Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 14:36:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Electronic Projects for Musicians  (Lida 19308 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« : 13 de Junho de 2010, as 19:08:14 »

Eu não sei se esse é o lugar certo para isso, mas seguem links para um livro bastante interessante, da década de 80, com circuitos e projetos completos para pedais de guitarra e afins.  É de Craig Anderton, o criador do Tube Sound Fuzz.  Eu adicionei um link para um arquivo muito raro, que é o disco de demonstração dos efeitos contidos no referido livro.  Divirtam-se.  Abraço a todos. 

Livro:
http://www.4shared.com/get/313291522/32bde38c/Craig_Anderton_-_Electronic_Pr.html

Disco:
http://www.4shared.com/get/313298075/aa6d0f0b/Electronic_Projects_for_Musici.html
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 13 de Junho de 2010, as 19:12:11 »

Boa, Adiel! Bravo

Eu montei algumas coisas desse livro, muito bons projetos! O Ring Modulator uso até hoje! Há em algum lugar, acho que no GGG idéias de substituiçào de componentes, principalmente os OpAmps que ele usava, nào encontráveis nem no Leste Europeu!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #2 : 13 de Junho de 2010, as 19:32:31 »

A primeira edição deste livro é de 1975. Nesse livro ele usa um dual op amp (4739) de 14 pinos, muito raro. No próprio livro ele emsina a substituir por um 4558. No GGG há várias placas já reformatadas para um dual op amp de 8 pinos. 
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #3 : 13 de Junho de 2010, as 19:45:09 »

Eu consegui achar alguns 4739 por aqui, há algum tempo, sem dificuldades.  Devo ter uns 2 ou 3 ainda.  O mais interessante desse livro é que ele é muito didático.  Foi muito difícil adquiri-lo, em 1986, pela impossibilidade (entenda como dificuldade absurda) de importação na época.  Um amigo meu da força aérea trouxe um para mim, que custou U$16.95 pela PAiA.  Os projetos são muito fáceis de se adaptar, pois não são muito complexos, e funcionam muito bem.   Abraço!
Registrado

Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #4 : 13 de Junho de 2010, as 21:04:27 »

Voce pode se considerar um sujeito de sorte. O J.D. Sleep (GGG) disse que nunca conseguiu encontrar um 4739 nas lojas já na época do lançamento do livro. O meu eu também consegui nos tempos duros. Troquei com um novaiorquino que fazia intercâmbio na UFC, por um livro (muito bom e raro) sobre literatura de cordel. Quando ele voltou para os EUA enviou o EPFM para mim.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 13 de Junho de 2010, as 21:57:27 »

Eu e um amigo pedimos para outro amigo comum trazer os dois livros do CA da época: Este EPFM e um de Home Studio. O de HS ficou para mim e o EPFM para esse amigo. Assim pegava emprestado vez por outra e "xerocava" um projeto para montar. Como nunca encontrei os tais Dual OpAmps de 14 pinos adaptei as placas para os CI's que encontrava. Fiquei feliz quando vi a placa no GGG do Ring Modulator exatamante igual ao layout que fiz. Ele está aqui funcionando com a fonte simétrica que também fiz do projeto do CA. Eu já pensava em usar um MAX1044/ICL7660S para nào ter que usar a tal fonta na pedaleira, mas como adquiri um EHX Ring Thing, deixei-o para brincar em casa mesmo.
A qualidade e a simplicidade dos projetos são fantásticas. Acho que foi um presente para o site inteiro!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #6 : 13 de Junho de 2010, as 22:03:34 »

Voce chegou a montar o phaser?
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 13 de Junho de 2010, as 22:14:38 »

Na verdade ajudei esse amigo dono do livro a montar, pois na época tinha um phaser da Giannini, o verdinho e tinha montado o do CCDB dentro de um pedal Sound para usar o pedal como controle do efeito "phasing", tirava onda com o pedalzinho. Nào lembro bem do som do phaser do CA, mas o que me vem à memória é que soava bem, aliás como praticamente todos os projetos do livro.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #8 : 13 de Junho de 2010, as 22:20:43 »

Voce lembra o valor máximo dos ldrs e se tinha muito "tic tic" do lfo?
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 13 de Junho de 2010, as 22:34:19 »

Rapaz, a memória aqui é de baixíssima capacidade de armazenamento...rs

A única coisa que lembro é que havia um tal CLxxxxxxx e depois de muitas perguntas ao colega mais "expert" desenvolvemos o acoplador com LED e LDR. No caso o único tipo de LDR que encontramos, agora se tina tic, nào lembro. na verdade já estávamos maravilhados por funcionar...rs

Um projeto que nào está nesse livro mas também existia em forma de kit da PAIA era o QuadraFuzz (acho que era esse o nome). Eu fiz o layout e a montagem mais porcos da minha vida, mas funcionou, pouco tempo, mas funcionou. Tá aí uma coisa que montaria novamente. Outro dia reencontrei o circuito na rede. Deve estar no outro PC. Vou ver, quem sabe alguém se aventura a fazer um layout bacana pra ele!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #10 : 13 de Junho de 2010, as 22:54:13 »

Se eu não estou enganado o CLM6000 tem no ldr a resistência máxima de 500k e só consegui até hoje ldr´s de 10m, e como são 4, deu muita preguiça de montar o phaser e ajustar os 4. Mas pelos samplers do disquinho o som é muito bom.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #11 : 13 de Junho de 2010, as 23:04:29 »

Outro dia reencontrei o circuito na rede. Deve estar no outro PC. Vou ver, quem sabe alguém se aventura a fazer um layout bacana pra ele!


Demorou Alex.. eu me comprometo em fazer o tal layout
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 13 de Junho de 2010, as 23:07:51 »

FORMOU! Metaleiro

http://www.paia.com/ProdArticles/quadrafz-design.htm

Fica a sugestão de usar Quad OpAmps's, pois tem é OpAmp no bicho!

E se quiser ainda incluir um MAX1044/ICL7660S, nào vai mal, heim?
« Última modificação: 13 de Junho de 2010, as 23:13:03 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #13 : 13 de Junho de 2010, as 23:08:48 »

No projeto do Phaser, basta colocar resistores em paralelo com os LDRs, limitando a resistência máxima de cada um, talvez de uns 470K, ou de 560K.  Esse layout do Quadrafuzz vai dar um belo trabalho, Big!  
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 13 de Junho de 2010, as 23:11:27 »

Adiel, coberto de razào. Eu há tempos fiz um autofilter da DOD e ele teimava em nào funcionar direito pela mesma razào. Com resistores em paralelo com os dois LDR's ficou ótimo!

Poxa, Adiel, nào põe medo no cara! Cheesy
« Última modificação: 13 de Junho de 2010, as 23:13:49 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal