Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 07:05:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gambiarra no Chuveiro de Vizinho, como Descobrir e Denunciar?  (Lida 6718 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 19 de Dezembro de 2014, as 18:11:10 »

Pessoal,

Eu me lembro que há pouco tempo atrás houve uma conversa (não me lembro do tópico) sobre um tipo de aterramento (ou uma gambiarra qualquer) que se faz em chuveiro elétrico para economizar, colocando diodos eu acho, não me lembro mais dos detalhes.

O caso é que todo dia eu tenho, por um pequeno período de tempo, um zumbido no meu amplificador, demora pouco mas se repete umas 3/4 vezes em um curto espaço de tempo, e ao mesmo tempo fica uma linha fininha passando na minha TV (que serve mesmo é como monitor do computador).

Como me sento ao lado da janela do meu quarto, sinto também um cheiro de shampoo, juntando tudo isso eu estou desconfiado que o meu vizinho (e síndico do prédio) esta com uma porcaria destas instalada no chuveiro.

Como se pode descobrir e a quem devo denunciar?

Abraços.

 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 19 de Dezembro de 2014, as 18:30:04 »

Tem que medir a rede com relação a distorção e ruídos (tem aparelho pra isso: http://www.minipa.com.br/11/62/328-Minipa-Analisadores-ET-5061C   http://www.fluke.com/fluke/brpt/Testadores-Eletricos/Qualidade-de-energia/Fluke-43B-Series.htm?PID=56081). Talvez tenha que pedir pra concessionária distribuidora fazer essa medição e eles descobrirem a causa.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, as 19:20:36 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 19 de Dezembro de 2014, as 18:33:37 »

Valeu Renato.

Eu vou entrar em contato com a Energisa (empresa que fornece eletricidade aqui na Paraíba) para ver o que posso fazer.

Vou adorar denunciar o síndico, se for ele mesmo claro.

Abraço.
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #3 : 19 de Dezembro de 2014, as 20:57:47 »

Buenas

Pode ser que seu vizinho use uma ducha eletrônica, onde o controle na resistência é feito por tiristor. A minha funciona desta forma, porém nunca parei para notar se há algum ruído.

Trabalhei quase dez anos em uma concessionária de energia elétrica estatal e duvido que façam esta verificação.
Em campo, na empresa em que trabalhei, é utilizado o Fratelo, da empresa Elo (http://www.elonet.com.br/produto.php?id=14), o qual é utilizado para verificar os medidores de energia elétrica. Este equipamento deve ser rastreado.
Para concessionária, o que importa é se o medidor está medindo corretamente, se o consumidor/cliente não possui alguma irregularidade na medição, que possa acarretar em faturamento a menor (trabalhei seis anos nesta área, em campo) e que o sistema falhe o menos possível com o menor investimento possível

Poderia escrever muito a respeito das concessionárias do Brasil, seus problemas e "soluções", mas acredito que não seja adequado, nem tema do tópico.

Abraços
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 20 de Dezembro de 2014, as 07:59:40 »

Oi Marcio,

É eu já tinha pensado que os nobre cidadãos funcionários públicos da Energisa não se sensibilizariam com o meu problema.

Mas vou passar por lá pra ver no que dá.


Abraço.
Registrado
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #5 : 20 de Dezembro de 2014, as 09:33:05 »

Normalmente eles não estão nem ai para o consumidor, mas acho que uma boa, se não te atenderem, é abrir um chamado na ANEEL, quando vem de cima para baixo eles tendem a ouvir, é o que eu faço para problemas de telefonia por exemplo.
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #6 : 20 de Dezembro de 2014, as 18:07:09 »

Tirando o fato de possivelmente estar gerando ruído a mais na rede e por consequência lhe atrapalhando, qual o problema de usar um artifício que venha a fazer o chuveiro consumir menos e continuar gerando o calor necessário para a água do banho do sujeito?

Se ele tivesse ligado o chuveiro direto na rede da concessionária sem um medidor seria problema, mas se descobri um modo de aumentar a eficiência do chuveiro dele não vejo onde a empresa de fornecimento de energia vá enquadrar o seu vizinho.

Digamos que ele troque todas as lâmpadas da casa dele por LED, o consumo também vai cair. Nessa caso a concessionária também deveria fiscalizar o cara?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2014, as 18:09:25 por RicardoVasconcelos » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 20 de Dezembro de 2014, as 18:30:20 »

É que já foi longe o tempo em que tínhamos em casa apenas cargas resistivas (lineares = lâmpadas incandescentes, aquecedores, chuveiro elétrico, ferro elétrico) ou indutivas (motores = geladeira, lavadora, ventilador, etc).  Por isso as distribuidoras não se incomodavam muito com problemas na rede elétrica com relação à qualidade. Mas hoje em dia, estamos usando muito mais fontes chaveadas (computadores, TVs, etc), dimmers e variadores de potência não lineares (com tiristores) e mudamos quase toda iluminação para lâmpadas fluorescentes econômicas ou leds, que introduzem ruídos transientes e harmônicos na rede, além da sempre presente defasagem de corrente e tensão AC (residências não precisam corrigir o fator de potência, como instalações industriais ou de grande consumo).
Já existem estudos e projetos para haver o controle e medição dessa qualidade, mesmo para consumidores residenciais. Aí eu quero ver a confusão que vai ser. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 20 de Dezembro de 2014, as 22:30:45 »

Citar
Tirando o fato de possivelmente estar gerando ruído a mais na rede e por consequência lhe atrapalhando, qual o problema de usar um artifício que venha a fazer o chuveiro consumir menos e continuar gerando o calor necessário para a água do banho do sujeito?

Diminuindo a vida útil dos equipamentos, por exemplo.

Minha TV fica passando uma linha fina e meus equipamentos de áudio ficam zumbindo.

Eu já imagino que para a distribuidora isso não venha a ser um problema, mas para mim é, e se este artifício usado por ele esta piorando a qualidade da eletricidade aqui no prédio, isso é o mesmo que eu (ou qualquer outro morador) piorar a "qualidade do silêncio" ou qualquer outra coisa que venha a incomodar os vizinhos, quem tem grana vai morar em uma casa, quem não tem grana e precisa dividir um terreno com outras famílias morando em um edifício tem que entender que mora numa comunidade e deve respeitar os vizinhos em todas as formas possíveis, incluindo essa.

Como disse no começo do tópico, eu imaginei que isso seria a tal gambiarra dos diodos, acho que era algo como retificar em meia onda a alimentação do chuveiro, mas se essas duchas modernas com tiristores podem induzir este tipo de ruído na corrente, então não há muito o que fazer.


Abraços.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 21 de Dezembro de 2014, as 07:53:49 »

Como disse no começo do tópico, eu imaginei que isso seria a tal gambiarra dos diodos, acho que era algo como retificar em meia onda a alimentação do chuveiro, mas se essas duchas modernas com tiristores podem induzir este tipo de ruído na corrente, então não há muito o que fazer.

É bem mais provável que seja um aquecedor de passagem com controle de temperatura por tiristores. Essas coisas são certificadas pela ANEEL, mas se um dos tiristores queimar, o usuário só vai perceber no inverno e a rede vai ficar suja.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2014, as 13:21:33 por xformer » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #10 : 21 de Dezembro de 2014, as 08:51:25 »

Citar
mas se um dos tiristores queimar, o usuário só vai perceber no inverno e a rede vai ficar suja.

Então eu acho que vou ter que aguentar isso por muito tempo ainda, inverno aqui em João Pessoa é apenas um ligeiro alívio no calor.

Abraço.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #11 : 21 de Dezembro de 2014, as 12:53:07 »

 O que você pode fazer é comprar alguns (pelo menos 3) toroides grandes de ferrite, enrolar uma ou duas espiras em cada uma das fases e neutro na entrada da sua instalação e ver se o ruído é eliminado.
 
 Outra coisa é que, dependendo da natureza deste ruído (em modo comum ou diferencial), apenas um ferrite transpassado de modo correto pelas fase/fase ou fase/neutro, pode eliminar qualquer ruído deste tipo.

 Acredito que seja um meio de eliminar esse problema sem maiores dores de cabeça...

 

 

 Um abração

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 21 de Dezembro de 2014, as 13:23:49 »

Citar
mas se um dos tiristores queimar, o usuário só vai perceber no inverno e a rede vai ficar suja.

Então eu acho que vou ter que aguentar isso por muito tempo ainda, inverno aqui em João Pessoa é apenas um ligeiro alívio no calor.

É, realmente eu até achei estranho o pessoal usar chuveiro elétrico pra tomar banho quente. Se fosse eu, nesses lugares quentes só iria tomar banho com água na temperatura ambiente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #13 : 21 de Dezembro de 2014, as 14:49:40 »

Oi Eduardo,

Então se eu enrolar cada fase que sai da tomada num toroide de ferrite (algumas voltas) eu consigo eliminar este tipo de ruído?

Estes toroides servem?  


(Clique na imagem para ver maior)

Eu já nem me lembro de onde os tirei, mas são os maiores que tenho aqui.


Renato, aqui é como no deserto, de dia faz calor, mas no inverno o dia começa "friin", como se diz por aqui, eu mesmo só tomo banho quente no inverno, e se for de manhã bem cedo, acordar cedinho e levar uma chuveirada de agua fria não é exatamente agradável, né?


Abraços.



  
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2014, as 15:08:58 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 21 de Dezembro de 2014, as 16:22:16 »

Danilo, precisa ver se estes toróides são apropriados para fazer filtro. Veja se não encontra fonte de PC queimada, que nela tem toróide como filtro.  E precisa fazer o enrolamento correto (direção das espiras) e pode melhorar colocando daqueles capacitores supressores (X e Y) antes e depois do núcleo toroidal.

Não sabia que aí esfriava a noite, achei que era quente sempre (eu conheço João Pessoa só de passagem, almocei perto do hotel redondo na praia - era Tambaú). Pena, pois não podem fazer economia da energia no chuveiro. O jeito é usar aquecimento solar da água ao invés de ficar fazendo gambiarra com o aquecimento elétrico (dá essa ideia pro síndico instalar no prédio) !!
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal