

Pode-se alterar o circuito amplificador para usar fonte de 9v com divisor de tensão.

Veja circuito do Micro Amp MXR
Obrigado por essa dica, vou me aventurar nele, e apresento os resultados assim que puder aqui.
 
Obrigado a todos.
Registrado

For those about to rock (we salute you)
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #9 : 21 de Novembro de 2014, as 16:13:44 »

sei que o intuito é ser handmade... mas usar um arduino para fazer um afinador é o mesmo que usar uma bazuca para matar uma formiga... antes compra um afinador de contato com LCD de R$20,00... abre e troca o sensor piezo por um bufer com a entrada da guitarra... muito mais simples e barato, fazendo o mesmo serviço...

Pra mim handmade é ter algo aqui sem ter que gastar o olho da cara e sem ter que importar o produto feito, ou ainda desenvolver algo a nosso gosto...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 21 de Novembro de 2014, as 16:32:32 »

Outra possibilidade é comprar o Arduino Uno e transformá-lo em gravador de ATMEGA usando  então só o ATMEGA microcontrolador em ci para o afinador. Assim guarda-se o Arduino para uma função mais nobre.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 21 de Novembro de 2014, as 21:02:31 »

sei que o intuito é ser handmade... mas usar um arduino para fazer um afinador é o mesmo que usar uma bazuca para matar uma formiga... antes compra um afinador de contato com LCD de R$20,00... abre e troca o sensor piezo por um bufer com a entrada da guitarra... muito mais simples e barato, fazendo o mesmo serviço...

Pra mim handmade é ter algo aqui sem ter que gastar o olho da cara e sem ter que importar o produto feito, ou ainda desenvolver algo a nosso gosto...

Interessante esta ideia.  Como seria um esboço desta ideia? (esquema).
Registrado

betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #12 : 21 de Novembro de 2014, as 21:35:32 »

sei que o intuito é ser handmade... mas usar um arduino para fazer um afinador é o mesmo que usar uma bazuca para matar uma formiga... antes compra um afinador de contato com LCD de R$20,00... abre e troca o sensor piezo por um bufer com a entrada da guitarra... muito mais simples e barato, fazendo o mesmo serviço...

Pra mim handmade é ter algo aqui sem ter que gastar o olho da cara e sem ter que importar o produto feito, ou ainda desenvolver algo a nosso gosto...

Interessante esta ideia.  Como seria um esboço desta ideia? (esquema).

Dentro do afinador CLIP deve haver um sensor de vibração... seja um microfone ou um sensor piezoelétrico.... seria substituir o sensor por um buffer com o sinal da guitarra...

vejam na figura... "MIC1"...

Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #13 : 21 de Novembro de 2014, as 21:52:37 »

sei que o intuito é ser handmade... mas usar um arduino para fazer um afinador é o mesmo que usar uma bazuca para matar uma formiga... antes compra um afinador de contato com LCD de R$20,00... abre e troca o sensor piezo por um bufer com a entrada da guitarra... muito mais simples e barato, fazendo o mesmo serviço...

Pra mim handmade é ter algo aqui sem ter que gastar o olho da cara e sem ter que importar o produto feito, ou ainda desenvolver algo a nosso gosto...

Muito interessante a ideia mesmo, assim fica muito mais barato, e daria para colocar dentro de uma caixa 1590. Teria como você explicar o que seria esse buffer? Para que serve, e se tem algum esquema dele? Se puder desenvolver o esquema ficaria muito grato. Aproveita para colocar a chave para mutar a guitarra quando ligar o afinador.
Agora eu animei em fazer!  Roqueiro
« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, as 21:57:24 por lferg » Registrado

For those about to rock (we salute you)
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #14 : 21 de Novembro de 2014, as 22:17:10 »

sei que o intuito é ser handmade... mas usar um arduino para fazer um afinador é o mesmo que usar uma bazuca para matar uma formiga... antes compra um afinador de contato com LCD de R$20,00... abre e troca o sensor piezo por um bufer com a entrada da guitarra... muito mais simples e barato, fazendo o mesmo serviço...

Pra mim handmade é ter algo aqui sem ter que gastar o olho da cara e sem ter que importar o produto feito, ou ainda desenvolver algo a nosso gosto...

Muito interessante a ideia mesmo, assim fica muito mais barato, e daria para colocar dentro de uma caixa 1590. Teria como você explicar o que seria esse buffer? Para que serve, e se tem algum esquema dele? Se puder desenvolver o esquema ficaria muito grato. Aproveita para colocar a chave para mutar a guitarra quando ligar o afinador.
Agora eu animei em fazer!  Roqueiro

buffer transistor
[/size]b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&q=buffer+transistor&spell=1&sa=X&ei=RuNvVNX3F8eYgwTQwIO4Dw&ved=0CBoQvwUoAA&dpr=1.1&biw=1745&bih=861]https://www.google.com.br/search?noj=1&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&q=buffer+transistor&spell=1&sa=X&ei=RuNvVNX3F8eYgwTQwIO4Dw&ved=0CBoQvwUoAA&dpr=1.1&biw=1745&bih=861

beffer ampop
[/size]b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&sa=1&q=buffer+ampop&oq=buffer+ampop&gs_l=img.3...61376.65630.0.66055.15.14.0.0.0.1.585.1718.2-5j5-1.6.0....0...1c.1.58.img..12.3.1028.O36TGjn5CDs#imgdii=_]https://www.google.com.br/search?noj=1&biw=1745&bih=861&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&sa=1&q=buffer+ampop&oq=buffer+ampop&gs_l=img.3...61376.65630.0.66055.15.14.0.0.0.1.585.1718.2-5j5-1.6.0....0...1c.1.58.img..12.3.1028.O36TGjn5CDs#imgdii=_

buffer Fet
[/size]b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&sa=1&q=buffer+fet&oq=buffer+fet&gs_l=img.3...59765.63615.0.64527.8.8.0.0.0.0.306.1200.2-4j1.5.0....0...1c.1.58.img..4.4.981.s9QXXGqXm4c]https://www.google.com.br/search?noj=1&biw=1745&bih=861&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&sa=1&q=buffer+fet&oq=buffer+fet&gs_l=img.3...59765.63615.0.64527.8.8.0.0.0.0.306.1200.2-4j1.5.0....0...1c.1.58.img..4.4.981.s9QXXGqXm4c

-----




O sensor piezo gera uma mini tensão ... tal qual os captadores de guitarra... seria somente substituir o piezo por um jack J10 (6.35mm femea)... mas pode ser necessario um capacitor ... e talvez um bufer para não perer sinal....
« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, as 23:25:11 por betoknigth » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal