Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 01:39:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para revisar circuito de fonte dupla de 9V  (Lida 7576 vezes)
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« : 18 de Dezembro de 2014, as 19:42:29 »

Ola pessoal estou precisando da opinião de vocês será que vai dar certo esta minha ideia, tenho uma fonte 12 + 12 por 1 ampere dai queria fazer uma fonte para integrar no meu pedalboard, gostaria de  alimentar uns 8 pedais e usar a outra parte do transformador com outro circuito para alimentar uma pedaleira digital que consome bastante por isso gostaria de separar será que ta correto vou postar uma imagem.    

« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, as 19:47:01 por xformer » Registrado

Camaquã RS
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 18 de Dezembro de 2014, as 19:51:20 »

- Como é que você vai prender um dissipador no 7809 de cima ? Falta espaço.

- Me parece que esse transformador vai ser muito fraco pra alimentar tudo isso que você citou.  Veja qual o consumo de cada pedal e o da pedaleira. Veja quantos ampéres vai precisar.

- Por quê tem um diodo no pino do meio de cada 7809 ?  Se as fontes são para 9V, então só o 7809 basta.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #2 : 18 de Dezembro de 2014, as 20:15:27 »

- Como é que você vai prender um dissipador no 7809 de cima ? Falta espaço.

- Me parece que esse transformador vai ser muito fraco pra alimentar tudo isso que você citou.  Veja qual o consumo de cada pedal e o da pedaleira. Veja quantos ampéres vai precisar.

- Por quê tem um diodo no pino do meio de cada 7809 ?  Se as fontes são para 9V, então só o 7809 basta.

Valeu pela resposta xformer  

O dissipador dou um jeito posso mudar um pouco a arte minha duvida e se teria algum problema na ligação como está, o transformador da sim tenho no meu pedalboard um de 600 miliampères alimentando os 8 pedais  e alimento a pedaleira com a mesma fonte de 600 so que se ligo todos juntos ai não da. A olhei aqui o consumo da pedaleira é 300mA
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, as 20:23:21 por acdust » Registrado

Camaquã RS
Dexter
Visitante
« Responder #3 : 18 de Dezembro de 2014, as 20:45:49 »

- Por quê tem um diodo no pino do meio de cada 7809 ?

Essa técnica é utilizada para para fornecer uma tensão maior que a nominal do regulador. 9 + 0,7 = 9,7 V
Registrado
felix
Visitante
« Responder #4 : 18 de Dezembro de 2014, as 23:45:31 »

Bem interessante principalmente se tiver um pedal com um max1044 no caminho.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 19 de Dezembro de 2014, as 07:11:10 »

- Por quê tem um diodo no pino do meio de cada 7809 ?

Essa técnica é utilizada para para fornecer uma tensão maior que a nominal do regulador. 9 + 0,7 = 9,7 V

Eu sei disso. A questão é pra quê o diodo se ele quer fonte de 9V e não de 9,7V.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #6 : 19 de Dezembro de 2014, as 07:43:49 »

xformer  dados técnicos não sei te passar deixo pro pessoal que sabe mais que eu, acho que foi um amigo meu que sugeriu colocar o diodo ali pois quando ligava muitos pedais dava uma caída na voltagem e assim ligando vários pedais baixa um pouco mais não fica menos de 9V entende, eu a anos utilizo desta forma claro uma única placa e nunca tive problemas com ruído ou algum componente queimado, pergunto outra coisa o transformador é 12+12 1A, estes 12 volts se dividem na questão da amperagem tipo se eu separa ficaria 12 volts 500 mA e 12 volts 500 mA    
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, as 08:27:00 por xformer » Registrado

Camaquã RS
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 19 de Dezembro de 2014, as 07:54:31 »

xformer  dados técnicos não sei te passar deixo pro peçoal que sabe mais que eu, acho que foi um amigo meu que sugeriu colocar o diodo ali pois quando ligava muitos pedais dava uma caída na voltagem e assim ligando vários pedais baixa um pouco mais não fica menos de 9V entende, eu a anos utilizo desta forma claro uma única placa e nunca tive problemas com ruído ou algum componente queimado, pergunto outra coisa o transformador é 12+12 1A, estes 12 volts se dividem na questão da amperagem tipo se eu separa ficaria 12 volts 500 mA e 12 volts 500 mA     
Se ta caindo a tensão é porque a corrente requerida pelos pedais é maior do que o transformador pode fornecer.
Aumentar a tensão é gambiarra, e vai causar ruidos.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #8 : 19 de Dezembro de 2014, as 07:57:28 »

Entendo e é fácil de modificar vou retirar o diodo mais minhas duvidas continuam amigos.
Registrado

Camaquã RS
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 19 de Dezembro de 2014, as 08:43:07 »

Se quiser manter o mesmo layout, apenas coloque um jumper (fio) no lugar do diodo.

O uso desse diodo para levantar a tensão de saída não é recomendado pelos fabricantes (em nenhuma datasheet você encontra essa aplicação típica), ela diminui a regulação do circuito. Além disso, o efeito sobre a manutenção da tensão de saída sob elevada demanda de corrente pode ser ao contrário do que você deseja. Esses reguladores lineares 78XX precisam de que a tensão de entrada seja pelo menos 2V maior do que a tensão de saída, logo a tensão do transformador retificada e filtrada precisa ter uma tensão mínima de 11V no seu caso (lembre-se que vai ter uma ondulação que pode ser de vários volts). Se você aumenta a tensão de saída em 0,7V, a tensão mínima de entrada também terá que ser maior. Com 12Vac, já está muito apertado para ter os 9Vdc na saída, com 9,7Vdc pode acontecer de com um consumo de corrente maior, a tensão de entrada no vale, possa cair abaixo de 11,7V, o que vai causar um ruído na saída.
A ideia é ter o máximo de folga entre a tensão de saída e a tensão mínima de entrada.
Esses reguladores vão manter a tensão de saída dentro de uma pequena variação aceitável (chamada de regulação de linha) mesmo sob a máxima corrente de saída especificada (1A). Como o kem escreveu, se a tensão cai muito, é porque antes do regulador a coisa está mal dimensionada.
A corrente fornecida pelo transformador não vai se dividir igualmente entre as "duas fontes" , a não ser que as cargas nelas ligadas sejam iguais. Corrente elétrica se distribui de acordo com a demanda. No caso, em um momento uma pode fornecer 0,5A e outra só 0,1A, ou em outra ligação, a primeira 0,2A e a segunda 0,3A. A distribuição depende das cargas, não do que você determinar (só a corrente máxima de cada fonte é que você define). A corrente em cada fonte variaria de  0 a esse valor máximo.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, as 09:14:57 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #10 : 19 de Dezembro de 2014, as 08:55:23 »

Obrigado Xformer deu uma boa sanada nas minhas duvidas
Registrado

Camaquã RS
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 19 de Dezembro de 2014, as 09:11:39 »

Só pra ilustrar como está apertada a folga da tensão de entrada, veja essa simulação da tensão antes do regulador, com consumo de 0,5A. Veja que a tensão mínima de entrada é mais ou menos 11,5V, o que não seria suficiente para ter os 9,7Vdc na saída, e embora suficiente para 9V, tá bem no limite (com 1A de consumo a tensão mínima cai para 8V).



Então, se quiser uma saída de 9V com até 1A, precisa de um transformador de 15Vac, pra ter uma fonte que trabalhe sem sustos ou ruídos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #12 : 19 de Dezembro de 2014, as 09:30:10 »

Só complementando a aula do Xformer, o transformador fornece 500ma por 12v em cada enrolamento, com dois circuitos você terá uma fonte de 1a, mas o consumo de um lado não depende do consumo do outro lado do circuito. Mas eu não lembro de ter visto uma fonte com essa configuração, só em fontes simétricas.
Registrado
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #13 : 19 de Dezembro de 2014, as 20:33:01 »

Agradeço a todos pela ajuda, montei hoje e depois das mudanças tudo funcionando perfeito, depois vou colocar mais alguns jacks e os dissipadores obrigado a todos.

Registrado

Camaquã RS
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal