Siga a receita do bolo

(1/5) > >>

Eduardo:
Oi Pessoal

Quando vocês montam coisas transistorizadas, sejam pedais, amplificadores ou efeitos, sempre seguem a receita fielmente. Fazem a placa, vão atrás dos componentes exatos e levam isso muito a sério. Mas quando chegam nos valvulados, todo mundo quer inventar. Colocam transformadores com mais tensão, menos corrente, trocam valores de peças, tipos de válvulas, enfim, todo tipo de bagunça.

Quero deixar aqui um alerta. Amplificador valvulado é um tema complexo. Os componentes estão lá por uma razão. O projetista escolhe um valor de capacitor ou tipo de válvula com base em critérios claros e objetivos definidos. E depois de construído o primeiro protótipo, são feitos testes e ajustes no projeto para avaliar sua segurança e estabilidade.

Tem muito curioso na internet dizendo que alterou isso ou aquilo e o amplificador ficou "melhor". O problema é que esse sujeito não volta no dia seguinte para postar que o amplificador "melhorado" parou de funcionar, ou pegou fogo, e ele teve que mandar na assistência para que alguém consertasse a besteira que ele fez.

Se você montou algo com válvulas e não seguiu a receita a risca, não espere que funcione perfeitamente.

Abraços

Eduardo

cobalto777:
pois é...aparece cada coisa...ontem mesmo eu estava num certo forum no facebook,e um membro queria usar um transformador de saída push-pull no lugar de um single end....e ficou perguntando que adaptação precisava pra se fazer isso...eu só disse que se ele gostava de problemas e fogos de artifício dava-se um jeito....rsrsrsr

daniel_tubes:
Sou prova viva do que o Eduardo escreveu. Fiz meu primeiro amplificador  valvulado e não levei a sério os valores e paguei pelo fato de ter que refazer tudo de novo...

Não houve fogos nem explosões, mas eu arrebentei o bolso anos mais tarte..

Seguir as montagens com critério e atenção deve ser a primeira regra na lista do todo Hand Made.

At Daniel.

hgamal:
Citação de: Eduardo em 17 de Fevereiro de 2015, as 08:26:54

...
Tem muito curioso na internet dizendo que alterou isso ou aquilo e o amplificador ficou "melhor". O problema é que esse sujeito não volta no dia seguinte para postar que o amplificador "melhorado" parou de funcionar, ou pegou fogo, e ele teve que mandar na assistência para que alguém consertasse a besteira que ele fez.
...


Duvido que o Eduardo acordou e resolveu, pura e simplesmente, nos abençoar com estas sábias palavras. Aposto que tem uma história bem bizarra por trás delas! ;)

Finck:
Eu queimei dois transformadores de força por descuidar de um ínfimo detalhe de montagem (não foi intencional).

Acho que uma coisa é brincar com valores de alguns capacitores de filtros para mudar o timbre (quando se tem ao menos o ideia do que se está fazendo), outra é fazer experiências com partes "mais sérias" do circuito (e sem ter nenhuma ideia do que se está fazendo...).

E pior do que os eventuais prejuízos financeiros é o risco de morte ao qual alguns aventureiros se expõem. 

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte