Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 06:51:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: tapar furos do braço de stratocaster  (Lida 9351 vezes)
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #15 : 16 de Dezembro de 2014, as 17:10:00 »

Encaixe o braço na posição correta, e faça os furos a partir dos furos do corpo, ficará perfeito. Legal!
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #16 : 16 de Dezembro de 2014, as 18:07:37 »

Você tem furadeira de bancada? Caso não....tenha cuidado para os furos não sairem tortos
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #17 : 16 de Dezembro de 2014, as 18:18:14 »

O reparo ficou muito bom, parabéns!

Complementando a postagem do darkislanio: para ter certeza de que o braço está na posição, use fio dental, instalado bem esticado nas posições da primeira e sexta cordas, e alinhe o braço de forma que os fios fiquem equidistantes em relação à borda da escala.

Mantenha o braço na posição com um sargento (use alguma coisa para proteger a escala e as "costas" do corpo, pedaços de ripa funcionam bem), e marque os furos com alguma ferramenta manual (uma chave philips fina, por exemplo, ou mesmo os próprios parafusos do braço), a partir dos furos do corpo (como disse o darkislanio).

Depois você faz a furação definitiva, com a furadeira ou Dremel, com o braço fora do corpo. Obviamente, os furos devem ter diâmetro menor que o parafuso.

Não confie em dispensar o sargento e pedir para outra pessoa segurar as peças enquanto você faz as marcações. Qualquer tremida do ajudante poderá provocar desalinhamentos.

Se não tiver o sargento, peça para alguém segurar, mas neste caso marque um furo só. Coloque o braço na posição com apenas um parafuso (não aperte demais para não torcer o encaixe, mas também não deixe solto), e só então parta para a marcação dos demais, tomando o máximo de cuidado com o alinhamento.

Lembre-se também de que não basta apenas o braço ficar alinhado, os parafusos devem ficar o mais perpendiculares possível, para que não haja desalinhamento entre as cabeças deles e o neckplate, prejudicando o assentamento, o que fica muito feio.

Aliás, antes de tudo confira se a furação do neckplate bate com a do corpo, às vezes há diferenças pequenas, mas que atormentam na hora do aperto final. Se for o caso, não há nenhum problema em dar uma desbastada em algum furo do corpo para forçar o alinhamento, desde que você não exagere.

Finalmente, quando for fazer o aperto final, lembre-se de ir apertando aos poucos, em cruz (ou seja, nunca aperte cada parafuso até o fim antes do seguinte). Assim você minimiza chances de desalinhar a coisa toda.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #18 : 16 de Dezembro de 2014, as 18:42:06 »

Obrigado finck. Era exatamente esta resposta que eu queria. Vou comprar o Sargento para fazer os furos da forma correta. O fio dental que tu falou coloco como se fosse uma corda? Não entendi muito bem. Desculpe minha falta de conhecimento.
O reparo ficou muito bom, parabéns!

Complementando a postagem do darkislanio: para ter certeza de que o braço está na posição, use fio dental, instalado bem esticado nas posições da primeira e sexta cordas, e alinhe o braço de forma que os fios fiquem equidistantes em relação à borda da escala.

Mantenha o braço na posição com um sargento (use alguma coisa para proteger a escala e as "costas" do corpo, pedaços de ripa funcionam bem), e marque os furos com alguma ferramenta manual (uma chave philips fina, por exemplo, ou mesmo os próprios parafusos do braço), a partir dos furos do corpo (como disse o darkislanio).

Depois você faz a furação definitiva, com a furadeira ou Dremel, com o braço fora do corpo. Obviamente, os furos devem ter diâmetro menor que o parafuso.

Não confie em dispensar o sargento e pedir para outra pessoa segurar as peças enquanto você faz as marcações. Qualquer tremida do ajudante poderá provocar desalinhamentos.

Se não tiver o sargento, peça para alguém segurar, mas neste caso marque um furo só. Coloque o braço na posição com apenas um parafuso (não aperte demais para não torcer o encaixe, mas também não deixe solto), e só então parta para a marcação dos demais, tomando o máximo de cuidado com o alinhamento.

Lembre-se também de que não basta apenas o braço ficar alinhado, os parafusos devem ficar o mais perpendiculares possível, para que não haja desalinhamento entre as cabeças deles e o neckplate, prejudicando o assentamento, o que fica muito feio.

Aliás, antes de tudo confira se a furação do neckplate bate com a do corpo, às vezes há diferenças pequenas, mas que atormentam na hora do aperto final. Se for o caso, não há nenhum problema em dar uma desbastada em algum furo do corpo para forçar o alinhamento, desde que você não exagere.

Finalmente, quando for fazer o aperto final, lembre-se de ir apertando aos poucos, em cruz (ou seja, nunca aperte cada parafuso até o fim antes do seguinte). Assim você minimiza chances de desalinhar a coisa toda.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #19 : 16 de Dezembro de 2014, as 22:27:50 »

Isso, coloca o fio dental como se fosse corda!
É melhor do que usar corda de verdade porque não precisa de muita tensão para ficar esticado (o que faria com que o braço solto ficasse tentando levantar, acabando com a sua paciência), além de ser barato e não riscar o instrumento.

Veja um pequeno tutorial com fotos (mostra direitinho o que eu expliquei):

http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/05/dicas-do-inaldo-centralizando-o-braco.html


Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #20 : 17 de Dezembro de 2014, as 08:52:00 »

Sensacional Finck, não sei porque não achei no google este artigo do loucos por guitarra. Essa semana acabo a criança e posto os resultados, muito obrigado mesmo.

Isso, coloca o fio dental como se fosse corda!
É melhor do que usar corda de verdade porque não precisa de muita tensão para ficar esticado (o que faria com que o braço solto ficasse tentando levantar, acabando com a sua paciência), além de ser barato e não riscar o instrumento.

Veja um pequeno tutorial com fotos (mostra direitinho o que eu expliquei):

http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/05/dicas-do-inaldo-centralizando-o-braco.html




-----
Acabei a colocação do braço, não sei se ficou perfeito, mas acredito que tenha ficado bom:

« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, as 09:09:58 por laerteandrade » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #21 : 20 de Dezembro de 2014, as 11:06:35 »

No olho parece que ficou perfeito. Parabéns!

A angulação vertical ficou boa? Quero dizer, o braço não está inclinado excessivamente para frente ou pra trás? A maioria gosta do braço bem alinhado, eu prefiro deixar um ou dois milímetros inclinado para trás, assim a ponte pode ficar um pouco mais alta,  mantendo ação baixa na escala (isso me facilita, porque tenho pouca força nos meus dedos quebrados da mão esquerda, e palheto que nem um pedreiro com a direita...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #22 : 22 de Dezembro de 2014, as 19:32:36 »

Se tá oitavando corretamente, as cordas não estão saindo do braço (estão paralelas a ele), se a altura está agradável a você e está afinando corretamente, então o serviço ficou perfeito.

Parabéns.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal