Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:02:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MPLAB-X  (Lida 7714 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« : 28 de Fevereiro de 2015, as 20:23:41 »

Dentre um dos mil e-mails que recebo todos os dias, aparecia um sobre um ambiente integrado da Microchip para programação de PICs. O MPLAB-X

   http://www.microchip.com/pagehandler/en-us/family/mplabx/

Segundo a propaganda, é um ambiente multiplataforma, baseado no Netbeans, grátis e bastante versátil. No link acima, é possível baixar (grátis) o ambiente. A programação pode ser via assembler e C.

Eles liberaram uma versão do compilador deles, os XC8, XC16 e XC32, mas com versões grátis também. A cereja do bolo é que eles integraram o sdcc (Small Device C compiler) também.

Melhor é que é integrado com os produtos de programação PICKIT 2 e 3 e outros mais caros.

Usei uma tarde o produto e gostei muito. Ele herdou muita coisa legal do Netbeans como: auto completar código, auto check e correção da linguagem, software de controle de versão (SVN, CVS e Mecurial), etc.

Agora quem tem MAC e Linux, pode compartilhar projetos entre si e o pessoal do Windows. A gente aqui do G4, já compartilhamos arquivos via SVN há muito tempo. Mas sempre houve problemas, uma vez que há diferenças de plataforma - eu uso Linux e o retso da galera ainda usa Windows. Agora, na área de programação PIC a paz vai ser restabelecida.

(a questão da plataforma vai além da programação, de vez em quando pego uns arquivos do plautz apontando pata C:\... - não é culpa dele, mas dos programas que usamos)

Fiz um pequeno programa de teste, para verificar se o mesmo projeto, compilava no XC8 e no SDCC com o mesmo fonte. Funcionou! Claro que o arquivo .hex resultante fica diferente - cada compilador faz suas próprias mágicas no código, mas o efeito prático é bastante interessante.

Olhem abaix, um código que compila nos dois compiladores:

Código:
/*
 * Teste de compilação XC8 e SDCC
 */

#ifdef __XC8
#include <htc.h>
#pragma config BOREN = OFF, CPD = OFF, FOSC = INTOSCCLK, MCLRE = OFF, WDTE = OFF, CP = OFF, LVP = OFF, PWRTE = ON
#endif

#ifdef __SDCC
#include <pic16f628a.h>
unsigned int __at (0x2007) __CONFIG = _WDT_OFF & _PWRTE_ON & _INTOSC_OSC_CLKOUT & _MCLRE_OFF & _BODEN_OFF & _LVP_OFF & _CP_OFF;
#endif

void delay() {
    int counter = 0;
    for (counter = 0; counter<3000; counter++) {
        ;
    }
}

int main(void)
{
    TRISB = 0;

    while (1) {
        PORTB++;

        delay();

    }
    return 0;
}

O programa é bobo, mas o resultado é legal! Tenho pouca coisa desenvolvida em PIC, mas poder escolher entre compiladores é muito bom.

E tudo grátis!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2015, as 22:18:31 »

Faço Curso de automação industrial no IFES e la a gente usa o MPLAB-X para implementar as atividades,
Ele não é tao complicado de se mexer e possui funções que da para fazer muito coisa com os PIC's.

Forte Abraço.
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #2 : 28 de Março de 2015, as 10:13:56 »

O MPLAB-X parece ter sido desenvolvido sobre a IDE do Eclipse, isto é ótimo por questões de compatibilidade de SO's, mas também uma reação da Microchip, pois vários outros fabricantes de microcontroladores disponibilizam plugins para desenvolvimento de projetos no Eclipse.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 28 de Março de 2015, as 11:17:26 »

Acho que neste caso usaram o Netbeans não o Eclipse! Só não sei qual é o parentesco entre estes dois Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 14 de Novembro de 2015, as 07:36:08 »

Olá Haroldo

MPLAB-X instalado com todos os recursos. Vou começar a aprender como funcionam essas belezinhas!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Kamui
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 181

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 14


« Responder #5 : 14 de Novembro de 2015, as 08:15:58 »

Uso o mplab-x a um bom tem no ubuntu, só tomem cuidado na hora de comprar/fazer o gravador do pic pois nem todos são compativel com o mplab-x,
eu aconselho o pickit 3.
A vantagem é que ele assim como o netbeans tem varios recursos para facilitar a nossa vida na hora de programar.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 14 de Novembro de 2015, as 16:21:23 »

Eduardo eu não sei se você chegou a pegar a planilha (Excel) que eu bolei pra ajudar na configuração dos periféricos e hardware interno dos PICs modelos 16F e 18F. Se não pegou, dá um grito que eu te mando por email (o mesmo vale para os demais do fórum).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 15 de Novembro de 2015, as 06:34:22 »

Manda a planilha pra mim que eu hospedo no meu servidor pra todo mundo pegar.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 17 de Novembro de 2015, as 06:35:21 »

Manda a planilha pra mim que eu hospedo no meu servidor pra todo mundo pegar.

www.altanatubes.com.br/downloads/piccalc.zip

Pra usar a planilha precisa habilitar os suplementos no Excel (Ferramentas de análise e VBA, Soma Condicional, etc).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal