Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 21:26:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Limpeza em Potenciômetros.  (Lida 32523 vezes)
Rubaabur
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 3



« : 27 de Dezembro de 2014, as 15:23:30 »

Salve Galera !!!

Tenho um Fender Deluxe-Amp (6G3) 1962, que está com ruído nos potenciômetros, já usei limpa contatos, que resolve por um tempo o problema, mas depois volta a ocorrer, fui na Dan'amp em Pinheiros, e perguntei que produto eles usavam para essa finalidade, disseram que não injetavam simplesmente o limpa contatos pelas frestas do potenciômetro mas que, o abriam para fazer uma limpeza mais eficaz. Pergunta: É aconselhável fazer tal procedimento ? Alguma dica de como faze-lo ?

Obrigado !!!
Registrado

A vida é um barco sem fundo que navega de boca para baixo nas ondas de um poço sem água.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 27 de Dezembro de 2014, as 15:31:32 »

Meu Pai, antigamente, limpava os Potenciômetros desmontando a carcaça metálica dos mesmos e limpava os contatos internos com Benzina (acho que era Benzina). Depois passava na resistência um Pó de Grafite, mas pelo que lembro tem que saber realizar o procedimento, senão acabará perdendo a Peça. Ficavam muito bons, mas confesso que nunca cheguei a realizar o procedimento dele...
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2014, as 15:38:47 por Plautz » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Rubaabur
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 3



« Responder #2 : 27 de Dezembro de 2014, as 18:29:24 »

Valeu Mallermb,

Essa do Grafite eu achei legal, o lance é treinar com outros potenciômetros, e ver como é essa desmontagem.
Registrado

A vida é um barco sem fundo que navega de boca para baixo nas ondas de um poço sem água.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 27 de Dezembro de 2014, as 19:02:01 »

Duas coisas:
- Benzina é tóxica, alucinógena e cancerígena. Melhor usar álcool isopropílico e depois colocar muito pouco óleo no eixo.
- Grafite é carbono e semicondutor. A pista dos potenciômetros comuns é de carbono. O que acontece é que às vezes a pista se desgasta ou queima devido a alta corrente que passou. Se encher de pó de grafite, vai causar uma confusão no componente. Melhor usar lápis de dureza baixa (2B a 6B) para tentar recompor a pista de carbono, passando o lápis na pista (mas precisa ir medindo com o ohmímetro pra não alterar (diminuir) o valor nominal.

Pra desmontar o potenciômetro, normalmente é só abrir as orelhas metálicas do corpo do potenciômetro com uma chave de fenda pequena e alicate de bico e separar o eixo e as pistas. Depois pra remontar, basta recolocar tudo de volta e apertar as orelhas de volta. Aproveita pra abrir um pouco a molinha do cursor e limpar o ponto de contato na pista.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 27 de Dezembro de 2014, as 19:55:49 »

Pessoalmente, acho que o melhor método para limpeza de potenciômetros é a troca. Não é um componente absurdamente caro, então a economia não paga o tempo que se perde abrindo para limpar, nem justifica o risco de danos à PCP, dependendo de como é a montagem. E o método "não invasivo" só funciona até o produto de limpeza secar.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 27 de Dezembro de 2014, as 20:27:57 »

Duas coisas:
- Benzina é tóxica, alucinógena e cancerígena. Melhor usar álcool isopropílico e depois colocar muito pouco óleo no eixo.

A Benzina pode ser tóxica quando inalada, (e mortal se for ingerida ou injetada). Antigamente muitas pessoas utilizavam da Benzina para realizar a limpeza de componentes ou circuitos eletrônicos e funcionava muito bem para este propósito, evaporando muito rápido. NÃO é apenas a Benzina que pode ser tóxica, a SOLDA que utilizamos no dia a dia para soldar os componentes pode ser muito tóxica se inalarmos os vapores, o PERCLORETO DE FERRO, se cair nos olhos ou respingar nos olhos, pode causar sérios danos, (experiência própria). Alguns utilizam de ÁCIDO SULFÚRICO no quintal de casa para corroer as Placas, (nem preciso dizer do enorme perigo disso), e quase nem tocamos neste assunto ou esquecemos. Portanto, podem existir inúmeros perigos na simples confecção ou reparo de um circuito eletrônico, seja utilizando de Benzina, Solda, Percloreto, Ácido. Portanto cautela e precaução nestes casos é fundamental, isso sem falar dos choques, queimaduras e acidentes em geral.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, as 01:51:40 por Plautz » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 27 de Dezembro de 2014, as 21:14:34 »

Já usei benzina na limpeza de potenciômetros; principalmente quando são de tipos que não se encontram para comprar.  Não é sempre que dá certo.  Depende muito do estado dos mesmos.

Nestes casos; para fazer a limpeza, tem que desmontar os potenciômetros.

Quando o problema é causado pela oxidação do cursor, (cursor de latão), a benzina resolve.  Neste caso limpa-se com benzina e dá um pouco mais de pressão no cursor (amassando levemente) com bastante cautela, e em alguns casos quando a trilha de grafite está gasta de tanto o cursor passar no mesmo ponto; as vezes dá para abrir um pouco os "dentes" do cursor, para que trilhe em um ponto diferente.

Os casos em que se consegue 100% de aproveitamento, são aqueles potenciômetros de giro contínuo (encoder), usados nos antigos aparelhos AIWA, SONY, entre outros.

Este tipo de recurso, só deve ser tentado em casos extremos, como já disse antes, nos casos em que não se consegue outros para substituir.
Registrado

betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #7 : 27 de Dezembro de 2014, as 23:06:42 »

Spray limpa contatos elétricos...
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #8 : 28 de Dezembro de 2014, as 09:12:04 »

 Bem, eu comprei um wah wah usado a pouco tempo atrás e o potenciômetro não estava muito bom, era ruidoso demais. Diferente dos atuais potenciômetros selados, este ainda do modelo antigo tinha aberto a cavidade das pistas que junta todo tipo de sujeira (ainda mais em um pedal desses).

 Eu desmontei-o e constatei a sujeira das pistas, limpei com álcool isopropílico, aumentei a pressão que os contatos faziam na pista (dobrei as "perninhas" um pouco mais com cuidado) e apliquei uma finíssima camada de vaselina sólida.

 Melhorou bastante a questão de ruído. Digamos que ficou uns 70% melhor.

 Se esse tópico já estivesse aberto, teria feito uma sequência de imagens.

 Em tempo:

 Eu concordo plenamente com o Finck. No caso de um amplificador desses eu compraria um jogo de "alphas" de 24mm e substituiria todos os atuais.
 Ao montar e reparar amplificadores, sempre tento investir o máximo que posso nos potenciômetros, afinal, é a interface entre o circuito eletrônico e usuário.

 Um abraço!

 Eduardo
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, as 09:14:13 por Ledod » Registrado
martinezsonic
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 29

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4



« Responder #9 : 28 de Dezembro de 2014, as 10:12:20 »

Se você usou o limpa contato e o problema voltou, faça a troca dos potenciômetros, você não vai mais se preocupar com isto.
Registrado
Nephilin
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 27
-Recebido: 8


« Responder #10 : 14 de Janeiro de 2021, as 06:59:24 »

Olá pessoal.

Faço regulagens, consertos e revisão em guitarras e baixos a vários anos e também em amplificadores e o maior problema que encontro são potenciômetros com ruído.
após utilizar várias alternativas, passei a utilizar por aconselhamento de um amigo que é técnico de eletrônica muito experiente, o Silicone aerossol.
Segundo o que ele me falou, limpa contatos podem ser agressivos para as trilhas dos potenciômetros e o problema volta após um período de tempo relativamente curto, e de fato isso realmente acontecia bastante.
Estou usando este produto a alguns anos e não tive problemas, inclusive recuperando alguns potenciômetros em estado bastante crítico e a durabilidade da manutenção é maior.
Utilizo o produto da 3M, nunca usei outra marca. Apenas tenha cuidado para não utilizar produto demais no procedimento, pois apenas um pouco dele é suficiente.
A utilização do Silicone tem um ganho adicional de também lubrificar o potenciômetro deixando ele mais suave, enquanto que o limpa contatos até causava efeito contrário.
Segue o link do produto no site do fabricante, onde é possivel encontrar o data sheet com as especificações técnicas:
https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-brasil/todos-os-produtos-3m-do-brasil/~/Silicone-Aerossol-3M-Lata-de-180-g/?N=5002385+8709332+3290927172&rt=rud



Façam o teste, espero ter ajudado.
Abraços.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2021, as 07:13:47 por Nephilin » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 16 de Janeiro de 2021, as 03:23:06 »

Nephilin, eu já usei WD-40 (recomendado pelo próprio fabricante) em um potenciômetro e solucionou o problema de ruído quando se gira o potenciômetro.

Aí quando relatei o sucesso, me deparei com uma chuva de críticas de que não se deve usar WD-40 em potenciômetros porque forma uma gosma que com o tempo junta poeira e prejudica mais que ajuda.

Daí, voltei a usar só o limpa contatos em spray, apesar de saber que é temporário, mas daí a dizer que o limpa contatos pode ser agressivo para as trilhas dos potenciômetros é exagero da sua parte.

Agora, quanto a esse produto Silicone Aerosol da 3M, por ser viscoso cai no mesmo problema do WD-40, ou seja, forma uma gosma que com o tempo junta poeira.

Por isso, não é recomendável usar esse produto que você sugeriu, que é até pior que o WD-40, que pelo menos combate a ferrugem, o que não pode ser obtido com o spray de silicone que diz que impede a ferrugem por criar uma camada protetora, mas que na verdade não combate a oxidação se ela já estiver estabelecida.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2021, as 03:31:42 por Ramsay » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #12 : 16 de Janeiro de 2021, as 03:40:12 »

Já recomendei lavar com OMO ? 30 min de molho no OMO e fica novo.

OMO faz, OMO mostra.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #13 : 16 de Janeiro de 2021, as 03:42:16 »

O melhor produto pra limpeza de potenciometros chama-se DEOXIT D5 porém é caro e difícil de encontrar em terra brasilis
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #14 : 16 de Janeiro de 2021, as 03:44:16 »

E se o sabão em pó for de outra marca, funciona??
E o que vocês acham de usar o WD-40?
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2021, as 03:47:01 por Ramsay » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal