Testando Válvulas

Started by V_amp, 09 de June de 2010, as 18:11:20

Previous topic - Next topic

Cidão

**
Freqüente
 Estou estudando e procurando informações sobre o assunto para me preparar, estou pensando em montar um clone do Peavey 5150. São 4 6L6 no Power. A dúvida sobre as valvulas casadas é porque nas coisas do meu pai eu acabei encontrando algumas válvulas, que são até mais velhas que eu :D, quero ver se consigo usar essas válvulas.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Cidão on 04 de September de 2013, as 20:32:49
Estou estudando e procurando informações sobre o assunto para me preparar, estou pensando em montar um clone do Peavey 5150. São 4 6L6 no Power. A dúvida sobre as valvulas casadas é porque nas coisas do meu pai eu acabei encontrando algumas válvulas, que são até mais velhas que eu :D, quero ver se consigo usar essas válvulas.

Provavelmente elas vão funcionar. Se forem todas iguais (mesmo fabricante) e tiverem o mesmo tempo de uso, melhor. Como eu não sei como é a polarização nesse Peavey (o melhor seria ter um ajuste de bias individual pra cada válvula de saída - nesse caso o casamento é menos importante) você pode até tentar montar um jeito de testar e medir as correntes de placa antes de montar o ampli. Mas se for montar o ampli, deixe um resistor de catodo de 10 ohms (esses precisam ser de valor bem próximo um dos outros) ligado em cada válvula, pra facilitar depois a medição da corrente de catodo (corrente de placa + corrente de screen). Isso vai ajudar a você ter uma idéia do balanceamento das correntes nas válvulas (considerando todo o resto e não somente as diferenças entre as  válvulas).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Só para completar o que o Xformer colocou tão bem, é preciso deixar claro que casamento é coisa que se faz com válvulas de potência em saída Push-Pull. Por favor, não vão pedir 12AX7 casada por aí que na mesma hora o vendedor vai sacar que se trata de um desinformado e vai empurrar um monte de porcarias goela abaixo.

Segundo, é extremamente difícil conseguir um par de válvulas com um casamento de Ip, Gm e Rp dentro de 10% de tolerância. Se dois dos parâmetros estiverem dentro da tolerância, fatalmente o terceiro não estará. É como tentar achar pessoas loiras, de olhos castanhos nascidas em outubro. Qualquer uma das coisas é fácil de achar. Duas ao mesmo tempo é mais difícil. As três então fica ainda mais difícil.

Mas existe uma saída honrosa para o problema. As diferenças de parâmetros em Gm e Rp podem ser corrigidos com realimentação negativa (negative feedback). Então, o parâmetro mais importante no casamento é Ip. Industrialmente as válvulas são casadas para mesmo Ip e Gm, sendo o primeiro mais crítico que o segundo. Se houver diferença de Gm, ocorre distorção por segunda harmônica. Se houver diferença em Ip, aparece uma componente contínua não balanceada no transformador de saída. Portanto o descasamento em Ip é mais problemático.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Electric Effects

Handmaker
Pessoal, estou com 2 válvulas destas, parecem de power, são 2 EC360, triodos. Gostaria de saber se tem algum projeto que use delas e, deixei uma delas cair(a caixinha que a continha cedeu por baixo  :-[) e por isso tem uma folga em algum lugar, mas ela não se soltou...(dá pra ouvir quando balanço a válvula, mas é pouca coisa.) será se danificou ela?