Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:43:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de Alta Tensão Ajustável Valvulada  (Lida 69224 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #135 : 21 de Fevereiro de 2021, as 01:56:32 »

Cuidado que para o teste dinâmico, em que você injeta o sinal de áudio na grade, o capacitor pode atenuar o sinal e aí a medição vai ficar errada.  O capacitor de 100 nF representa uma reatância de só 1491 ohms para o sinal de 1 kHz.  Para o meu teste só com tensão contínua na grade tudo bem, mas com sinal alternado não. Talvez com valor menor de capacitor e compensando na leitura da medição pode funcionar.

Vou tentar primeiro 100R+270pF do pino ao terra. Se não funcionar, vou tentar o teu arranjo, 47K mais um capacitor em paralelo, mas uso um capacitor de 4n7 ou 1n para testar. Vou testar também um grid stopper. Já estou separando o material aqui...

===============================================

Primeiro teste não resolveu.
Instalei um capacitor de 100nF entre o +B e o terra;
Instalei um resistor de 100R + capacitor 100pF em série da grade ao terra.

===============================================

Segundo teste foi pior.
Retirei o resistor de 100R + capacitor 100pF em série que conectava a grade ao terra, e coloquei um resistor de 47k em paralelo com um capacitor de 1nF. A tensão da grade no medidor caiu, mas aferi com um multimetro ligado direto nos pinos do soquete noval. A Gm continua com um valor absurdo. Vou fazer um terceiro teste ainda, instalar um grid stopper de 10K.

===============================================

Por fim, instalei o grid stopper (4k7) sem e com o resistor 100R + capacitor de 270pF do pino G1 ao terra e nada  Batendo Cabeça

Só resta agora comprar e esperar os ferrites sugeridos, mas confesso que estou duvidando que realmente vá resolver...
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2021, as 03:20:15 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #136 : 21 de Fevereiro de 2021, as 14:51:16 »



Como você fez a interface da saída do oscilador com a fonte regulável de DC negativa ?  Em que ponto ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #137 : 21 de Fevereiro de 2021, as 20:43:38 »


Como você fez a interface da saída do oscilador com a fonte regulável de DC negativa ?  Em que ponto ?

Boa tarde Xformer!
Quando estava usando o oscilador de desvio de fase, a conexão do oscilador com a fonte negativa era quase igual ao do esquema que tu postou, via capacitor de 100nF, direto na grade, a única diferença é que tinha uma chave para desligar o oscilador, aterrando a saída dele antes do capacitor de 100nF. Depois que substitui o oscilador pela Ponte de Wien conectei da mesma forma. Cheguei a testar a conexão antes do R23 (R23 do esquema que tu postou), mas não alterou nada. Segue abaixo o esquema dessa parte do circuito que está implementada (observe a chave que desliga o oscilador):



Um fato interessante é que mesmo com esta chave aterrando a saída do oscilador, ainda tenho uma leitura acima de 20mA/V, na verdade muda bem pouco a leitura no voltímetro de Gm. Como meu osciloscópio está com a tela vazada, fiquei com medo de ligar o outro osciloscópio Hantek USB entre o terra e a placa, mas certamente a tensão que o voltímetro de Gm está lendo sobre o resistor shunt é causada pela oscilação da válvula...

Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #138 : 21 de Fevereiro de 2021, as 23:21:31 »

Aquela chave ali não está mal-configurada ? Aterrando a saída do operacional ao invés de aterrar G1 através do capacitor de acoplamento ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #139 : 22 de Fevereiro de 2021, as 00:51:38 »

Aquela chave ali não está mal-configurada ? Aterrando a saída do operacional ao invés de aterrar G1 através do capacitor de acoplamento ?

Alexandre, obrigado por responder. A chave não deve aterrar grade, deve desligar o oscilador do circuito.
No teste, eu polarizo a válvula com uma tensão DC negativa aplicada na grade (circuito mostrado na parte de cima do circuito oscilador na imagem mostrada na minha última postagem), com os valores do datasheet. Somado a esta tensão DC aplico via o oscilador um sinal AC de 1KHz com uma amplitude de 200mV, quando uso um resistor de 5 ohms ou 100mV quando uso o resistor de 10 ohms.
Em teoria, com a chave aterrando a saída do oscilador, a tensão AC lida sobre o resistor shunt em série com a placa deveria ser ZERO. Infelizmente, nas válvulas de maior corrente e Gm, não é isso que acontece, mesmo com a chave desligada, o voltímetro AC que monitora a tensão sobre o resistor marca uma tensão mais alta, no caso da El34, marca uma "Gm" acima dos 20mA/V, que está muito além do datasheet.
Fica claro que o voltímetro está lendo algum sinal provocado pela oscilação das válvulas, mas, como disse anteriormente, só tenho disponível nesse momento um osciloscópio usb da hantek, e tenho receio de ligar ele no anodo da válvula para tentar "ver" esse sinal "espúrio".
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #140 : 22 de Fevereiro de 2021, as 01:22:53 »

O que o Alexandre quis dizer é que você está curto-circuitando a saída do amplificador operacional ao terra. Apesar do TL072 ter proteção contra curto na saída (resistências de saída na ordem de 20 ohms) e o capacitor se tornar a carga capacitiva da saída (1591 ohms em 1 kHz ou bem menos para sinais de frequência maior), Não sei se isso pode prejudicar e avariar o TL072.
Eu acho que você deveria deixar a outra posição da chave apenas desconectada de tudo (desliga do terra) ou como ele citou, inverter a chave e ligar o comum (meio ou terminal 2)  ao capacitor e deste ao G1 e o terminal 1 na saída do TL072 e o terminal 3 ao terra.

Mas pela sua descrição, ao desconectar o sinal de 1 kHz da junção na Grade de controle, e o voltímetro AC continua medindo algo no resistor sensor, então é porque realmente está havendo oscilação ou muito ruído na válvula. Pode usar o osciloscópio sem medo, inclusive use os mesmos pontos no resistor de 10 ohms em que você conectou o voltímetro AC para visualizar o que tem de oscilação.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 02:37:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #141 : 22 de Fevereiro de 2021, as 01:25:06 »

Pois é; a chave deve comutar o capacitor de 100 nF entre o terra e a saída do buffer. Numa posição, injeta o sinal do oscilador na grade; na outra, aterra a grade para AC. Do jeito que está, a grade está flutuante para AC e o fio de ligação da grade à chave, como antena, pode estar captando algum sinal ou ajudando a criar as oscilações que o colega está observando.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #142 : 22 de Fevereiro de 2021, as 01:34:02 »

Entendi. Vou trocar a a chave de posição aqui, para que quando eu desligue o oscilador, a saída do buffer fique flutuando e a grade seja "aterrada" via o capacitor de 100nF. Vou conectar o osciloscópio junto com o voltímetro e sem o voltímetro sobre o resistor de 10 ohms e logo descrevo o resultado aqui.

Feita a alteração na chave. Tirei um print do sinal no osciloscópio, que está conectado sobre o resistor de 10 ohms. Observem que tem uma parte circulada em vermelho, que eu cortei de outro print, é para mostrar a variação na frequência. Que é a única coisa que muda. Tanto com a chave do oscilador ligada quanto desligada, o voltímetro conectado ou desconectado do circuito, o ruído permaneceu igual.



A frequência fica se alterando o tempo todo, mas é predominante na volta dos 120Hz, e a onda não modifica enquanto a frequência altera. Rico ruido  Batendo Cabeça
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 01:54:45 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #143 : 22 de Fevereiro de 2021, as 01:58:02 »

R21 deve ser aumentado ( para 100k pelo menos ), pois sua resistência é comparável com o Xc do capacitor de 100 nF ( 10k contra 1,6k ).
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #144 : 22 de Fevereiro de 2021, as 02:17:32 »

R21 deve ser aumentado ( para 100k pelo menos ), pois sua resistência é comparável com o Xc do capacitor de 100 nF ( 10k contra 1,6k ).

Esse valor de 10K para R21 seria um problema com o oscilador ligado, desligado ou nas duas situações?
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #145 : 22 de Fevereiro de 2021, as 02:44:20 »

Raphael, um outro detalhe que eu esqueci de comentar: em uma mensagem você escreveu que ajusta a tensão da fonte de alta tensão através de um variac. Isso significa que você não tem uma fonte regulada, apenas retificada e filtrada ?
Se for isso, o ripple da fonte (que é de 120 Hz) pode estar se refletindo na corrente conduzida pela válvula e vai aparecer no medidor.

Citar
Sim, utilizei as mesmas tensões DC, exatamente o mesmo ponto em todos os testes (o ponto sugerido pelo datasheet). Usei um variac e fiquei monitorando todas as tensões durante os testes. Tive que montar o sistema em uma mesa maior, de tanto equipamento conectado durante os testes.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 02:50:43 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #146 : 22 de Fevereiro de 2021, as 03:23:44 »

Raphael, um outro detalhe que eu esqueci de comentar: em uma mensagem você escreveu que ajusta a tensão da fonte de alta tensão através de um variac. Isso significa que você não tem uma fonte regulada, apenas retificada e filtrada ?
Se for isso, o ripple da fonte (que é de 120 Hz) pode estar se refletindo na corrente conduzida pela válvula e vai aparecer no medidor.

Xformer, exato. Eu tenho aqui um testador, que tem a fonte regulada e este protótipo que não tem a fonte regulada. Esses problemas nas medidas com válvulas maiores acontece nos dois testadores e é justamemte por esse motivo que to fazendo esse protótipo.
De toda forma, essa imagem do osciloscópio (da minha penúltima postagem) foi retirada do testador que não tem a fonte regulada. Algumas coisas não fazem muito sentido, o voltímetro mede uma tensão sobre o resistor na faixa dos 20mV. O osciloscópio mede o que está na figura, em torno de 900mV. Não acho que esse ruído mostrado no osciloscópio seja o que está causando o problema (ao menos não ele sozinho), deve ter alguma componente em uma frequência maior, que não consegui medir pelo osciloscópio, provavelmente provocado pela oscilação na válvula.

Abaixo seguem 2 fotos, do osciloscópio e do testador em um teste com uma EL84. Nesse caso as medida da Gm estática e dinâmica praticamente bateram, a estática deu 9.8mA/V e a dinâmica que está na imagem, deu 9,9mA/V.
Também por esse motivo penso que o problema está na oscilação da EL34 (e maiores), já que nas "mais fracas" (triodinhos, EL84, 6V6 e 6L6) não teve oscilação e nos testes comparativos (estático e dinâmico) os valores bateram.




« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 03:27:40 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #147 : 22 de Fevereiro de 2021, as 03:53:14 »

Só verifique se o seu osciloscópio está com o canal 1 com acoplamento AC (que elimina nível DC da medição). Não faz sentido um valor pico a pico ser menor do que o valor eficaz (rms).

Não dá pra ter um testador de válvula e querer medir a transcondutância sem ter uma fonte regulada e estável na tensão de placa e screen. O ripple numa fonte não regulada, aumenta com o aumento da corrente consumida. Se o problema ocorre com as válvulas mais potentes, e que por lógica conduzem maior corrente e mesmo numa regulada que não tenha capacidade de fornecer a corrente demandada, então talvez as fontes dos dois testadores estejam subdimensionadas (e uma pra piorar não é regulada).  Na datasheet da EL84 a transcondutância é medida para corrente de 50 mA (e na sua foto 43 mA), já na EL34 é na casa dos 100 mA, ou seja o dobro.  Não acha muita coincidência o ruído ser de 120 Hz ?
Veja com o osciloscópio (em modo AC e ponta de prova em x10) como é o ripple na placa da EL34 (a ponta e o osciloscópio provavelmente aguentam os 250 Vdc, ou pelo menos deveriam aguentar).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #148 : 22 de Fevereiro de 2021, as 05:53:25 »

Só verifique se o seu osciloscópio está com o canal 1 com acoplamento AC (que elimina nível DC da medição). Não faz sentido um valor pico a pico ser menor do que o valor eficaz (rms).

Não dá pra ter um testador de válvula e querer medir a transcondutância sem ter uma fonte regulada e estável na tensão de placa e screen. O ripple numa fonte não regulada, aumenta com o aumento da corrente consumida. Se o problema ocorre com as válvulas mais potentes, e que por lógica conduzem maior corrente e mesmo numa regulada que não tenha capacidade de fornecer a corrente demandada, então talvez as fontes dos dois testadores estejam subdimensionadas (e uma pra piorar não é regulada).  Na datasheet da EL84 a transcondutância é medida para corrente de 50 mA (e na sua foto 43 mA), já na EL34 é na casa dos 100 mA, ou seja o dobro.  Não acha muita coincidência o ruído ser de 120 Hz ?
Veja com o osciloscópio (em modo AC e ponta de prova em x10) como é o ripple na placa da EL34 (a ponta e o osciloscópio provavelmente aguentam os 250 Vdc, ou pelo menos deveriam aguentar).

Poisé Xformer, a fonte regulada foi setada para pouco mais de 250mA e mesmo assim, acontece essa oscilação. Mas sim, seria muita coincidência o ruido de 120Hz. O que não entendo é de que forma os ferrites indicados no fórum,  que tem a faixa de supressão de 25MHz até 300MHz funcionam. Já que no caso do testador  com a fonte regulada, o projeto é o mesmo.

Quanto ao osciloscópio, o que eu tenho tá com a tela vazada (na ultima vez que liguei, consegui enxergar, mas com dificuldade). Esse outro é um brinquedo, acabei de descobrir, infelizmente  Sad


Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #149 : 22 de Fevereiro de 2021, as 13:18:53 »

Esse osciloscópio vai aguentar se for usado com ponta de x10 (até 50 V/div) e você teria que ligar um capacitor em série para fazer o acoplamento (não tem no osciloscópio). Mas mesmo se houver oscilação na faixa de RF acima dos 20 MHz, o osciloscópio não vai pegar.  Então tente fazer a detecção como ocorreu comigo: com um rádio ligado perto do testador, ligue o testador e veja se ocorre interferência no rádio (eu estava numa estação de FM, portanto na faixa acima dos 88 MHz.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 13:23:09 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal