Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 22:08:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Barulho do LFO do Phase 90 no Orange squeezer  (Lida 2749 vezes)
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« : 03 de Março de 2015, as 08:53:09 »

Bom dia.

Montei um phase 90 e um orange squeezer juntos em uma caixa, baseados nos esquemas do tonepad. Decidi colocar um blinking led, conectando um led entre os pinos 7 do ic 1 do phase 90 e o terra (3mm alto brilho com uma resistencia de 2k2). Ocorre que com este led o lfo fica fazendo barulho. Ao desligar o led o barulho reduziu absurdamente, mas continua uma oscilação de fundo quando ligo o orange squeezer (mesmo com o phase 90 em bypass). Porque isto acontece? em razão dos dois pedais dividirem a mesma trilha de 9v? existe alguma forma de isolar o orange squeezer deste barulho? Antes que perguntem, estou usando 3pdt e aterrando o in quando em bypass o efeito.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #1 : 03 de Março de 2015, as 09:16:35 »

Fica mais fácil se postar foto da placa, layout e diagrama, acredito sim que seja em virtude de compartilhar a mesma trilha de V+…   para amenizar isto deve utilizar a técnica de "decoupling" ou seja desacoplamento, consiste em colocar um resistor de 10 a 100ohm em serie com o consumo total do pedal seguido por um capacitor eletrolítico de 47u a 100u e um de 10n a 100n formando um Circuito de filtro RC...
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 03 de Março de 2015, as 10:17:06 »

O circuito RC, na verdade é um filtro passa-baixa, ajuda mas não vai desaparecer, outra sugestão que ajuda a reduzir o tic-tic é usar um tl062 para o LFO.

Eu não faria os 2 circuitos na mesma placa, como o squeezer tem um pouco de ganho ele sempre vai amplificar um pouco o tic-tic que por si só já é difícil de se lidar.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #3 : 03 de Março de 2015, as 11:23:14 »

O circuito RC, na verdade é um filtro passa-baixa, ajuda mas não vai desaparecer, outra sugestão que ajuda a reduzir o tic-tic é usar um tl062 para o LFO.

Eu não faria os 2 circuitos na mesma placa, como o squeezer tem um pouco de ganho ele sempre vai amplificar um pouco o tic-tic que por si só já é difícil de se lidar.

O conceito passa baixa seria para linha de sinal alternado, como se trata de corrente contínua (ainda que esteja gerando uma oscilação alternada em função da circulação de corrente) é um filtro RC...

Se postar a placa teremos como perceber por onde a trilha trafegou, e por onde circula a corrente, se a trilha for fina, a impedância causará queda de tensão pela circulação da corrente consumida pelo LFO, o ideal seria que cada componente ativo (ampop, transistor, etc) tivesse sua propria linha de alimentação, algo como um star supply (análogo ao star ground).
Registrado
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #4 : 03 de Março de 2015, as 11:36:11 »

Lembrando também que o orange squeezer é um compressor, e como todo compressor ele tende a aumentar os sons de volumes mais baixos e comprime os picos do sinal:



T+
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #5 : 03 de Março de 2015, as 11:51:11 »

Estou no trabalho, sem o layout aqui, minha ideia é montar um phase 90, um orange squeezer e um big muff tudo na mesma placa. fiz um layout para isto, talvez tenha alguma falha na realização do layout. As trilhas uso um tamanho mínimo de 32 inch (acho que é esta a unidade de medida, mas não tenho certeza). O pedal ficou quase perfeito, com exceção deste pequeno ruido do lfo quando ligado o squeezer. Eu não diria que é um tic-tic, mas sim um pequeno som grave quando o lfo alterna, quase um pop.

Vou tentar o Tl 062 para ver se ajuda, verei se tenho algum em casa.

Quanto ao filtro RC, o resistor de 10r a 100r em série com o início da alimentação entendi, não entendi esta parte (seguido por um capacitor eletrolítico de 47u a 100u e um de 10n a 100n formando um Circuito de filtro RC.)

Estes dois capacitores devem ir em série com a resistência? Procurei por filtro rc no google e apareceu tanta informação que fiquei meio perdido.

Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #6 : 03 de Março de 2015, as 12:12:47 »

Estou no trabalho, sem o layout aqui, minha ideia é montar um phase 90, um orange squeezer e um big muff tudo na mesma placa. fiz um layout para isto, talvez tenha alguma falha na realização do layout. As trilhas uso um tamanho mínimo de 32 inch (acho que é esta a unidade de medida, mas não tenho certeza). O pedal ficou quase perfeito, com exceção deste pequeno ruido do lfo quando ligado o squeezer. Eu não diria que é um tic-tic, mas sim um pequeno som grave quando o lfo alterna, quase um pop.

Vou tentar o Tl 062 para ver se ajuda, verei se tenho algum em casa.

Quanto ao filtro RC, o resistor de 10r a 100r em série com o início da alimentação entendi, não entendi esta parte (seguido por um capacitor eletrolítico de 47u a 100u e um de 10n a 100n formando um Circuito de filtro RC.)

Estes dois capacitores devem ir em série com a resistência? Procurei por filtro rc no google e apareceu tanta informação que fiquei meio perdido.



[/size]b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&sa=X&ei=5s31VNy0JYmgNrSXgNAC&ved=0CAcQ_AUoAg#t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&q=RC+filter]https://www.google.com.br/search?q=decoupling+supply&espv=2&biw=1920&bih=947&source=lnms&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&sa=X&ei=5s31VNy0JYmgNrSXgNAC&ved=0CAcQ_AUoAg#t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&q=RC+filter

resistor em série e capacitores em paralelo com V+ e GND.

inch = polegada

Qual a ordem dos pedais? O colega basoni levantou uma hipotese bem coerente, se o compressor estiver após o phaser, o som da oscilação pode ser novamente amplificado pela atuação do compressor.

para pedais com modulação de amplitude acredito que seria interessante haver um trigger para um noise gate... ou seja, se não houvesse sinal entrando no efeito, o mesmo seria "grampeado" (Gate) ou seja, teria sua saida zerada.

-----
esse negocio do trigger pode ser substituido por um send/return dentro do noise gate.... tal qual ja foi executado pela boss no NS-2

« Última modificação: 03 de Março de 2015, as 12:16:00 por betoknigth » Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #7 : 03 de Março de 2015, as 13:19:35 »

Tens razão, o phase está antes do compressor, guitarra, phase, compressor, bog muff, achei que esta fosse a ordem correta. Pensei até em utilizar a 3pdt onde liga o led, soldar um fio que vá do pino 7 do lfo para o terra da chave, assim, quando estivesse em bypass o lfo estaria desligado, mas não sei se daria pop. Quanto ao noise gate, acho que entendi, mas queria resolver o pedal para que ele funcionasse independente de outro pedal de noise gate.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 03 de Março de 2015, as 18:51:25 »

No meu pedalboard, atualmente eu uso assim:

Guitarra => input NS2 => send NS2 => phaser => overdrive+distorções => return NS2 => out NS2 =>pitch shifter => delay => amplificador.
Com essa disposição, o phaser, além de ficar com o som muito mais agradável, mesmo ligado em configurações altas, fica totalmente em silêncio quando não se está tocando a guitarra.

Eu já tinha experimentado colocar o phaser após as distorções, só que assim, mesmo quando não se está tocando, escuta-se um ruído de oscilação de baixa frequência que é desagradável e inconveniente.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #9 : 03 de Março de 2015, as 20:50:21 »

Antes de tudo agradeço a todos que deram alguma dica. Bom, testei com o tl062, não fez diferença nenhuma. Alterei a posição do compressor para antes do phase 90 e também não fez qualquer diferença. Diminui o tamanho dos fios e reduziu um pouco, mas ainda continuava forte.

Depois de tudo isso, fui fazer o mais simples, tentar com outra fonte E era exatamente este o problema, a fonte Vitoos, troquei para uma fonte caseira e lá se foi embora a oscilação do lfo. Coisa linda. Desculpe toda esta função para nada, sou o primeiro a dizer que os problemas começam por uma fonte ruim. Mas esta Vitoos até agora vinha me enganando bem.

De qualquer forma, agradeço novamente.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.068 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal