Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:27:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: De American Standard a Blackstrat...ish.  (Lida 8777 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 17 de Dezembro de 2014, as 19:48:25 »

Vou confessar um pecado, eu tenho uma fender stratocaster american standard MIA e eu a detestei desde que a comprei meses atrás.  Shocked

Pronto falei.  Embarrassed

Podem me xingar à vontade.  Sad

Primeiro pensei que o sistema de cabeamento original era o "greasebucket", mas logo descobri que era o tal potenciômetro "no load", que quando esta no máximo deixa o captador da ponte passando direto, sem passar pelo capacitor de tone, som ardido, porcaria (na minha opinião, claro, há quem goste).

Ela veio com os captadores fat 50, que são bastante conceituados, mas eu não gostava dele na ponte, achava razoável o do meio e gostava muito do do braço, então só tocava com o do braço.

E aquela distorção brilhante e rasgada de uma strato num marshall com captador da ponte, eu não tinha, ficava ruim, som esquisito mesmo.

Então, um sonho antigo me salvou, ter uma Blackstrat.

Para aqueles que passaram os últimos 40 anos vivendo embaixo de uma pedra e não sabem o que é uma blackstrat, é a guitarra do deus vivo David Gilmour do Pink Floyd.

Já havia comprado um escudo e um kit de peças plásticas pretas, faltavam a elétrica e os captadores, e o bom é que para fazer a Blackstrat eu poderia manter o captador fat 50 do braço, o único que gostava, ótimo.

Comprei este kit vintage (chegou hoje) :

http://www.ebay.com/itm/Motown-Mojos-DIY-Premium-PIO-Wiring-Kit-CRL-CTS-FOR-Strat-UPGRADE-/171303927336?pt=Guitar_Accessories&hash=item27e2827e28

O captador do meio é o fender CS 69 e o da ponte o seymour duncan SSL-5.

Também comprados no ebay.

O cabeamento foi o chamado "50s' wiring" que é uma adaptação do cabeamento das Les Pauls dos anos cinquenta (já havia feito na minha lespa e havia gostado).

http://www.strat-talk.com/forum/attachments/squier-strat-forum/37161d1332040530-50s-strat-wiring-option-strat-50s-wiring-diagram.jpg

A diferença deste esquema é que coloquei o capacitor de papel em óleo de 47nF que veio no kit e não o de 22nF que aparece na imagem acima.

Não quis colocar a tal chavezinha que liga o captador do braço em conjunto com qualquer outro pois o próprio Gilmour diz que quase nunca a usou.

Sem a chavezinha e com cabeamento 50s, não é um Blackstrat, mas uma Blackstrat...ish.

Agora sim eu tenho orgulho de ter uma american standard, ficou fantástica, super polivalente, som da ponte forte e vintage mais pro médio-agudo, com drive ficou uma belezura, som do meio claro mas sem muito brilho, tipo som para jazz e o da ponte eu já gostava, parece um pouco (um pouco, vai) um violão.

Na net tem muitas páginas falando em como fazer uma Blackstrat  Procure, e no youtube muitos vídeos.

Fica a dica para quem quiser ter uma senhora strato, perdão, Stratocaster, agora sim tenho uma!  Palmas

Abraços.
  



 
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2014, as 20:04:31 por Ferro_Velho » Registrado
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #1 : 17 de Dezembro de 2014, as 21:14:21 »

Que legal Ferro_Velho meus parabéns pela guitarra.

Li uma vez no grupo club do fuzz, que o cara tinha uma fender stratocaster das Tops, não me lembro o modelo
E ao tocar com uma memphis mg32 (isso mesmo uma memphis) ele se apaixonou pelo som.

Não importa a marca ou o preço, o que importa e se você gosta do som da sua guitarra.

PS.: podia postar uma fotinha da bixa montada  Cheesy Cheesy.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2014, as 21:16:07 por otton » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 17 de Dezembro de 2014, as 21:34:24 »

Oi Otton, obrigado.

Pois é, eu já achava que era um "Tune-o-matic man" e que não ia me adaptar as stratos.

A foto dela pronta seria igual a foto dela com já estava, pois as modificações foram internas, eu já havia postado esta foto das minhas princesas, então vai de novo a mesma foto, a Blackstrat é a de braço claro, claro. Smiley

Abraço.

Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #3 : 18 de Dezembro de 2014, as 07:52:04 »

já tinha comentado dessa guitarra, que ficou linda!

tenho uma pergunta meio besta aqui... O que tem de diferente neste 50´s wiring? comparei com outros wiring e não notei diferença (vai ver comparei com outros 50´s hehe) notei que alguns possuem 2 capacitores só...

Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 18 de Dezembro de 2014, as 08:26:09 »

Oi David,

A modificação com relação ao cabeamento moderno é que o pot de tone fica depois do pot de volume e não antes.

Aqui uma explicação num artigo da Premier Guitar:

http://www.premierguitar.com/articles/Gibson_50s_wiring_on_a_Stratocaster

É bem simples de se fazer, basta retirar um jumper na chave seletora dos captadores e ligar o polo central do pot de volume onde o jumper estava.

Veja como é o cabeamento moderno neste manual de serviço da strato de 2012, onde há um jumper cruzando por cima da chave seletora:

http://support.fender.com/service_diagrams/stratocaster/011-3000A_SISD.pdf

E compare com a imagem no artigo da Premier Guitar.


Abraço.

 
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, as 08:28:53 por Ferro_Velho » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 18 de Dezembro de 2014, as 15:19:26 »

Que interessante!!
Acho que vou adotar esse esquema da Premiere Guitar pra ver se eu consigo melhorar um pouco o som da minha Fender American Standard 2011, para a qual eu ainda torço o nariz, principalmente se comparada ao som da minha strato SX de ash com captadores Texas Special.
E olha que quando eu comprei eu testei 3 Fenders e elas tinham rigorosamente o mesmo som.
Daí optei pela que tinha a côr sunburst.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 18 de Dezembro de 2014, as 16:33:50 »

Ramsay, se a sua também tem o potenciômetro "no load", eu te aconselho a trocar ele por um normal de 250K, sem esse sistema.

Depois, trocar o capacitor por um de melhor qualidade, talvez um orange drops, e testar 3 valores para ver qual te agrada mais, 22nF, 33nF ou 47nF, sabendo que quanto maior o valor nominal, mais grave fica o som final.

E se mesmo assim achares que o som do captador da ponte ainda não te agrada, o seymour duncan ssl-5 é uma boa pedida.


Abraços.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, as 16:38:52 por Ferro_Velho » Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #7 : 24 de Julho de 2016, as 19:40:12 »

Que interessante!!
Acho que vou adotar esse esquema da Premiere Guitar pra ver se eu consigo melhorar um pouco o som da minha Fender American Standard 2011, para a qual eu ainda torço o nariz, principalmente se comparada ao som da minha strato SX de ash com captadores Texas Special.
E olha que quando eu comprei eu testei 3 Fenders e elas tinham rigorosamente o mesmo som.
Daí optei pela que tinha a côr sunburst.
Sei que posso ganhar o troféu pá de ouro, mas tenho uma stro MIA 2011 que detesto os captadores originais. Recebeu um jogo de CS69 e ficou maravilhosa.
Acho que os captadores de 2011 da american standard são horríveis, ou dei um azar danado na minha.
Tenho uma MIA 2004 que esta toda original, comprei uns captadores david allen para ela, mas não consegui trocar por o som dele é magistral...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 25 de Julho de 2016, as 13:10:04 »

Então, Ferro Velho, parabéns! Não tem fórmula, nem receita de bolo, o negócio é fazer o que você deseja e precisa!

Eu, mais por motivos de falta de grana momentânea do que qualquer outra coisa, precisei vender uma das minhas duas Strat Am Std.

Até anunciei aqui a mais antiga, toda transformadinha em HSS, que não é o "setup" que mais curto, mas ficou bem nessa guitarra, com quase tudo trocado, menos corpo e braço. Conservei o potenciômetro "no load" na ponte e parte da ponte. Além dela ser a única outra Strat (fora a Sm Std que vendi) que possuía que tem cavidades para humbuckers nas posições do braço e da ponte.

A outra era bem mais nova e já vinha com os FAT 50's. Gostei desses captadores, mas nunca chegavam perto dos feitos a mão pelos outros "enroladores" nacionais e internacionais. O corpo era em Ash, a pintura SiennaBurst magnífica. Mas nunca me adaptei muito a ela, coisa doida mesmo. Então quando a vendi a dor nem foi tão terrível...rs.

E tem mais, pra complicar essa coisa de isso ser melhor que aquilo: captadores que não ficam tão bem numa guitarra as vezes ficam ótimos em outras, isso falando de um mesmo dono das guitarras, nem é coisa de gostos diferentes... Essa história das combinações é muito doida!

Agora, gosto pessoal, nem discuto...rs. Por exemplo, comprei uma Fender Road Worn 50's preta que veio com escudo preto de três camadas. primeira coisa que fiz foi arrumar um escudo de uma camada branco "aged" pra ela. Acho bem sem graça o visual a guitarra do Gilmour, sério! Já o som que ele tira dela e de todas as outras, bem, aí ajoelho e mantenho olhos e ouvidos abertos e bem atentos pra ver se capto um pouco de sua performance divinal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #9 : 25 de Julho de 2016, as 13:31:04 »

Olá Paulo e Alex,

Como o Paulo já apontou, o tópico é antigo, mas eu continuo curtindo muito a minha quase "blackstrat".

Com os captadores usados nesta "receita" para o som do Gilmour, a strato se torna ainda mais "pau pra toda obra" pois o SSL-5 da ponte é forte e tem o som bem vintage, fica muito bom com amplificadores tipo marshall, o 69 no meio (intenções sexuais excluídas  Smiley ) é bem equilibrado e serve bem para um jazz, e já o da ponte é uma doçura, o Fat50, com um pouquinho de grave a mais do que eu queria, mas ainda assim muito bom.

Pois é, eu gosto de melhorar as guitarras com componentes top, devagar vou fazendo guitarras medianas soarem melhor.

Alex, que pena que tenhas vendido as stratos, eu também acho estranho o visual da blackstart original, por isso coloquei as capinhas dos captadores e os knobs pretos, fica mais "normal" assim.


Abraços.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 25 de Julho de 2016, as 13:40:01 »

Eu não adoro me desfazer de guitarras, mas foi por uma boa causa: sobrevivência imediata...rs.

E ainda tenho muitas guitarras, mas cada vez menos as americanas, mais por terem certa facilidade de venda numa hora complicada. Mas adoro minhas outras mexicaninhas, coreanas e sei lá mais de onde venham, que venham bem! pois serão bem vindas!

Aliás, a tal citada acima black Strat Road Worn 50's já foi desmontada e virou duas guitarras, uma com os singles GoldFoil da GFS que está lá no blog bem detalhada e outra que ainda está sendo montada. Lavoisier, simples e prático!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #11 : 25 de Julho de 2016, as 13:43:52 »

Que blog?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 25 de Julho de 2016, as 13:53:17 »

Espero que a gerência aqui não me casse por estar fazendo propaganda do meu blog fora de lugar...rs.

https://timbre-se.blogspot.com.br/2016_03_01_archive.html
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #13 : 25 de Julho de 2016, as 19:48:23 »

Atualmente eu uso na minha Fender American ST Sunburst 3 captadores Seymour Hot Rails (dois deles comprados antes do dólar disparar) e estou satisfeito com o som, se bem que tive que baixar bem a altura dos captadores para o som não ficar rasgado.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 25 de Julho de 2016, as 23:20:21 »

Isso realmente ajuda bastante!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal