Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 02:15:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini Super Sonic 1978, vale a pena restaurar?  (Lida 25319 vezes)
norgonsa
Visitante
« Responder #15 : 02 de Janeiro de 2015, as 21:00:13 »

A pergunta que não quer calar é:
Será que vale a pena restaurar uma guitarra de cedro??
Que eu saiba a Fender nunca utilizou essa madeira em suas guitarras.

A Fender Stratocaster Southern Cross tem o corpo em cedro e braço em marfim. Cedro é uma baita madeira pra construção de guitarras e baixos.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #16 : 02 de Janeiro de 2015, as 21:52:46 »

Citar
A Fender Stratocaster Southern Cross tem o corpo em cedro e braço em marfim. Cedro é uma baita madeira pra construção de guitarras e baixos.

Mas, fora essa quantas outras Fenders usam cedro?? nenhuma, sem contar que essa guitarra não é da 1ª linha da Fender.

E, pessoalmente falando, não gosto do som do cedro em guitarras em geral, porque é bem inferior ao mogno e difere totalmente do som do alder e do ash.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #17 : 02 de Janeiro de 2015, as 23:50:08 »

Gosto pessoal é uma coisa...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
David Loos
Visitante
« Responder #18 : 03 de Janeiro de 2015, as 13:08:30 »

Sempre gostei do Cedro, tenho uma Strato que construí em Cedro e gosto bastante do som dela. até ouvi um pessoal falando muito bem dele, e o som fica mais "brilhante" com os captadores certos...

já li que o Cedro é o mesmo Ash "abrasileirado"... (isso não sei dizer se é verdade ou não hehe)

Enfim, fiz a minha cabeça e vou restaurá-la aos poucos e ir vendo as dificuldades que terei, afinal é uma guitarra dos gloriosos anos 70, e acho que se durou até os dias de hoje, ela merece um pouco de cuidados, né?  Roll Eyes

Estou fazendo um álbum no facebook com as fotos dela e vou adicionando conforme vou tendo avanços no projeto e depois passo o link aqui!


Só me tirem uma dúvida, acham que seria legal que eu fizesse ela idêntica ás Fender´s Jaguar, ou mantenho a originalidade da Giannini? A entrada do cabo da Giannini é como as stratos, e as Jaguar eram direto no escudo... O que acham?
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #19 : 03 de Janeiro de 2015, as 20:06:29 »

Vai dar muito trabalho tapar o buraco, deixa o mais original possível.

Qual o captador você usou com o corpo de cedro? Qual a madeira e a escala do braço da sua strato. Legal!
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #20 : 04 de Janeiro de 2015, as 18:49:41 »

Usei 3 singles de Alnico V da Belcat que achei no ebay, me custou R$60,00 este jogo, e achei muito bom mesmo, a saída dele não é grandes coisas (talvez pela própria construção da guitarra) ela não tem peso para se tocar um metal extremo, mas para tocar uns blues e rock´n´roll clássico eles atendem muito bem!

aqui é um vídeo bem grosseiro que fiz dela, eu não toco nada, mas dá de ter uma noção do som dela!

https://www.facebook.com/video.php?v=760723144018843&set=vb.100002434932842&type=2&theater&notif_t=like
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #21 : 05 de Janeiro de 2015, as 18:36:45 »

https://www.youtube.com/watch?v=ZktpJHE5oL4&list=UUptMtiKYkavr15Hozjr6Ssg&index=1

Esse é um video que eu gravei com a minha Gianinni, dessa mesma época, só que a minha o corpo é de caixeta. Com o corpo e cedro o som deve ficar um pouco mais encorpado e com mais sustain. Se achar que não vale a pena restaurar me dá um toque que eu compro. Abraço.
Registrado

Salto - SP
David Loos
Visitante
« Responder #22 : 05 de Janeiro de 2015, as 23:55:32 »

Eu decidi restaurá-la, em vez de gastar horrores comprando peças Fender, vou mantê-la original, e vou usar os captadores Singles como veio de fábrica (talvez use os Belcat´s que usei na minha outra guitarra, gostei do som deles) e vou tentar deixá-la o mais original possível, depois de ver a tocabilidade dela, se eu me animar vou investir em peças melhores!

obrigado pelas dicas!

alguém sabe me dizer que madeira que a Giannini utilizava no braço?
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #23 : 06 de Janeiro de 2015, as 11:03:55 »

Normalmente a Giannini usa o Marfim, já vi referência como Marfim Imperial.
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #24 : 06 de Janeiro de 2015, as 11:55:38 »

Fiquei pesquisando sobre o braço, e achei referências em "pau-marfim", acredito que seja isso mesmo.

Estou vetorizando o Escudo da guitarra, para poder cortar o escudo no laser, a idéia inicial era pintar a guitarra de vermelho, mas o estado desta guitarra está tão bonito, que acho que vou deixá-la na madeira mesmo, assim eu ganho tempo no restante da restauração.

Fiz um álbum no facebook dela, e estou postando todas as fotos passo a passo. (agora não posso postar o link, aqui na empresa o facebook é bloqueado)

Mas vou descrever aqui o que fiz nela por enquanto, e depois edito colocando as fotos. Retirei toda a blindagem que ela tinha (além de ser muito mal feita, já estava com vários pedaços do alumínio rasgado) e dei uma boa limpada nela. Como o antigo dono colocou P90 nela, ele acabou abrindo as cavidades dos captadores, e digamos que ele usou métodos não convencionais, como uma furadeira e uma talhadeira  Sad então o acabamento não ficou nada bonito, mas por sorte a blindagem e o escudo escondem bem estas imperfeições.

O segundo passo é dar uma geral nas ferragens, afinal são quase 40 anos de pó acumulando nelas, o legal é que não estão enferrujadas, só estão "opacas", perderam o brilho e ficaram com a aparência de relic (um relic natural, de verdade mesmo  Tongue até acho bonito isso), logo mais posto as fotos para tirarem suas conclusões.

abraço

-----
Postei meus avanços e as fotos com melhor qualidade aqui neste álbum do facebook: https://www.facebook.com/david.loos.54/media_set?set=a.757728007651690.1073741836.100002434932842&type=1&pnref=story

Sintam-se á vontade em comentar, dar opiniões, etc... conforme for atualizando a construção vou postando aqui também (eu juro que tento, mas não consigo postar as fotos aqui   Sad )

abraço
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, as 18:18:04 por David Loos » Registrado
norgonsa
Visitante
« Responder #25 : 09 de Janeiro de 2015, as 20:26:37 »

Sobre a influência da madeira no timbre da guitarra existe um estudo interessante que foi publicado em 2010 em revista científica, tenho uma cópia pdf para quem se interessar, o link para download é
-----
Citar
A Fender Stratocaster Southern Cross tem o corpo em cedro e braço em marfim. Cedro é uma baita madeira pra construção de guitarras e baixos.

Mas, fora essa quantas outras Fenders usam cedro?? nenhuma, sem contar que essa guitarra não é da 1ª linha da Fender.

E, pessoalmente falando, não gosto do som do cedro em guitarras em geral, porque é bem inferior ao mogno e difere totalmente do som do alder e do ash.

Desculpe ter respondido, você havia dito que não sabia da Fender ter usado Cedro em construção de instrumento e não quantos modelos foram construídos...  Aproveito e sugiro a leitura do documento que postei acima.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, as 20:38:34 por norgonsa » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #26 : 10 de Janeiro de 2015, as 00:47:09 »

Na minha opinião, o cedro é o primo pobre do mogno, por isso, ele casa bem mais com guitarras tipo Les Paul do que com as Fender.

Mas, como diria o profeta Maomé, no mundo dos sons de guitarra, tudo é válido.
Espero não ser executado por afirmar isso!!
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #27 : 10 de Janeiro de 2015, as 12:49:07 »

David, eu acho que vale a pena, sim, restaurar.
O Cedro é uma madeira bem legal pra guitarras.
E, na minha opinião, o que faz mais de 80% do som de uma guitarra não é a madeira mas o Amp e os Pickups.
Portanto, se fosse você, não usaria esses captadores de 60 reais.
Pra evitar que você se decepcione depois de tanto trabalho.
Já que é uma guitarra de mais de 30 anos que quer dar a atenção merecida, invista melhor nela.

E também sobre tampar o furo do jack pro cabo da guitarra, pode ter certeza que depois de um tempo, a madeira nova pra tampar o furo, vai trabalhar e vai deixar diferença, por melhor que você faça o remendo cubra com massa, primer, tinta, verniz e o que for.
Deixe como está e faça o que você acha que vai dar um bom visual com um bom som.
Mas para o bom som, invista mais do que esses belcat que são ruins.
Um conselho, v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)?

abs,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #28 : 10 de Janeiro de 2015, as 20:37:11 »

Roberto, você tem alguma indicação de captador para uma guitarra de Cedro? Estou com uma Giannini Strato Pro, cavidade tipo piscinão, dá para deixar ela com um timbre legal?
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #29 : 10 de Janeiro de 2015, as 22:07:21 »

Olha, esses belcat de 60 Dilmas me surpreenderam, eu coloquei um trio destes em uma strato de cedro que eu mesmo fiz e gostei do som no clean, eles só não aguentam uma distorção mais pesada, parece que o som não tem força, mas como não gosto de som muito pesado (tenho uma outra strato para o serviço pesado com Seymour Duncan Head Banger ), e fico só nos surf music instrumental dos anos 50 acho que eles quebram o galho legal!

Tenho um trio de singles Seymour Duncan em uma strato, (dois mini humbuckers e um Single comum) e particularmente eu acho o som destes belcat mais bonito que os mini humbuckers, porém os Seymour tem mais resposta na hora de botar um drive!

Eu achei uma promoção no ebay e já comprei estes belcat, por enquanto vão me quebrar o galho, logo mais eu invisto em coisa melhor.


Sobre tapar as cavidades dela, decidi deixar ela o mais original possível, inclusive com as mod´s da época, que o pessoal tirava uma peça da ponte para deixá-la "fixa" (ou quase fixa, ela só dá bend, não baixa o tom) e também porque a ponte dela veio faltando esta peça devido á esta mod).

Nem vou pintá-la, só vou refazer o escudo, caprichar na elétrica dela e manter o mais parecido com o original.

Tenho algumas dúvidas quanto á ligação dela, quero fazer com as chaves dos cap´s de 3 posições (on/off/defasado) e não sei como era o wiring original dela, sei que o primeiro pot era o volume e os outros dois eram tones, mas não sei de qual captador eram os tones.

Como o escudo tem 3 buracos, terei que achar utilidade para eles, então vai ser volume (com treble bleed), tone braço e tone ponte. (quero fazer o greasebucket nos tones.)

Minhas perguntas são:

1- Alguém teria o wiring original dela para eu ver como era?
2- Os dois tones atuavam em que captadores?
3- Quero fazer o greasebucket nos tones, tenho que fazer um circuito para cada captador ou tem como ligar o mesmo circuito em 2 captadores?

abraço
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal