Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 22:52:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Regulador 7809 não entrega 9V  (Lida 7340 vezes)
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #15 : 25 de Março de 2015, as 22:07:50 »

Já abri fontes handmades em que foi utilizado LM7810. Acredito que para a maioria dos pedais isto não seja problema, tendo em vista que pedais como OCD podem trabalhar até com 18 VDC.
Mais quanto aos CIs reguladores esta queda de alguns décimos é normal.
Abraço.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #16 : 25 de Março de 2015, as 22:51:55 »

O comentário do Ferro Velho sobre o limite dos eletrolíticos é importantíssimo!

A esmagadora maioria dos semicondutores (CI´s, transistores) usados nos pedais aguenta tensão maior do que os 9V, mas os eletrolíticos podem não aguentar. Não acho que algum pedal irá queimar com 1V a mais, a menos que o circuito (ou parte dele) já esteja trabalhando no limite dos componentes. Lembrando que se a gente medir uma bateria de 9V novinha, pode encontrar mais de 10V (sem carga ou com carga que exija pouca corrente).

Sobre este problema de montar a fonte com o CI regulador certinho, etc, etc, e na "hora do vamos ver" a tensão cair, tem pequenos detalhes a considerar:

1) O transformador tem capacidade de corrente suficiente para atender à demanda do projeto? Normalmente tem, quando se trata de pedais analógicos, cujo consumo é baixo. Obviamente, se a gente pendura um monte de pedais, o consumo aumenta, daí pode ser que a fonte não aguente. Em casos de pedais digitais, o consumo às vezes é meio assustador (eu tenho um reverb Boss RV5 que sozinho consome 200mA).

2) A tensão de entrada do regulador deve ser pelo menos 3V acima da tensão esperada na saída. Há perdas no processo! Por isso que o regulador esquenta.

3) Não adianta fazer uma fonte super parruda, com transformador superdimensionado, e depois conectá-la à carga usando um cabinho fininho, ou excessivamente longo, ou com conector vagabundo e oxidado. Corolário da Lei de Ohm (U = I * R)... Quanto maior a corrente (consumo da carga), e maior a resistência (do cabo e conector) maior será a queda de tensão.

Só para comentar, lembro de ter lido em algum lugar que tem pedal (acho que era algum fuzz) cujo som fica mais legal com bateria gasta (leia-se tensão mais baixa).  E para botar cereja no bolo, mesmo que o pedal seja todo de boutique e use componentes selecionados, ainda assim seus valores terão tolerâncias.

No final, cada pedal é um pedal, mesmo que sejam aparentemente idênticos. Não é apenas a tensão de alimentação que influencia no resultado, é todo o conjunto da obra, a combinação perfeita (ou não...) de tolerâncias... Penso que há uma boa dose de sorte envolvida...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #17 : 25 de Março de 2015, as 22:57:25 »

Olha, minha opinião e a seguinte, se o projeto utiliza trimpots internamente para regulagem de bias e pontos de operação dos transistores, e imprescindível utilizar ao menos um regulador com zener e resistor para a estabilização.

 Deixar o circuito dependente de uma tensão extremamente especifica para o "correto" funcionamento (entendendo correto como o melhor timbre) e um defeito de projeto... Tensão e referência! Se a referencia muda, então mudou-se tudo... Se você depende da referência então você deve estabilizar!

 Sobre elevar a tensão de pedais que não foram projetados para isso e estragar os eletroliticos na certa... Em um primeiro momento, esta tudo OK, com o tempo ocorre aumento da impedância interna, aquecimentos e ele deixa de funcionar... Se forem de tântalo eles explodem, simples assim... Os digitais possuem reguladores internos de 3v3, 5v, mas a parte analógica ainda funciona com tensão mais alta. Eu não arriscaria utilizar 12v...
 
 Ferro, se você disse a eles que iria utilizar uma fonte (é um carregador de bateria) em um pedal os caras surtaram haha, não e nem questão do volt a mais e sim que ela não e uma fonte típica!  Em determinados momentos pode ser que a tensão seja maior que a especificada...

 Creio eu que um pedal de 18v utilize capacitores e componentes de no minimo 25v (ate por ser este o valor nominal acima).

 Um abraço!

 Eduardo
« Última modificação: 25 de Março de 2015, as 23:01:20 por Ledod » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #18 : 25 de Março de 2015, as 23:21:54 »

A Dica do Ledod sobre tomar cuidado com tensão mais alta em pedais digitais é crucial..., as vezes estamos tão acostumados com os analógicos que se tem um digital no meio e resolvemos testar com uma tensão mais elevada, acabou o pedal...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #19 : 26 de Março de 2015, as 08:02:44 »

Citar
Ferro, se você disse a eles que iria utilizar uma fonte (é um carregador de bateria) em um pedal os caras surtaram haha, não e nem questão do volt a mais e sim que ela não e uma fonte típica!  Em determinados momentos pode ser que a tensão seja maior que a especificada...

Eduardo eu acho que você matou a charada, eu não havia me atentado que era um carregador de bateria, por isso que os caras da catalinbread foram tão enfáticos em não usar a tal "fonte".

É, eu vou fazer assim de hoje em diante, 9V. para os pedais de modulação (digitais ou não), 12V. para os pedais de drive analógicos e valvulados, e até os 18V. para os 2 da catalinbread.

Não vou arriscar mais.

Nesta estória de tolerância de componentes eu me lembrei do meu pré fender twin que trabalhou um bocado com capacitores de poliéster bem abaixo da tensão apropriada, se não fosse pelo Kem estariam até hoje assim, ou não, já teriam explodido.  Cheesy


Abraços.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #20 : 26 de Março de 2015, as 13:37:36 »

Hoje pude testar a dica do Finck, de colocar um resistor de pequeno valor entre o pino 2 do regulador e o Terra, e de fato funciona..., adicionei um resistor de 8R2 e obtive uma tensão na saída que varia entre (9,0V e 9,01V), ou seja, perfeito...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #21 : 28 de Março de 2015, as 23:22:55 »

Olá pessoal, atualizando mais um pouco:

Testei a Fonte com um Pedal da Behringer, o NR300, que é um Noise Supressor, e a distorção do Amplificador mesmo, com a adição do resistor proposto pelo Finck..., notei uma grande diferença no som desta vez..., com a Fonte estabilizada em 9,1v.., percebi um som bem mais definido e limpo..., acreditem se quiserem..., parece outra coisa..., a impressão nítida que tive foi que tudo ficou mais clean..., enfim, posso estar errado ou entusiasmado demais, mas nós percebemos as diferenças em algo que antes, estávamos acostumados..., abraços.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal