Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 13:00:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Opiniões sobre Autocad  (Lida 5193 vezes)
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« : 26 de Março de 2015, as 11:14:43 »

Gostaria de debater com o pessoal do fórum sobre Autocad.

Minhas experiências com o Autocad começaram a quase 20 anos atrás, porém, nunca utilizei profissionalmente, tive algumas introduções na época que fazia curso técnico (na época era o Autocad rodando sob o DOS... ô tempo bom...), depois tive experiências na faculdade e sempre adorei a ferramenta, sempre a achei excepcional. Claro, lembrando sempre que nunca trabalhei profissionalmente, portanto, minhas experiências além da área acadêmica (onde montava algumas pequenas peças) é fundamentalmente para uso pessoal.

Pois bem, tenho um grande amigo pessoal que está no 4º ano de arquitetura e sempre debatemos muito sobre essa área e admito, ele me abriu os olhos para essa área, é incrivelmente interessante. Nos projetos dele, ele tem usado muito o Revit, ferramenta BIM da Autodesk voltado para arquitetura. Obviamente, a ferramenta tem milhões de recursos para arquitetos enquanto o Autocad é apenas praticamente uma prancheta virtual com recursos apenas de desenho técnico. Com o Revit ele passou a odiar o Autocad, critica praticamente todos os recursos do Autocad, não há um recurso do Autocad que ele olhe com bons olhos. Começa a criticar por ser um aplicativo pesado e passa por problemas nas ferramentas, por exemplo, as hachuras que ele diz que para grandes desenhos é uma dor de cabeça, critica a usabilidade, ruim para produtividade e a única vantagem na visão dele é que a mão de obra é mais barata.

Cheguei a pontuar que ele não pode comparar um Revit com Autocad, imagino que Revit deva ter recursos até para calcular pontos de tensão e erros no projeto arquitetônico, mas ele comenta que Autocad como ferramenta de CAD é ruim e que sua opinião não se baseia em recursos do Revit, por exemplo.

Na minha opinião, se ele fosse aluno de arquitetura 30 anos atrás, o que ele sente pelo Revit hoje sentiria pelo Autocad e desenho técnico feito a mão, seria o que ele sente pelo Autocad hoje em dia.

Pois bem, sei que muitos aqui devem ter muita experiência para falar e gostaria da opinião de vocês: Será que é tão ruim assim e eu não sei?  Angry
Registrado

Juliano Oliveira
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 26 de Março de 2015, as 11:36:09 »

Autocad é fantástico. É muito bem feito, é rápido, aceita programação externa e o escambau! Mas é muito caro!

Como muitos por ai usam, mas "craqueado" (isso é internetês?) com alterações para burlar a licença, e aqui nós somos contra este tipo de coisa, sugiro a todos uma ferramenta grátis que eu uso:

          http://www.qcad.org

Mas ela vale para desenhos 2D!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #2 : 26 de Março de 2015, as 11:36:38 »

Para te responder eu faço outra pergunta: o que é melhor, um Uno Mille ou uma Ferrari?

Tudo depende do uso que se dá. Para um eletricista instalador um Uno Mille é muito melhor que uma Ferrari, pois esta não terá lugar para suas ferramentas e material de trabalho. O SW que teu amigo usa para arquitetura pode ser extremamante útil e apropriado para o uso com arquitetura, mas daí  descaracterizar o AutoCAD por conta disso? Imagino que ele consiga fazer bons projetos mecânicos com tal SW, bem como desenhos elétricos (não planta elétrica de casa) com ele?

Hoje existem divesos CAD, especialmente focados em suas áreas de atuação (elétrica, eletrônica, mecânica, agronomia, etc) o que não desmerece, de forma alguma, o bom AutoCAD. Eu trabalho com sistemas de automação para o mercado elétrico (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica) e o padrão de desenhos nesta área á o DWG. Muitas empresas já utilizam outros CAD (aqui usamos o Engineering Base) e exportam para DWG. Mas conheço muitos projetistas que fazem tudo no AutoCAD mesmo.

Isto me lebrou uma conversa que tive com um colega há algum tempo. Ele defendia o iPad e dizia que os computadores estavam com os dias contados. Eu respondi que, para mim, o iPad era inútil. Ele ficou brabo, perguntando como eu podia dizer que o iPad era tão ruim. Eu respondi:- " não disse que ele é ruim, só disse que, para mim, ele é inútil" , pois, para mim, não serve para as tarefas quotidianas, pois não roda os SW que eu uso. Pode ser que no futuro isso mude, mas, naquele momento, era inútil.

Tudo é relativo, como já dizia Einstein.

Forte abraço.

Daniel

-----
Autocad é fantástico. É muito bem feito, é rápido, aceita programação externa e o escambau! Mas é muito caro!

Como muitos por ai usam, mas "craqueado" (isso é internetês?) com alterações para burlar a licença, e aqui nós somos contra este tipo de coisa, sugiro a todos uma ferramenta grátis que eu uso:

          http://www.qcad.org

Mas ela vale para desenhos 2D!

Gamal.

Valeu pela dica. Já vou baixar para avaliar. Adoro essas coisas OpenSource.

Uso o KiCAD há anos e não troco ele pelo Eagle por nada...

Daniel.
« Última modificação: 26 de Março de 2015, as 11:41:14 por daniellp » Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #3 : 26 de Março de 2015, as 11:49:56 »

Como muitos por ai usam, mas "craqueado" (isso é internetês?)

Eu uso uma versão de estudante, que aliás, recomendo... é só fazer um cadastro, a licença vale por 3 anos.
Já tentei usar várias de CAD, tem muitas opecnsource e de uso livre, em 2D mesmo, mas a mecânica, os recursos e tudo mais parecem que me viciaram em Autocad, sabe aquele recurso simples que você faz em um clique e fica feliz, no QCAD e em outras ferramentas eu não consigo, é uma tortura... mas gostaria de saber pra me livrar das amarras..  Cheesy

Para te responder eu faço outra pergunta: o que é melhor, um Uno Mille ou uma Ferrari?

Nas criticas ele diz que não faz comparações, as criticas são ao Autocad mesmo, como ferramenta de CAD. Por exemplo, ele acha horrível ter que cancelar um comando para iniciar outro (Ein?! Também não sei qual o problema).

Seria até uma boa pergunta, o que vocês não gostam no Autocad?!
Registrado

Juliano Oliveira
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #4 : 26 de Março de 2015, as 12:05:02 »

Trabalho com projetos de construção civil a mais de 20 anos, comecei desenhando nas prachetas, caneta a nanquim e papel vegetal. Certa vez fiz contato com autocad versão 12 para dos, na época uma verdadeira revolução, simplesmente fantástico, mudava todo conceito de DESENHO, mas aparecia então um problema, a ferramenta era terrivel para PROJETAR.

Cerca de 7 anos atrás, recebemos da autodesk versões gratuitas do revit para cada licença de autocad que compramos. Aí mudava tudo novamente, finalmente um software que era capaz de auxiliar a projetar e também a desenhar e finalizar todo trabalho nem seria preciso o autocad.

São software totalmente diferentes, o autocad é orientado a objeto enquanto o revit ao elemento, em outras palavras, quando se desenha um conjunto de linhas formando uma parede no autocad, para o software continua sendo apenas linhas, no revit é totalmente diferente, quando se desenha uma parede no revit, ele vê um elemento que possui volume, é composta por diversos materiais, pode haver aberturas, janelas, portar, receber acabamento e etc. Isso muda tudo novamente.

Actedito sim que num futuro a medio prazo o autocad pode deixar de existir, pois ferramentas distintas para cada setor produtivo estão sendo desevolvidas pra preencher a lacuna que o autocad e qualquer  outro software da mesma linha acaba por deixar.

Enfim tudo depende do trabalho a ser executado, eu não uso mais autocad para projeto,  somente para alteração ou consulta a desenhos antigos.
Registrado

Americana-SP
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #5 : 26 de Março de 2015, as 12:10:07 »

 O pessoal esquece que o Autocad é uma ferramenta "apenas" de desenho e a simplicidade dele em se desenhar faz com que até hoje ele seja atualizado e mantido no portfólio da Autodesk.

 Eu acho fantástica a linha de comandos do Autocad, mão direita no mouse, mão esquerda digitando os shortcuts e acabou, você desenha uma sala/apartamento/quadro de comando em poucos minutos. E isso que é o fantástico dele.

 Agora, se você é um arquiteto e irá utilizar modelos prontos, texturas e outras frescuras ferramentas para deixar o desenho mais bonito, o Autocad irá complicar sua vida. Justamente porque ele não foi feito para isso.

 Atualmente estou usando o Altium Designer para a confecção de PCI's no trabalho. A integração e modelagem mecânica é fantástica, além das regras de design entre outros features! Dava para fazer as trilhas e esquemático com o Autocad? Claro! Compensa? Depende da sua habilidade.

 Idem à modelagem mecânica... Softwares como o Inventor (da Autodesk mesmo) e Solid Works são os mais utilizados e funcionam perfeitamente pois utilizam os conceitos de injeção e usinagem do material para o modelamento, não é apenas um desenho... Dava para fazer com o Autocad? Sim! Compensa? Depende da habilidade novamente.

 Eu vejo a área de atuação do Autocad como uma circunferência central e todos estes outros softwares de CAD como circunferências que adentram na do Autocad.
 Ele é o "pai" e portanto o mais versátil e ao mesmo tempo o menos específico.

 Meter o pau nele não é justo, só porque ele não traça as trilhas automaticamente, não tem texturas bonitas ou não deixa claro o processo produtivo de uma peça mecânica...
 
 O ideal é você conhecer a ferramenta geral e a específica. Assim você não é limitado pelas circunstâncias de apenas um dos softwares.

 Um abração!

 Eduardo
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #6 : 26 de Março de 2015, as 13:35:59 »

Eu trabalho com Arquitetura e venho usando a 7 anos uma versão especifica do AutoCAD, o AutoCAD Architecture que me atende perfeitamente, é uma ferramenta incrível para produção de projetos em formato 3D. Porem estou tendendo muito a migrar para o Revit que além de ser uma nova tendencia do mercado parece ser bem mais completo para as necessidades do ramo de Arquitetura podendo eliminar outras ferramentas concentrando em apenas uma.
Quase nunca aplico o uso do CAD nas minhas atividades handmades a não ser no uso para pequenos planejamentos de gabinetes, organização e estética...

« Última modificação: 26 de Março de 2015, as 13:37:45 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #7 : 26 de Março de 2015, as 13:41:26 »

O curioso do Autocad é que todo mundo que eu conheço e usa ele utiliza menos de 10% dos recursos, trabalhando como uma prancheta de desenho mesmo. Na minha opinião é muito caro para quem o utiliza assim, já que ele tem muitos outros recursos, modelagem 3d, parametrismo, script e afins.

Como arquiteto, quando entrei na faculdade de arquitetura e vi que desenhar nele era a mesma coisa do que fazer a mão, mas no computador, fui logo atrás de um programa específico para a área, no caso optei pelo Revit que era da Autodesk justamente pensando na compatibilidade com o Autocad, que é disparado o software mais utilizado na área.

Minha opinião sobre ele? Para arquitetura, é péssimo! Para outras aplicações, não posso opinar!



Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #8 : 28 de Março de 2015, as 09:44:42 »

É possível fazer qualquer coisa com o Autocad, ele é muito versátil, o problema está nos resultados que se deseja obter no uso desta ferramenta. Pode-se fazer um esquema elétrico e PCB todo nele, mas seria muito mais trabalhoso que em relação ao Eagle ou Altium. A mesma comparação pode ser feita com o Solidworks ou Catia.

Obviamente, há outro elemento chamado usuário, se você está habituado com o Autocad, então, é provável que o seu desempenho nesta ferramenta seja melhor que com o uso de outro software.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 28 de Março de 2015, as 11:18:46 »

Descobri uma variação do QCAD totalmente livre:

          http://librecad.org

Usei com meus humildes arquivos e funcionou!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #10 : 28 de Março de 2015, as 11:56:53 »

 Faz um tempo eu procurei um software equivalente ao Autocad porém gratuito e encontrei o DraftSight, ja tem alguns anos que utilizo ele para desenhos 2d mecânicos e diagramas elétricos de painéis sem nenhum problema. Abro nele os arquivos gerados em Autocad e o inverso normalmente.
 É da mesma empresa do SolidWorks, ele é bem mais leve, o arquivo de instalação tem menos de 200mb.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal