Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Maio de 2024, as 00:39:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Substituiçao de i.c  (Lida 2027 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 25 de Fevereiro de 2015, as 11:31:48 »

Saudações a todos:

Comprei um marshall jackhammer para fazer uns testes, pesquisando na net falaram sobre substituição de i.c.

O que vem nativo nele e o tl072...Minha duvida e  a seguinte

O Que mudaria no som se trocar ele por outro???

fica mais forte? mais fraco? ou para de funcionar ??

Desde ja agradeço.....
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2015, as 11:56:42 »

Funciona se você colocar outro de mesma pinagem. Agora em relação ao som a mudança é pouca mas não é nada previsível, depende do circuito... Talvez possa ter alguém que lembre como cada CI soa.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 25 de Fevereiro de 2015, as 13:29:32 »

A maioria dos componentes em eletrônica são projetados para trabalhar em uma região bem conhecida. No caso dos op-amps, a região escolhida é chamada região linear. É sob estas circunstâncias que o fabricante garante as características dos componentes. Muitos op-amps, na região linear, tem comportamentos muito parecidos. Ou seja, se os circuitos forem projetados para funcionar na região linear, pode acontecer de uma eventual troca de op-amps não produzir diferenças audíveis.

No caso dos overdrivers e distorcedores, a coisa é bem outra! Eles são abusados e levados para fora da região linear. Neste caso, os resultados da troca são imprevisíveis, somente ouvindo que se saberá o resultado. Inclusive. haverá diferença entre op-amps, com mesma designação, mas de fabricantes diferentes.

Neste quesito, a coisa é bem pessoal. Não dá para garantir que o "som" do tl-081 é melhor que o do tl-061. Eu sempre duvido dos anúncios de melhorias de um circuito diante da troca de op-amps. "Melhor para quem?!?"

Outra coisa que eu costumo ver muito aqui, é o pessoal já querer mudar algo, sem mesmo saber se o resultado original era bom! Acho isso muito bizarro. Sem falar que, geralmente, o original tenha sido projetado e muito mais testado, com os componentes originais. Mas este é o mundo handmades...
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 25 de Fevereiro de 2015, as 17:12:13 »

Citar
No caso dos overdrivers e distorcedores, a coisa é bem outra! Eles são abusados e levados para fora da região linear. Neste caso, os resultados da troca são imprevisíveis

Isso acabou de acontecer comigo, mas, num pedal.
No mês passado montei um Roger Mayer Spitifire Fuzz, que ainda não tem caixa, e usando o CI pedido no esquema, um LM301AN (comprado recentemente na Farnell) achei o som bem inferior ao do pedal original, que eu tinha assistido em vídeos do Youtube.

Hoje, peguei um CI LM308N que tenho há uns 10 anos, coloquei no soquete e voilá!! o som melhorou acentuadamente e ficou bem próximo ao original, cremoso e cheio de harmônicos.
Agora, me animei a furar uma Hammond 1590B e colocar o bicho dentro.

No lugar do TL072 eu sugiro que experimente um RC4558 ou um NE5532 que podem mudar o som, pra melhor ou pra pior.



« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2015, as 17:53:12 por Ramsay » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal