Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 15:19:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MicroHead - restauração de cabeçote de contrabaixo nacional.  (Lida 4330 vezes)
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« : 30 de Junho de 2015, as 14:05:56 »

Olá Handmades,
      Estou restaurando um amplificador transistorizado antigo, porém que gosto muito do timbre.      
      Trata-se de um MicroHead de fabricação nacional, porém a única informação que tenho sobre o fabricante é uma inscrição na placa do power indicando FL Eletroacústica Ltda. AMPHEAD, REV 0.
      No momento estou sem as fotos para publicar, assim que tiver acesso a elas posto aqui também.
      Vou fazer um diário da restauração e atualizar aqui no site.
      Ele ficou muito tempo parado, pois fiquei quase 10 anos tocando somente com o instrumento desligado ou com fones de ouvido.
      Primeiramente, preciso encontrar os capacitores eletrolíticos de 24000uf e 63v com um pino em cada extremidade. Se alguém souber onde encontrá-los ficaria muito agradecido. Se alguém também conhecer o fabricante agradeço, pois procurei na net e não encontrei nada!

Abraços!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 30 de Junho de 2015, as 15:54:32 »


Eu conheci o fabricante desse amplificador. Era o Flávio, que também fabricava a linha de amplis Harmonic. Infelizmente há mais de 20 anos ele deixou de fabricar amplificadores e mudou de ramo. Devo ter aqui nos meus guardados o esquema desse amplificador. Não me lembro direito, mas não acho que houvessem capacitores eletrolíticos de 24000uF nesse amplificador.  Undecided

Se você toca ouvindo no fone, provavelmente o amplificador está funcionando bem, pois a saída de fones é a mesma saída para o falante, só que atenuada.

 Smiley
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:01:26 por Matec » Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #2 : 30 de Junho de 2015, as 16:16:20 »

Olá Matec,

      Não utilizava este aparelho para tocar com fones. Ele ficou guardado mesmo.
      Estes capacitores são dois grandes e azuis da marca JL Capacitores que ficam nas extremidades da placa do power. Não tenho como saber se são os originais, mas acredito que sejam.
      Quanto ao esquema, seria uma grande ajuda, pois a maioria dos componentes principais está raspada, dificultando a identificação. Se encontrar com o Flávio, manda um abraço para ele, pois seus amplificadores são uma verdadeira obra de arte!  Palmas Palmas Palmas
      Eu utilizava ele com uma caixa handmade "by myself" com um falante de 15" da marca SPL, aqui de Santa Catarina, falava muito! O pessoal vinha falar comigo no final do show para saber que mágica era aquela!
Abraços!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 01 de Julho de 2015, as 12:20:28 »

Olá rodlburigo

Observação:

Quando eu desenhei esse  esquemático, foi para uma revisão e conserto desse equipamento, já que não existe por aí publicado um esquema "oficial".
Na época o desenho era somente para uso imediato, então não deve ser considerado 100% correto. Mas é o próprio amplificador, não tenho dúvidas.
Espero que ajude, caso seja necessário.



Para ver a imagem em tamanho normal, abra em outra janela

Abs
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #4 : 01 de Julho de 2015, as 12:36:47 »

Grannnnde Matec!!!!!!

Sua ajuda foi incomensurável!!! Hoje mesmo vou chegar em casa e vou comparar. Pelo que analisei do esquema, é isso mesmo.
Depois posto aqui o resultado da comparação.

MUITO OBRIGADO!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #5 : 01 de Julho de 2015, as 14:55:26 »

Matec, você sabe as características do transformador? Se montar seguindo esse esquema funcionará?
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #6 : 01 de Julho de 2015, as 16:15:19 »

Olá Gfassucao,

Tudo o que sei sobre ele é que é um toróide de +48V -48V. Não medi a amperagem dele ainda. Hoje à noite vou postar umas fotos, pois aqui no trabalho os sites de compartilhamento de fotos não funcionam. Assim que comparar o esquema do Matec também informo. Se tiver correto, funciona e tem um sonzeira!!!!

-----
Consegui carregar as fotos pelo Postimage.org,

Então estão aí:

screen grab

image upload no compression

free image uploading

A primeira coisa que vou fazer após o reparo da eletrônica do ampli é tirar aquele ventilador de teto e colocar uns coolers internos em série para evitar aquecimentos, hehehe!
Após vou usar os conhecimentos adquiridos aqui no site para repaginar o visual dele.
Valeu!
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, as 16:28:54 por rodlburigo » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #7 : 01 de Julho de 2015, as 21:31:58 »

Putz, muito feio! De que adianta ter um ótimo som e por fora não passa credibilidade. Para piorar tem o preconceito com o "Made in Brazil". Talvez se tivesse caprichado no design ...
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #8 : 02 de Julho de 2015, as 11:45:22 »

Depois que eu terminar, ele vai ficar lindão, hehehe! Grin Grin

-----
Olá Matec,

Comecei a analisar o circuito e de início percebi algumas diferenças nos valores dos componentes a nos CI's utilizados.
Por exemplo os capacitores das fontes alteram de 22000uF para 24000uf. Os valores dos potenciômetros também são diferentes.
Onde você indicou o TL072, no ampli tem um NE5532, mas eles são equivalentes. Os outro componentes não consegui identificar no ampli pois estão raspados.
Outra coisa, tentei ressoldar o capacitor de 2400uF, mas soldei invertido e ele explodiu!  Batendo Cabeça Batendo Cabeça .
Depois troquei os dois por capacitores de 2200uF, pois não acheis os de 2400uF e o ampli não funcionou.
Será que é pela diferença dos valores dos capacitores ou eu devo ter queimado outra coisa no ampli?
Agradeço a atenção e ajuda de todos!
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, as 10:57:35 por rodlburigo » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal