Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:28:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Violino Cópia Antonius Stradivarius Alemã 100 anos  (Lida 7780 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 27 de Março de 2015, as 20:57:10 »

Olá,

Gostaria de saber o que poderia fazer para restaurar esse violino...

OBS.: apenas a título de informação pois será enviado para luthier especializado, mas gostaria de dicas para uma melhor conversa com o mesmo.

Obrigado












Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 27 de Março de 2015, as 21:15:17 »

Eu não sou perito em violinos, mas posso afirmar que esse aí levou uma surra danada. Quem fez isso a esse instrumento merecia cadeia.

Não creio que tenha que ser dito nada a um profissional que mexe com isso. Exceto que não foi você o culpado... Roll Eyes.

Na verdade acho que você vai ouvir um monte de coisas, nenhuma lá muito agradável. 

E prepare o bolso.  Undecided

Abs
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 27 de Março de 2015, as 21:24:09 »

Adquiri o instrumento a pouco tempo em um rolo (hoje, dia 27/03/2015), segundo o último dono o instrumento chegou a esse resultado devido ao tempo e uso por N donos ... O instrumento tem um pouco mais de 100 anos (1912), é uma cópia de um Antonius Stradivarius feito na Alemanha conforme diz a etiqueta.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 27 de Março de 2015, as 22:21:51 »

Realmente esse violino tá bem detonado.
E como nem cavalete e tarrachas tem, a restauração deve ficar bem cara.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 27 de Março de 2015, as 23:30:08 »

emanuelneto, dependendo de onde você mora, se estiver perto ou em alguma capital, melhor ainda se estiver em São Paulo, procure uma orquestra sinfônica, ou uma escola de música clássica, para primeiro ver se este violino é realmente um instrumento que tem grande valor, a partir daí você fica sabendo do nível de restauro que ele merece, quem poderia fazer e o custo.

Se ele for muito valioso, você decide se paga a restauração cara dele ou vende assim mesmo para alguém restaurar, e se não for assim tão valioso, decide se vale a pena restaurar ou se só vale mesmo colocar os componentes que faltam e tocar com ele assim como esta.

Não tome uma decisão sem antes falar com alguém que realmente entenda do assunto, um maestro, um professor de música clássica de bom nível ou até mesmo um luthier indicado por um destes que citei.


Abraço.
« Última modificação: 27 de Março de 2015, as 23:34:24 por Ferro_Velho » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 27 de Março de 2015, as 23:38:31 »

emanuelneto, se você disser de quanto foi o rolo, facilitaria pra gente te dar a melhor opinião a respeito.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #6 : 28 de Março de 2015, as 03:11:16 »

Ramsay, o valor do rolo não importa nesse momento pois nem o antigo dono sabe o valor da peça que ele disse ter adquirido também como troca nesse mesmo estado que se encontra ... sou colecionador de moedas e a pessoa que fez rolo comigo também é um numismata (colecionador de moedas) ... fizemos troca de peças (moedas) e eu levei o violino junto. Cheguei a conversar com um luthier em minha cidade (Belém), o mesmo disse que a peça está boa e não possui rachados/trincados no instrumento mas não quis entrar em detalhes sobre que serviço seria feito e disse que custaria R$ 500,00 fora as peças, não sentir confiança pois na loja do mesmo só possui guitarras/baixos e nada de instrumentos da família do violino (cello, violino, contrabaixo e etc)... vim ao fórum mesmo sabendo que uma melhor avaliação só se dar pessoalmente para para tentar me informar melhor sobre os tipos de serviços nele e assim ter um melhor diálogo com o próximo luthier
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #7 : 28 de Março de 2015, as 17:15:11 »

(...) Cheguei a conversar com um luthier em minha cidade (Belém) (...)

Emmanuel, tente levar na Fundação Carlos Gomes, na Av. Gentil Bittencourt. Sei que la tem uma oficina de instrumentos, mas não sei se eles atendem ao publico ou se só consertam os instrumentos do conservatório.
Registrado

Belo Horizonte - MG
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #8 : 28 de Março de 2015, as 23:36:02 »

Emanuelneto,
A dica do Ferro_Velho é a melhor: onde tem uma Orquestra, tem quem cuida dos instrumentos; ou seja, deve ter um Luthier para atender o pessoal da Orquestra.  Procure mais referências com o pessoal da Orquestra.
Este instrumento realmente está muito ralado.  Me parece que alguém tentou passar outro verniz e fez uma verdadeira lambança.  Onde não está ralado, está com o verniz esturricado (estourado).  Pelo menos duas coisas tem que ser feitas: 1- Refazer os furos das Cravelhas (Violino tem Cravelhas, não Tarrachas) e colocar novas; 2- Dar um bom trato no Verniz - talvez remover o que está esturricado e acrescentar uma mão nova procurando preservar o original.  Deve acrescentar ainda um novo Standarte, Cavalete, Cordas, etc.  Outro item é o Arco: veio com algum Arco?  Os acessórios que falei não são caros, mas uma mão de obra mais especializada pode vir a ser.
Realmente é interessante verificar se vale a pena restaurar e por quanto você pode vender após restaurado.
Abraços e boa sorte,
Antonio.
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #9 : 31 de Março de 2015, as 10:05:34 »

Não possuo mais o violino... alguns amigos em outros fóruns condenaram o violino apenas observando as imagens e eu me aborreci e vendi para  um amigo luthier que passou em casa e levou o violino por R$200,00
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #10 : 31 de Março de 2015, as 10:39:42 »

Não possuo mais o violino... alguns amigos em outros fóruns condenaram o violino apenas observando as imagens e eu me aborreci e vendi para  um amigo luthier que passou em casa e levou o violino por R$200,00

emanuelneto, bom dia!
Condenaram porque?
Alguns destes Violinos alemães antigos e réplicas, restaurados, chegam a custar quase quatro mil, que dor no Coração.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #11 : 31 de Março de 2015, as 11:02:06 »

Isso não importa agora pois a peça já não é mais minha ... O último luthier foi bem honesto em dizer que ele tinha um real interesse em ficar com a mesma e possuía 200 reais em mãos. ..
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #12 : 01 de Abril de 2015, as 11:21:53 »

Não consegui ver se a alma tava lá. Mas se ele estava sem alma há algum tempo... madeira bem antiga... sei lá, vai virar peça de decoração.

Abs!
Registrado
felix
Visitante
« Responder #13 : 01 de Abril de 2015, as 14:08:03 »

Eu estava lendo um artigo e a avaliadora falou que essas cópias, que foram produzidas em milhões de unidades, nesse período de tempo na Alemanha, podem valer de US$50 a US$10.000, o que vai definir é a originalidade da peça (quanto mais fiel melhor), os materiais usados e o mais importante, o timbre.

O cara vê que é uma cópia AAA+ mas se timbrar mal, eles não pagam nem US$100.
É um risco e tanto.

Esse ai não deveria ter um timbre tão bom, ou foi tirado de algum naufrágio, porque esse estado de conservação não é natural de um minimo de cuidado.
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, as 16:28:48 por xformer » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #14 : 02 de Abril de 2015, as 12:52:59 »

Não consegui ver se a alma tava lá. Mas se ele estava sem alma há algum tempo... madeira bem antiga... sei lá, vai virar peça de decoração.

Abs!

Minha informação sobre violinos é bem limitada, mas um amigo da escola de música UEPa disse que sua afirmação não confere, pois só haveria problema se houvesse cavalete e cordas também sem a alma (a alma e barra harmônica coincidem com os pés do mesmo)... Segundo ele a alma e um objeto de madeira cilíndrico "não colado" posicionado depois de colocarmos um cavalete no violino para sustentar o peso que as cordas exercem para o tampo não rachar e também responsável pelos agudos
« Última modificação: 02 de Abril de 2015, as 13:01:15 por emanuelneto » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal