Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:07:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Craig Anderton Quadrafuzz  (Lida 24921 vezes)
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« : 14 de Junho de 2010, as 14:51:30 »

Recentemente nosso querido membro Adiel abriu um tópico disponibilizando o livro Electronic Projects for Musicians de autoria de Craig Anderton, e dentre os inúmeros projetos contidos no livro, acabou por se destacar no tópico o tal Quadrafuzz... um circuito de fuzz diferente do tradicional, e ao que parece, bem promissor!

Abro esse tópico com o intuito de discutirmos o que pode ser feito em relação ao projeto em questão, para que assim seja desenvolvido um layout decente e tenhamos mais um excelente projeto para a comunidade Handmades!

O esquema em questão segue a baixo



Mensagem Mesclada
De início, acho válida a sugestão do Alex de usar um ci para gerar a tensão negativa do projeto, podendo assim, ser alimentado com uma fonte comum.

Pra isso temos o MAX1044 e o ICL7660...

Outra coisa a ser analizada é se o projeto será mantido da forma como mostra o esquema, com esse monte de jacks e chaves, ou se é interessante dar uma "enxugada" nele...

Acho que no lugar de vários jack out, daria pra usar uma chave rotativa, ou algo do gênero.
« Última modificação: 14 de Junho de 2010, as 14:55:27 por biglouis » Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #1 : 14 de Junho de 2010, as 15:26:50 »

Só retificando a informação. A origem do circuito: ele está publicado no DIY Projects for Guitarrists (disponível na área do iniciante), não no EPFM. E vamos ao quadrafuzz. Tudo do Craig Anderton  Palmas é muito bom...
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 14 de Junho de 2010, as 16:14:34 »

Jairo, bem colocado, mas vou evitar fazer piadinha com sua declaração sobre tudo do CA ser muito bom, afinal voce é um cara maneiro...rs Metaleiro

Bom, de cara, acho que precisamos definir o objetivo do projeto: manter em formato de rack (ou coisa que o valha), ou produzir uma unidade funcional e enxuta em formato de pedal. De cara já eliminaria as duas entradas para tipos de sinal diferentes. Deixando apenas uma referente ao sinal comum de captadores de guitarra. As 4 saídas individuais de cada canal (de cada uma das 4 faixas de freq. distorcidas) também podem ir passear...rs

Na verdade imaginei esse pedal com 5 knobs o que já é bastante coisa para um fuzz, aliás alguém lembra de um fuzz famoso com 5 knobs? hehehehe
Um knob de ganho/drive global (como já há no projeto original) e os pots de mix para cada um dos 4 canais de distorção.

Loop effects... não!

Vamos em frente!

Podemos tentar testar, mesmo que com layout provisório uma versão do circuito sem o 1044/7660S, usando o divisor de tensão velho conhecido para obter +4.5/-4.5v.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #3 : 14 de Junho de 2010, as 16:22:53 »

Pra mim o legal mesmo é uma unidade pequena, formato de pedal mesmo...

E ja que tocou no assunto Lex, ja montou o Too Many Knobs?
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #4 : 14 de Junho de 2010, as 16:23:48 »

Jairo, bem colocado, mas vou evitar fazer piadinha com sua declaração sobre tudo do CA ser muito bom, afinal voce é um cara maneiro...rs Metaleiro

Obrigado mesmo. Mas ainda bem que fui eu quem colocou... Cheesy

Acho que o formato mais enxuto, em forma de pedal cai mais nos nossos propósitos handmades.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #5 : 14 de Junho de 2010, as 16:28:38 »

Bom... está mais que na hora de começar a redesenhar esse esquema então...

Tem coisa pra caramba ai ein... to vendo até uma chave momentanea...

Imagino que aquela parte da regulagem da alimentação possa ficar de fora também né?
Registrado
Marcos Ceia
Visitante
« Responder #6 : 14 de Junho de 2010, as 16:40:26 »

Como o Alex disse, depende do que se quer do projeto: rack ou pedal. Seria interessante, para quem tem interesse em montar o completo Anjo dar uma opção em relação às chaves e os jacks, com jumpers e fiação externa. Desse jeito, quem quiser montar a versão compacta, bota os jumpers, quem quiser a versão em rack, conecta os switches e os jacks Cool
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #7 : 14 de Junho de 2010, as 16:52:49 »

Pode ser feita primeiro a versão mais compacta, para agilizar o processo e para experimentar o circuito sem que seja preciso gastar muito. Depois vai se adicionando o que ficou de fora.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 14 de Junho de 2010, as 17:59:38 »

Vou ter que achar uma fôrma de empada maior...  ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 14 de Junho de 2010, as 19:19:48 »

Adiel, recomendo uma forma de pão!

Quanto à questào "deixar opções para quem quiser montar o projeto todo", bem, já existe no html todos os passos e criar muitas opções, na minha humilde opiniào, poderia tirar o foco objetivo. Eu particularmente voto em deixar em formato pedal com o mínimo necessário. Quem quiser ir criando mais possibilidades pode ir colaborando com idéias e layouts alternativos.

Há mais coisas a se deixar de fora também. Vou dando meus pitacos e espero que os outros também!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #10 : 14 de Junho de 2010, as 20:38:24 »

Eu estou nessa idéia também Alex... vamos enxugar o bicho!
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

O que da pra ir mexendo ai?

Vou começar a desenhar um esquema novo aqui...
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #11 : 15 de Junho de 2010, as 10:56:37 »

seria mais ou menos isso

Mensagem Mesclada
usando chaves acho que dá pra ser feito assim
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, as 11:22:14 por Scorpion » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 15 de Junho de 2010, as 11:48:58 »

Eu discordo tremendamente do controle ATTACK ser opcional. Ele é justamente o que alterará o "drive" dos estágios de distorção por banda passante. Acho-o essencial para a flexibilidade do projeto.

Em contrapartida acho o pot de volume final do output mix dispensável, já que simplesmente o volume final pode depender apenas da soma dos volumes de cada estágio individual por seus próprios pots. Ele nào deixa de representar uma facilidade, pois após regular o timbre de acordo com a mistura desejada, pode-se corrigir o volume final independentemente. Já o controle individual de volume de cada um desses 4 estágios, sim, considero indispensável!

Quanto às chaves, acho "too much" mas é fácil deixá-las para serem ou nào colocadas ligadas aos pots de controle de volume individual por canal, off board mesmo. E talvez seja necessário aterrá-las quando em off... acho...rs

Já o seu segundo "esquemático", sinceramente, nào entendi o objetivo, poderia dar uma explicação sobre ele?

Outra coisa, tem de se ter em mente qual é a parte a ser eliminada para instrumentos com "line level", obviamente a que apresenta ganhos menores... Acho que nào foi essa a sua escolhida.

Minha idéia é fazermos isso com bastante calma e cercando o máximo de pontos possível para nào eliminarmos o timbre interessante e a proposta criativa do projeto original.

Mensagem Mesclada
Na verdade, voltando a falar em chaves, uma que eu acho interessante manter seria a do canal de "altas", ela estabelece um tipo de escolha entre"filtro "passa banda" e "passa alta" para esse estágio.
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, as 12:02:13 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #13 : 15 de Junho de 2010, as 12:02:57 »

Gostei do primeiro esquema do Scorpion, que por sinal, é basicamente o que eu estava pensando aqui...

Quanto ao segundo, não entendi também... rs
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 15 de Junho de 2010, as 12:24:59 »

Prefiro que nos baseemos nos esquemas apresentados no livro, encontrados no arquivo ".rar" postado aqui no site:

« Última modificação: 15 de Junho de 2010, as 12:26:58 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal