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Autor Tópico: Craig Anderton Quadrafuzz  (Lida 9466 vezes)
biglouis
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« : 14 de Junho de 2010, as 14:51:30 »

Recentemente nosso querido membro Adiel abriu um tópico disponibilizando o livro Electronic Projects for Musicians de autoria de Craig Anderton, e dentre os inúmeros projetos contidos no livro, acabou por se destacar no tópico o tal Quadrafuzz... um circuito de fuzz diferente do tradicional, e ao que parece, bem promissor!

Abro esse tópico com o intuito de discutirmos o que pode ser feito em relação ao projeto em questão, para que assim seja desenvolvido um layout decente e tenhamos mais um excelente projeto para a comunidade Handmades!

O esquema em questão segue a baixo



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De início, acho válida a sugestão do Alex de usar um ci para gerar a tensão negativa do projeto, podendo assim, ser alimentado com uma fonte comum.

Pra isso temos o MAX1044 e o ICL7660...

Outra coisa a ser analizada é se o projeto será mantido da forma como mostra o esquema, com esse monte de jacks e chaves, ou se é interessante dar uma "enxugada" nele...

Acho que no lugar de vários jack out, daria pra usar uma chave rotativa, ou algo do gênero.
« Última modificação: 14 de Junho de 2010, as 14:55:27 por biglouis » Registrado
Jairo
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« Responder #1 : 14 de Junho de 2010, as 15:26:50 »

Só retificando a informação. A origem do circuito: ele está publicado no DIY Projects for Guitarrists (disponível na área do iniciante), não no EPFM. E vamos ao quadrafuzz. Tudo do Craig Anderton  Palmas é muito bom...
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Alex Frias
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« Responder #2 : 14 de Junho de 2010, as 16:14:34 »

Jairo, bem colocado, mas vou evitar fazer piadinha com sua declaração sobre tudo do CA ser muito bom, afinal voce é um cara maneiro...rs Metaleiro

Bom, de cara, acho que precisamos definir o objetivo do projeto: manter em formato de rack (ou coisa que o valha), ou produzir uma unidade funcional e enxuta em formato de pedal. De cara já eliminaria as duas entradas para tipos de sinal diferentes. Deixando apenas uma referente ao sinal comum de captadores de guitarra. As 4 saídas individuais de cada canal (de cada uma das 4 faixas de freq. distorcidas) também podem ir passear...rs

Na verdade imaginei esse pedal com 5 knobs o que já é bastante coisa para um fuzz, aliás alguém lembra de um fuzz famoso com 5 knobs? hehehehe
Um knob de ganho/drive global (como já há no projeto original) e os pots de mix para cada um dos 4 canais de distorção.

Loop effects... não!

Vamos em frente!

Podemos tentar testar, mesmo que com layout provisório uma versão do circuito sem o 1044/7660S, usando o divisor de tensão velho conhecido para obter +4.5/-4.5v.
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« Responder #3 : 14 de Junho de 2010, as 16:22:53 »

Pra mim o legal mesmo é uma unidade pequena, formato de pedal mesmo...

E ja que tocou no assunto Lex, ja montou o Too Many Knobs?
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Jairo
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« Responder #4 : 14 de Junho de 2010, as 16:23:48 »

Jairo, bem colocado, mas vou evitar fazer piadinha com sua declaração sobre tudo do CA ser muito bom, afinal voce é um cara maneiro...rs Metaleiro

Obrigado mesmo. Mas ainda bem que fui eu quem colocou... Cheesy

Acho que o formato mais enxuto, em forma de pedal cai mais nos nossos propósitos handmades.
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biglouis
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« Responder #5 : 14 de Junho de 2010, as 16:28:38 »

Bom... está mais que na hora de começar a redesenhar esse esquema então...

Tem coisa pra caramba ai ein... to vendo até uma chave momentanea...

Imagino que aquela parte da regulagem da alimentação possa ficar de fora também né?
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« Responder #6 : 14 de Junho de 2010, as 16:40:26 »

Como o Alex disse, depende do que se quer do projeto: rack ou pedal. Seria interessante, para quem tem interesse em montar o completo Anjo dar uma opção em relação às chaves e os jacks, com jumpers e fiação externa. Desse jeito, quem quiser montar a versão compacta, bota os jumpers, quem quiser a versão em rack, conecta os switches e os jacks Cool
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« Responder #7 : 14 de Junho de 2010, as 16:52:49 »

Pode ser feita primeiro a versão mais compacta, para agilizar o processo e para experimentar o circuito sem que seja preciso gastar muito. Depois vai se adicionando o que ficou de fora.
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Adiel
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« Responder #8 : 14 de Junho de 2010, as 17:59:38 »

Vou ter que achar uma fôrma de empada maior...  rsrsrs
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Alex Frias
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« Responder #9 : 14 de Junho de 2010, as 19:19:48 »

Adiel, recomendo uma forma de pão!

Quanto à questào "deixar opções para quem quiser montar o projeto todo", bem, já existe no html todos os passos e criar muitas opções, na minha humilde opiniào, poderia tirar o foco objetivo. Eu particularmente voto em deixar em formato pedal com o mínimo necessário. Quem quiser ir criando mais possibilidades pode ir colaborando com idéias e layouts alternativos.

Há mais coisas a se deixar de fora também. Vou dando meus pitacos e espero que os outros também!
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« Responder #10 : 14 de Junho de 2010, as 20:38:24 »

Eu estou nessa idéia também Alex... vamos enxugar o bicho!
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O que da pra ir mexendo ai?

Vou começar a desenhar um esquema novo aqui...
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Scorpion
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« Responder #11 : 15 de Junho de 2010, as 10:56:37 »

seria mais ou menos isso

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usando chaves acho que dá pra ser feito assim
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, as 11:22:14 por Scorpion » Registrado
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« Responder #12 : 15 de Junho de 2010, as 11:48:58 »

Eu discordo tremendamente do controle ATTACK ser opcional. Ele é justamente o que alterará o "drive" dos estágios de distorção por banda passante. Acho-o essencial para a flexibilidade do projeto.

Em contrapartida acho o pot de volume final do output mix dispensável, já que simplesmente o volume final pode depender apenas da soma dos volumes de cada estágio individual por seus próprios pots. Ele nào deixa de representar uma facilidade, pois após regular o timbre de acordo com a mistura desejada, pode-se corrigir o volume final independentemente. Já o controle individual de volume de cada um desses 4 estágios, sim, considero indispensável!

Quanto às chaves, acho "too much" mas é fácil deixá-las para serem ou nào colocadas ligadas aos pots de controle de volume individual por canal, off board mesmo. E talvez seja necessário aterrá-las quando em off... acho...rs

Já o seu segundo "esquemático", sinceramente, nào entendi o objetivo, poderia dar uma explicação sobre ele?

Outra coisa, tem de se ter em mente qual é a parte a ser eliminada para instrumentos com "line level", obviamente a que apresenta ganhos menores... Acho que nào foi essa a sua escolhida.

Minha idéia é fazermos isso com bastante calma e cercando o máximo de pontos possível para nào eliminarmos o timbre interessante e a proposta criativa do projeto original.

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Na verdade, voltando a falar em chaves, uma que eu acho interessante manter seria a do canal de "altas", ela estabelece um tipo de escolha entre"filtro "passa banda" e "passa alta" para esse estágio.
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, as 12:02:13 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #13 : 15 de Junho de 2010, as 12:02:57 »

Gostei do primeiro esquema do Scorpion, que por sinal, é basicamente o que eu estava pensando aqui...

Quanto ao segundo, não entendi também... rs
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Alex Frias
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« Responder #14 : 15 de Junho de 2010, as 12:24:59 »

Prefiro que nos baseemos nos esquemas apresentados no livro, encontrados no arquivo ".rar" postado aqui no site:

« Última modificação: 15 de Junho de 2010, as 12:26:58 por Alex Frias » Registrado

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