Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 21:27:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de CNC  (Lida 13834 vezes)
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« : 29 de Janeiro de 2015, as 12:56:27 »

Eu vi que aqui no grupo a um tempo o pessoal estava dando andamento ao projeto de uma CNC homemade.

Tenho pesquisado bastante a viabilidade de um projeto de uma CNC capaz de usinar alumínio. Existe no Youtue o projeto de um brasileiro que a meses parou de postar videos na quinta parte sem concluir o projeto. No caso desse projeto, a base onde fica a peça a ser usinada é móvel (eixo X).

Encontrei também o projeto de um americano que fez uma bem grande e tem passo a passo todo o projeto. Nesse projeto a base é fixa e ele instalou guias que movem a mesa de usinagem no eixo X também.

A estrutura dois projetos foi feita com alumínio perfil estrutural de 40mm, fiz umas cotações e encontrei esse perfil por R$ 25,00 por metro. O brasileiro gastou uns 4 metros desse perfil para a estrutura.
Fusos de esferas de 16mm encontrei por R$ 150,00 o metro e mais R$ 200,00 a castanha. Acho que se encontra mais em conta esse item além de que fuso trapezoidal também dá e é bem mais barato.

Pelas minhas contas, a estrutura fica em média R$ 1.500,00, como no video do brasileiro.
Encontrei também um cara que vende a parte mecânica por R$ 1.249,00 (Imagem abaixo)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


CNC Hobby com 1500 reais - Parte 1 - Materiais

CNC Router Build Part 1

Chegaram a concluir algum projeto de CNC?
Mais alguém se aventurou?
Como fizeram a parte mecânica?

Abração
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, as 13:00:13 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #1 : 29 de Janeiro de 2015, as 13:59:37 »

eu estou tentando adquirir as peças para fazer uma router cnc para placas e usinagem de peças artísticas em polímeros e madeira coisa pequena de 30x30 no máximo e está bem dificil conseguir materiais a um preço mais baixo.

-----
poderia passar o contato desse cara que faz essa parte mecanica do spoiler? é aluminio ou ferro? ele manda com os motores de passo?
« Última modificação: 07 de Junho de 2015, as 14:47:29 por xformer » Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #2 : 29 de Janeiro de 2015, as 14:08:21 »

Poderia passar o contato desse cara que faz essa parte mecanica do spoiler?

Pelas fotos é toda em alumínio, ele tem um modelo mais forte, maior e mais caro que em passo curto pode ser usada para cortar alumínio.
Esse modelo de R$ 1.249,00 pode ser usada para fresar alumínio, instalando motores de passo de 12kgf/cm²

O contato é:
Duarte
Telefone: 11 25282697
Email: gerencia (arroba) monteseucnc (ponto) com (ponto) br

O Duarte responde prontamente as questões por email. Ele também vende fusos, mancais, eixos, etc e outras peças.

PS: No contato, se puderem, digam que eu indiquei, quem sabe eu não consigo angariar um belo desconto com ele  Cheesy

Abração
Registrado

Juliano Oliveira
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #3 : 29 de Janeiro de 2015, as 18:40:28 »

Estava montando uma, a placa está quase pronta (CNC3AX). Pensei em fazer a estrutura em MDF para reduzir custo.
Registrado

Americana-SP
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #4 : 31 de Janeiro de 2015, as 19:39:40 »

Uma estrutura em mdf, não aguenta muito tranco, se está pensando em trabalhar madeiras duras para guitarras.
Pense nisso, o barato pode sair caro.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #5 : 02 de Fevereiro de 2015, as 11:06:43 »

Exato,

Por isso alumínio é mais indicado, usando esses perfis estruturais, não tem erro. Os fusos também fazem diferença (de esferas ou trapezoidais).
O kit do Duarte parece dar conta da maioria dos casos, usando bons motores de passo, claro. E pelo valor, difícil fazer um kit por menos que isso e com qualidade, qualidade essa que eu espero que esse kit tenha.
Registrado

Juliano Oliveira
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #6 : 02 de Fevereiro de 2015, as 19:53:52 »

Concordo, espera-se obter melhores resultados com alumínio, mais ainda se for adquirir o kit (espera-se que esse kit já foi montado e testado), por outro lado, penso que a estrutura e os motores não devam sofrer o "stress" da máquina em operação, existe uma razão entre a capacidade de corte e velocidade de fresagem. Se a capacidade de corte for menor que a força empregada pelos motores, então fatalmente, há sobre carga na estrutura e nos motores, mas se a capacidade de corte for maior, não há esforço significativo sobre a estrutura e os motores.... faca bem afiada cortando filé mignon.
Outro detalhe importante sobre essa relação, por exemplo, a CNC3AX não possui feedback, portanto ela não sabe quanto do trabalho foi executado, apenas envia informações para os motores, na condição de "stress" poderia  levar a perda de passo independente do tipo de estrutura empregada.

Vejam algumas CNC em MDF
https://www.youtube.com/watch?v=7c6pMgqoY2E
Registrado

Americana-SP
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #7 : 04 de Junho de 2015, as 11:58:33 »

Eu estou estudando aquele projeto, bem simples, de CNC com Arduino e gostaria de saber se algum dos amigos sabe me informar qual seria o torque mínimo dos motores de passo para cortar MDF de 6 e 9 mm?
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #8 : 05 de Junho de 2015, as 23:05:27 »

Eu estou estudando aquele projeto, bem simples, de CNC com Arduino e gostaria de saber se algum dos amigos sabe me informar qual seria o torque mínimo dos motores de passo para cortar MDF de 6 e 9 mm?

Tudo certo VOX?então eu estou andando nesta empreitada de CNC acredito que seja necessário no minimo motores de 10kgf.cm nos eixos para cortar MDF com velocidade baixa vai depender muito do spindle (fresa/retífica) que for utilizado, em geral tem rotação acima dos 20mil RPM e potencia acima de 400W.

Outro fator para a escolha dos motores dos eixos é o tamanho da máquina, quanto maior a maquina, maior será a inercia e peso a ser deslocado em XYZ logo precisaria de motores maiores.

Tem alguns foruns brasileiros sobre CNC, talvez seja mais indicado encontrar esta informação nestes forum.

Obviamente se tiveres algum progresso poste-o aqui.


A respeito do ARDUINO, não domino sua linguagem, e indico algo mais  simples e barato, de fácil reparo a tal CNC-3AX, para entrada paralela/serial (não lembro). Eu comprei uma placa USB baseada no TB6560AHQ com 4 eixos, então para mim será via USB se queimar não tenho como reparar só simples e cara R$$$$ substituição. O meu intuito é prototipagem de placas, e quem sabe fazer algum corpo de guitarra mas isso é futuro.
 

« Última modificação: 07 de Junho de 2015, as 14:46:19 por xformer » Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #9 : 06 de Junho de 2015, as 18:28:23 »

Grato betoknigth, muito útil suas dicas.
Essa CNC com arduino que eu pretendo montar é ideal para fazer placas, usando uma área de trabalho de uns 20 x 20 cm.Eu que pensei em adaptar para cortar MDF.
É um projeto muito simples, meio gambiarra até, hehehe...usa trilhos telescópicos de gaveta e barra de rosca de 1/4 para fazer os eixos.
A parte eletrônica é composta por um Arduino e três Easy Drive, um para cada motor de passo.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #10 : 07 de Junho de 2015, as 12:51:22 »

Pelo que já li, esses trilhos telescópicos não oferecem precisão, então para placa não e recomendável. A barra roscado é tranquilo.

Ha dois jeito de se usar a CNC para fazer placa: por supressão mecânica com a ferramenta de corte/desbaste ou usando laser de baixa potencia. Pinta-se a placa com tinta resistente a agua, uma fina camada, ai com o laser faz evaporar onde deve deixar de ter o cobre, apos esta etapa corroi-se normalmente em acido.

Claro a maquina pode ser usada para varias atividade.

Eu recomendo fazer as guias com cantoneiras e rolamentos, pode dar mais serviço que os trilhos telescópicos, mas fica bem preciso.
« Última modificação: 07 de Junho de 2015, as 14:44:53 por xformer » Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #11 : 07 de Junho de 2015, as 14:16:07 »

Poderia me passar um link para que eu visualize o tipo de cantoneira que o amigo sugere?
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #12 : 07 de Junho de 2015, as 22:33:43 »

Poderia me passar um link para que eu visualize o tipo de cantoneira que o amigo sugere?

ta na mão...

http://www.instructables.com/id/Build-a-CNC-Router-from-Scratch-Part-2%3a--Complet/?ALLSTEPS
Registrado
FelipeLazarini
Visitante
« Responder #13 : 08 de Junho de 2015, as 13:48:59 »

Em relação aos trilhos telescópicos eu vi um cara que faz e ensina a fazer, e ele usa pra desenhar nas placas de fenolite, e tem uma ótima precisão!
Segue o blog dele:http://professormarlonnardi.blogspot.com.br

E a mesma CNC é utilizada pra usinagem de algumas peças em um tipo de madeira fina, e ela ficou bacana e com um custo bem em conta pra quem quer apenas pra fazer as placas de circuito, ou algumas peças em madeira.
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #14 : 08 de Junho de 2015, as 15:04:31 »

Valeu betoknigth.

FelipeLazarini:É exatamente esse projeto que estou estudando.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal