Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 04:35:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reformando uma lenda  (Lida 23140 vezes)
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #15 : 25 de Novembro de 2014, as 13:21:00 »

Isso.
O exemplo que dei foi a SONIC e não a SUPERSONIC.
São muito diferentes.
A Sonic é um cabo de vassoura com cordas e dois captadores.

Há Supersonics e Stratosonics bem razoáveis e algumas muito ruins mas as Sonics são todas ruins.
Depois de alguns anos, as Sonics ficaram um pouco melhores por serem feitas sei lá em que país de olhinho puxado mas ainda ruins.

Eu, por exemplo, tenho uma Squier de 1988 que é bem razoável.
E é de compensado no corpo.

Mas o que estou deixando claro é o gasto em algo que não vale nem o esforço.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #16 : 25 de Novembro de 2014, as 15:08:42 »

Se for uma reforma completa, realmente é um belo desperdício de dinheiro. Mas se for com materiais baratos, acho que vale a pena, principalmente pelo aprendizado.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #17 : 25 de Novembro de 2014, as 15:24:26 »

Quanto ao investimento também penso diferente, o que verdadeiramente move o mundo DIY ou Handmade não é o valor capital mas o prazer de fazer você mesmo, com o avanço das industrias de instrumentos e equipamentos a maioria das vezes você gasta muito mais para fazer você mesmo um objeto do que compra-lo pronto.
Como o Roberto disse vai ser um ótimo aprendizado e isso não tem preço.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #18 : 25 de Novembro de 2014, as 16:04:01 »

Se eu estivesse planejando fazer mesmo uma Red Special, eu faria uma Red Special oras! Seria baseada 95% na original, só usaria meu chaveamento invés do original, porque acho mais simples de trabalhar com ele, mas fora isso seria praticamente idêntica à do Dr. May.

O que eu quero é simplesmente botar essa guitarra pra funcionar novamente, mas queria fazer uma pequena homenagem à Red Special e ao grande Brian May ao mesmo tempo. Não estou aqui pra transformar Fusca em Ferrari, só queria dar uma pintada e renovada no motor pra ele andar bem e ficar mais bonito.

Ainda tenho de passar num luthier pra ver se tem como regular ela, porém pelo que vejo não tem como. A ponte não tem ajuste de oitavas, só de altura (mesmo no mínimo fica muito alta), e falta uma peça no mecanismo do tremolo (que funciona como eixo do sistema todo), então a solução seria comprar novos mesmo.
Calculo que vou gastar um total de pelo menos 600 reais nessa brincadeira (280 já se foram nos captadores novos), e por mais que me digam que seria melhor gastar em uma nova, nunca toquei em um braço confortável como o dela e já cansei de tentar encontrar um braço gostoso de tocar como esse e não encontrar.

Já toquei em Fenders e não senti tanto conforto quanto essa Tonante me deu, e conforto pra mim é muito importante.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #19 : 25 de Novembro de 2014, as 16:16:23 »

Se for colocar uma ponte, é preferível colocar uma de jaguar do que uma tune-o-matic. Essas são mais altas, e como o braço não tem anglatura, seria necessário entalhar um pequeno buraco no lugar que ela fica. Há algum tempo, li essa página: http://gadotti.blogspot.com.br/2010/09/segunda-chance-transformando-uma.html que mostra a reforma de uma tonante e a instalação de uma tune-o-matic.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #20 : 25 de Novembro de 2014, as 17:43:32 »

Quanto a sonic, já vi uma empenar que nem violão, as tarraxas nem giravam mais de tão empenada que estava. Apenas para ilustrar, a primeira guitarra que vi na vida foi exatamente esta tonante em questão, e depois de pouco tempo ela abriu como se fosse um livro dos lados. A coisa era tão tosca que a madeira era colada uma peça em cima da outra, e não lateralmente como as guitarras normais. Me lembro que comprei uma Magnus, que era ruim pacas, mas mesmo assim era muito melhor que a tonante.

Mas para brincar acho que vale o esforço. Agora, se for comprar captador, ponte, levar em luthier, investe em uma gianinni supersonic das antigas e faz as mods nela, é uma guitarra barata, bonita e que pelo menos rende um som decente.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2014, as 19:52:35 por xformer » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #21 : 25 de Novembro de 2014, as 20:00:39 »

Blackcorvo, depois de ler tudo que foi dito por aqui, eu pensei em algo que talvêz tenha uma relação custo benefício mais favoravel para você.

Se é o braço que mais te agrada nela, pelo conforto, porque não aproveitar o braço e fazer um corpo para ela no formato da red special (ou outro que lhe agrade) e escolher o hardware mais livremente, sem ficar limitado pelo tipo que caberia no corpo da Tonante.

O corpo da red special é simples, não tem curvas complicadas, é como uma telecaster, reto como uma tábua e com o contorno simples.

Comprarias um pedaço de madeira nacional, pesquisarias um "template" do formato da red special e mandarias cortar e fresar, assim passarias até pelo processo de construção dela, como o Brian passou construindo a dele com o pai.

Ficarias com o braço, que a ti parece confortável, e eliminarias o corpo, por ser a parte de menor qualidade numa Tonante.

Só uma sugestão, claro.

Mas se queres ir em frente com a Tonante mesmo, então "taca-lhe pau Marquinhos".


Abraço.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2014, as 20:03:05 por Ferro_Velho » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #22 : 25 de Novembro de 2014, as 20:26:06 »

Ótima sugestão Ferro Velho.
Um bloco de Cedro Rosa e pronto.

http://luthieriabrasil.com.br/ProdutosDetalhes.php?Nome=bloco-de-cedro-rosa-55cm-x-35cm-x-46-cm-2-pecas&Codigo=828279&Origem=

Um molde de Red Special é encontrado na web.

http://www.tornadors.altervista.org/ehandmad.htm

http://brianmayguitars.co.uk/userfiles/pdf/Super_GF_Quest.pdf

https://theredspecialworkshop.wordpress.com/tag/red-special-template/

O problema é que eu acho que esse braço da Tonante é colado no corpo. Seria complicado removê-lo.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #23 : 25 de Novembro de 2014, as 21:00:07 »

Roberto, na foto aparece uma neckplate...





Abraço.

PS.: E olha que até o headstock da pra cortar igual ao da red special.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2014, as 21:01:51 por Ferro_Velho » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #24 : 25 de Novembro de 2014, as 21:01:40 »

Muito legal, guitarra é algo muito particular, o timbre perfeito para um pode não ser para outro.

Ficarei aqui esperando mais atualizações do projeto.  Smiley
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, as 02:02:49 por cesar.carazza » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #25 : 26 de Novembro de 2014, as 15:56:33 »

Roberto, na foto aparece uma neckplate...

Mas parece que o neckplate é só enfeite. olha essa outra foto:

é visível que é colado.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #26 : 26 de Novembro de 2014, as 18:27:49 »

Citar
Mas parece que o neckplate é só enfeite.

Ui, é mesmo...

Que pena.

Abraço.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #27 : 26 de Novembro de 2014, as 18:57:31 »

Mas se o que interessa é só o braço, é possível recortá-lo do corpo. Seria algo interessante, mas outro problema é que os braços das tonantes não tem tensor, e instalar um seria bem complicado.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #28 : 26 de Novembro de 2014, as 19:40:13 »

Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #29 : 26 de Novembro de 2014, as 22:59:51 »

Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé.

Já que você quer ver um filme, que tal um vídeo demonstrando a Tonante?

http://youtu.be/gl114lCaBcQ

30 minutos. Praticamente um curta-metragem.

Aqui temos o esquema do circuito atualmente montado na Tonante:
http://38.media.tumblr.com/fad56b815389b4288f923585e8e31144/tumblr_nfoe2hat3a1r4gqjso2_1280.jpg

E o circuito que planejo usar quando conseguir as chaves adequadas:
http://38.media.tumblr.com/8e7613413d5872eccb6cefecec5865b2/tumblr_nfoe2hat3a1r4gqjso1_1280.jpg
« Última modificação: 27 de Novembro de 2014, as 00:03:14 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal