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Autor Tópico: Madeira maciça  (Lida 34348 vezes)
007
Visitante
« : 19 de Janeiro de 2015, as 22:36:45 »

Olá pessoal, há alguma contra indicação em fazer uma caixa 1x12 para guitarra em madeira maciça além do peso?
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pablocorks
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« Responder #1 : 20 de Janeiro de 2015, as 09:25:47 »

O preço!  Cheesy
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« Responder #2 : 20 de Janeiro de 2015, as 10:22:55 »

Eu usei pinus para fazer meu amplicador, achei barato, leve e bonito.
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« Responder #3 : 20 de Janeiro de 2015, as 10:30:12 »

Eu usei pinus para fazer meu amplicador, achei barato, leve e bonito.
Tem que cortar, pregar/parafusar e colar antes de secar, porque se empena ao secar.  Tem que passar um alcool com bórax, porque os cupins adoram!
Cedrinho é mais caro, mas é bem melhor.

Abraços, Saúde e amor!
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007
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« Responder #4 : 20 de Janeiro de 2015, as 12:22:31 »

As madeira que posso comprar aqui não estão no "menu" dos cupins, rsrsr! Que vai dar trabalho eu sei. O resultado sonoro certamente ficará bom, assim como o aspecto visual. O preço não achei assim tão caro, pois dois metros quadrados são mais que suficientes para os gabinetes do amplificador e do alto falante. A R$ 65,00 o metro quadrado, adicionando os outros custos chega a um total de R$ 200,00. o que considero um preço bem atraente para um conjunto de caixa/head de boa qualidade.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, as 17:16:53 por xformer » Registrado
David Loos
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« Responder #5 : 20 de Janeiro de 2015, as 13:30:48 »

Madeira maciça de qualidade para o head eu concordo, fica bonito, os parafusos não vão espanar, etc...

Mas para a caixa, além do preço, (que aqui na minha cidade, compensado naval para uma caixa 1x12 me custou R$35,00) eu acho que afeta diretamente no som, não?

Certa vez eu li que enquanto mais '"ruim" a madeira da caixa (MDF cru, aglomerado, pinus, etc...) melhor o som, pois a acústica dela favorece bastante as frequências.

É aquela coisa, que tem gente que faz caixa em acrílico e reclama que o som é muito "seco" perde o som aveludado, e precisa ser colocado uma manta acústica dentro.

Mas se é por fim estético (e o peso e o preço estão dentro do esperado) acredito que vais precisar só de uma manta acústica dentro da caixa para não ter tanta reverberação!
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Ramsay
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« Responder #6 : 20 de Janeiro de 2015, as 16:05:22 »

Citar
Certa vez eu li que enquanto mais '"ruim" a madeira da caixa (MDF cru, aglomerado, pinus, etc...) melhor o som, pois a acústica dela favorece bastante as frequências.

Isso é mito.
Em se tratando de caixas pra guitarra o tipo de madeira não é relevante.

Mas, se a caixa for para contrabaixo, aí sim, a madeira quanto mais maciça e pesada for melhor, além do que as dimensões da caixa tem que ser precisas.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2015, as 16:53:05 por Ramsay » Registrado
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« Responder #7 : 21 de Janeiro de 2015, as 00:19:16 »

Bem a única regra que realmente existe é o gosto do guitarrista, pois há boas caixas feitas dos mais diversos materiais. É por isso, creio eu, que estamos aqui no Handmades, para construirmos nossos equipamentos de acordo com nossas preferências. Foi justamente por isso que fiz a pergunta no início do tópico, pois não encontrei nenhum ponto realmente negativo em fazer a caixa em madeira. Até o peso acaba não sendo um problema, pois pelos meus cálculos, o conjunto todo deve pesar em torno de 30 kg.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2015, as 11:28:32 por xformer » Registrado
David Loos
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« Responder #8 : 21 de Janeiro de 2015, as 06:48:10 »

É, gosto pessoal é coisa que não se discute!

Eu comentei porque cheguei a fazer algumas experiências, fiz uma 2x12 em MDF (era um MDF 15mm e tinha fórmica dos dois lados) e era ruim de transportá-la, material muito pesado, e o som dela não me agradava, quando eu ligava ela no head do baixo, o timbre ficava legal, mas no head da guitarra o som não tinha jeito de ficar legal...

Vai ver era por culpa das dimensões da caixa mesmo, depois eu fiz uma mini Marshall 2x12 em compensado naval, que além de ficar quase 1/3 do peso, eu tinha mais clareza nas notas (usando o mesmo head e os mesmos falantes)

Talvez eu esteja falando besteira ou é efeito placebo, mas achei o som da caixa de compensado naval melhor.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2015, as 11:25:33 por xformer » Registrado
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« Responder #9 : 21 de Janeiro de 2015, as 09:28:46 »

O problema talvez tenha sido a formica, é um material muito reflexivo (acusticamente falando).

A questão do peso do MDF é relevante realmente, mas justamente por ser um material denso, pesado e não ter fibras orientadas (como a madeira de verdade), ele se comporta otimamente na fabricação de caixas acústicas, especialmente nas frequências mais graves.

Compensado naval é uma ótima opção para caixa de guitarra, e nem tanto em caixas para baixo (a menos que seja muito bem travada e reforçada). Dizem que as vibrações decorrentes das frequências mais baixas podem literalmente desintegrar a cola que une as lâminas de madeira. Compensado de virola (aquele mais baratinho e levinho, que se acha em todo lugar) é ruim. Compensado sarrafeado, nem pensar.

Quanto à madeira maciça, o resultado pode ou não ser agradável. Depende do tipo da madeira. Adianto que as madeiras que os entendidos alegam oferecer bons resultados (ao menos em caixas para HiFi) são financeiramente inviáveis. Além disso, madeira maciça empena com certa facilidade. Pessoalmente, acho que em caixa para guitarra a relação custo/benefício não é favorável.

Alguns amplificadores clássicos Fender tinham caixas em pinho, mas ao contrário do que reza a lenda, este material não era usado devido às suas boas qualidades, e sim porque era a opção mais barata na época (compensado era novidade naqueles anos e custava caro, aglomerado apareceu anos depois e passou a ser usado largamente, já o MDF não estava nem em fase de projeto).
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Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
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« Responder #10 : 21 de Janeiro de 2015, as 20:37:01 »

A madeira empena se for usada antes do tempo, ou seja, tanto para fazer instrumentos, quanto para qualquer outra aplicação, ela precisa estar seca. Tanto é que há muitos bons instrumentos feitos com madeiras de demolição, ou guardadas por vários anos. O processo que planejo é muito semelhante a este:
http://www.pisotones.com/Pantalla/Magogris/Pantalla_1x12.pdf
Porém a caixa ficará mais larga para combinar com o head. Aqui outra coisa, a forma como a caixa é construída pode influenciar em muito sua sonoridade.
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« Responder #11 : 21 de Janeiro de 2015, as 20:51:15 »

Já que vai usar madeira de verdade, que tal unir as tábuas com finger joints? Eles são assim:

A junção entre as peças de madeira ficará bem mais resistente.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, as 17:17:44 por xformer » Registrado

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« Responder #12 : 21 de Janeiro de 2015, as 21:53:13 »

Se for fazer a caixa de madeira maciça, acho bem melhor colar e parafusar os lados da madeira a uma meia cana para isolamento acústico e facilidade no trabalho.


Abraços, Saúde e amor!
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« Responder #13 : 21 de Janeiro de 2015, as 23:36:21 »

Já que vai usar madeira de verdade, que tal unir as táboas com finger joints? Eles são assim:

A junção entre as peças de madeira ficará bem mais resistente.

Por que você acha que  vou usar madeira maciça?  Grin
Já sei até como vou fazer.

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Se for fazer a caixa de madeira maciça, acho bem melhor colar e parafusar os lados da madeira a uma meia cana para isolamento acústico e facilidade no trabalho.


Abraços, Saúde e amor!

A meia cana será interessante nas laterais e traseira da caixa, na paca frontal e dorsal é preciso usar cantoneiras de metal.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2015, as 23:43:28 por 007 » Registrado
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« Responder #14 : 22 de Janeiro de 2015, as 00:31:39 »

Então você vai usar as duas técnicas?
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