Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 00:56:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Um preamp com apenas um triodo da 12ax7 daria um bom resultado para guitarra?  (Lida 17764 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #30 : 29 de Setembro de 2015, as 09:12:57 »

Só lembrando que este pré não seria pra ser ligado num power amp e sim numa interface de áudio.
Mesmo assim... todo mundo já te falou isso. O som não vai "esquentar" só com um triodo... você vai usar ele em uma região muito linear. O ideal seria usar os 2 triodos mesmo.

Inclusive andei vendo no manual da minha interface que o máximo que ela aceita na entrada é 7V, então terei que que cuidado para que o sinal de saída não passe disso.
Basta usar zeners na saida para clipar o sinal (com um divisor de tensão antes... ou não).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #31 : 29 de Setembro de 2015, as 09:19:41 »

Mesmo assim... todo mundo já te falou isso. O som não vai "esquentar" só com um triodo... você vai usar ele em uma região muito linear. O ideal seria usar os 2 triodos mesmo.

Então não vale a pena montar só com um triodo.

Vou partir para uma outra abordagem. Talvez usar o valvecaster e pronto.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #32 : 29 de Setembro de 2015, as 10:24:28 »

Mesmo assim... todo mundo já te falou isso. O som não vai "esquentar" só com um triodo... você vai usar ele em uma região muito linear. O ideal seria usar os 2 triodos mesmo.

Então não vale a pena montar só com um triodo.

Vou partir para uma outra abordagem. Talvez usar o valvecaster e pronto.
O valvecaster, por causa da baixissima tensão nas placas distorce demais, e ao meu gosto, deixa o som bem velado.
Use 2 triodos de uma 12AX7 com um tonestack no meio... pode usar o pré do fender twin...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #33 : 29 de Setembro de 2015, as 12:53:55 »

O valvecaster, por causa da baixissima tensão nas placas distorce demais, e ao meu gosto, deixa o som bem velado.
Use 2 triodos de uma 12AX7 com um tonestack no meio... pode usar o pré do fender twin...

No caso tu está me indicando montar o pré do Fender twin alimentando as placas com as tensões originais ou com cerca de 90V?

Não pretendo usar nenhum tipo de controle de tom. Caso seja necessário será feita a equalização na DAW.
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #34 : 09 de Outubro de 2015, as 13:07:07 »

Lembrei deste preamp da AX84 que também pode ser o eleito.
No caso eu montaria com um grid stopper de 68K, sem o controle de tom e com um capacitor de 0.022uF para acoplar os dois estágios.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, as 15:03:15 por RicardoVasconcelos » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #35 : 09 de Outubro de 2015, as 17:07:49 »

Se tirar o tone stack provavelmente vai ter que colocar um divisor resistivo no lugar para baixar a intensidade do sinal.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #36 : 09 de Outubro de 2015, as 17:14:06 »

Se tirar o tone stack provavelmente vai ter que colocar um divisor resistivo no lugar para baixar a intensidade do sinal.


Poderia ser um potenciômetro de 1M? Pois era isso que eu tinha em mente.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #37 : 09 de Outubro de 2015, as 21:06:01 »

Eu posso estar errado, mas, penso que para compensar a retirada do tone stack você teria que colocar um divisor resistivo formado por um resistor de pelo menos 470K em série com o sinal e o pot de 1M ligado após esse resistor, entre ele e o terra, tipo um "L" invertido.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, as 21:12:09 por Ramsay » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #38 : 09 de Outubro de 2015, as 21:59:13 »

Ricardo... de uma olhada no pré do P1 do ax84 - especificamente no controle de ganho. É basicamente aquilo que você vai ter que fazer.
Uma outra opção é retirar os capacitores de bypass dos catodos.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, as 22:03:51 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #39 : 09 de Outubro de 2015, as 22:08:49 »

Você está falando do divisor usando dois resistores de 220K após o potenciômetro de 1M, certo?

Como não haverá controle de tom seria necessário aumentar o valor dos resistores do divisor?
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, as 07:32:53 por RicardoVasconcelos » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #40 : 10 de Outubro de 2015, as 10:01:40 »

O divisor funciona pela proporção dos 2 resistores.
Aumentar o valor dos resistores só vai abafar mais o som e induzir mais ruido.
Na saída use um potenciômetro de 100K.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #41 : 10 de Outubro de 2015, as 10:10:27 »

E quanto ai valor do capacitor que vai em paralelo com o resistor "de cima" do divisor de tensão, posso usar o mesmo do P1?

Fiz um desenho do pré para facilitar a validação:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, as 15:02:56 por RicardoVasconcelos » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #42 : 10 de Outubro de 2015, as 16:57:52 »

Faltou o valor de B+. Sem ele não da pra ter ideia se R3 e R8 estão certos.
E C3 não precisa ser de 350V. 63 ou 100V é o suficiente.
E para o que você quer, C1 e C4 eu deixaria com um valor bem mais baixo. Teste com 2.2 ou 4.7uF.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, as 17:01:40 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #43 : 13 de Outubro de 2015, as 13:15:45 »

Faltou o valor de B+. Sem ele não da pra ter ideia se R3 e R8 estão certos.
E C3 não precisa ser de 350V. 63 ou 100V é o suficiente.
E para o que você quer, C1 e C4 eu deixaria com um valor bem mais baixo. Teste com 2.2 ou 4.7uF.

O valor do B+ eu ainda não sei qual utilizar. Quando estávamos falando de usar apenas um triodo me foi sugerido usar um valor próximo dos 90V.
Se fosse um pré para conectar no power valvulado acredito que o B+ seria próximo de 250V, mas com a intenção de conectar na interface de áudio não sei qual tensão usar. (sei que a tensão DC do B+ não passa pelo capacitor, somente a tensão AC que foi amplificada pelo triodo)
O ganho da válvula é influenciado pela tensão da placa e pela resistência do potenciômetro de 100K na saída, certo? Então acredito que usar um B+ abaixo de 100V vai me ajudar a controlar o ganho de saída.

Quando eu chegar em casa ajusto a tensão de trabalho de C3 e mudo o valor dos capacitores de cátodo.
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #44 : 16 de Maio de 2016, as 13:26:30 »

Depois de um tempo sem poder me dedicar ao projeto volto aqui para tentar eliminar minha dúvidas antes de montar.

O valor do B+ eu ainda não sei qual utilizar. Quando estávamos falando de usar apenas um triodo me foi sugerido usar um valor próximo dos 90V.
Se fosse um pré para conectar no power valvulado acredito que o B+ seria próximo de 250V, mas com a intenção de conectar na interface de áudio não sei qual tensão usar. (sei que a tensão DC do B+ não passa pelo capacitor, somente a tensão AC que foi amplificada pelo triodo)
O ganho da válvula é influenciado pela tensão da placa e pela resistência do potenciômetro de 100K na saída, certo? Então acredito que usar um B+ abaixo de 100V vai me ajudar a controlar o ganho de saída.

Qual voltagem no B+ vocês sugerem? Os 90V mesmo?
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal