Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 22:37:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Super RVIII - Mutantes!  (Lida 45720 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #75 : 13 de Maio de 2013, as 14:04:13 »

A placa original tem um layout bem diferente do seu, Viagem_mental.

Mas o esquema é o mesmo. Ainda essa semana eu posto o layout atualizado que eu estou usando.

-----
http://www.4shared.com/office/qtKpGQEY/Super_RVIII_-_Viagem_Mental_-_.html
O layout simples foi o que eu montei a partir do esquema original. Errata: no layout sem mods: C5 = 0,001uf ou 1nf.

O de baixo é o layout com as modificações do CCDB. Diminui um pouco os espaços em relação ao anterior.

« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, as 17:32:52 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
guitar_luthier
Visitante
« Responder #76 : 07 de Junho de 2013, as 19:38:33 »

viagem_mental, mais uma vez meus parabéns! pelos layout ficaram nota 10!! gostaria de uma dica sua, como reduzir o zzzzzzzzz do potenciômetro Limitador? quando aciona ele vem um ZZZZZZ insuportável!! tem alguma dica?? Obrigado!!!
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #77 : 11 de Junho de 2013, as 15:28:48 »

Valeu!

Não tenho como ver o esquema do pedal agora, então vou chutar: Será que você não queimou algum componente na soldagem? Quando você gira o potenciômetro, você "coloca ele" no circuíto e vem o "zzzzzzzzzzzzzzzzz".
Registrado

Guitar Craft
guitar_luthier
Visitante
« Responder #78 : 11 de Junho de 2013, as 15:35:54 »

viagem_mental, eu medi tudo está tudo certo. Só parou quando eu coloquei um capacitor no potenciômetro ai ficou normal o pedal. Vc montou ele não deu problema nenhum? alguém aqui montou ele? já montei dois se não colocar um capacitor de 3n3 no ataque o zzzzzz vem mesmo, se colocar ai acaba tudo fica normal. Abç
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #79 : 11 de Junho de 2013, as 17:22:51 »

Eu montei a versão simples sem as modificações sugeridas. Como ficou o seu em termos de volume?
Acho que teve algum colega que montou, está descrito em alguma página aqui neste tópico.
Registrado

Guitar Craft
guitar_luthier
Visitante
« Responder #80 : 11 de Junho de 2013, as 19:50:53 »

O volume ficou bom! só zzzzzz que deixa muito há desejar. Abç
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #81 : 10 de Agosto de 2013, as 17:39:53 »

Olá pessoal. No layout sem as modificações o valor correto de C5 é 1nf ou 0,001uf. Modifiquei e o pedal funcionou bem, só que o volume ficou um pouco abaixo do bypass, então, eu troquei os bc's109 por bc's550. Achei que o timbre ficou melhor e diminui bem o ruído (mesmo estando fora da caixa), porém, o volume ainda está um pouco abaixo do bypass. Será que eu tenho que escolher transistores com ganhos maiores ainda ou é melhor diminuir R4 que vai para o coletor do Q2?
Valeu!
Registrado

Guitar Craft
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #82 : 10 de Agosto de 2013, as 17:49:29 »

Tente reduzir R5 para uns 3K3.
Registrado

viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #83 : 10 de Agosto de 2013, as 20:19:55 »

Tente reduzir R5 para uns 3K3.

Funcionou! Obrigado!
Agora venho um ruído junto (ou amplificou algo que não dava para ouvir antes), mas acho que é porque está fora da caixa.
Registrado

Guitar Craft
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #84 : 10 de Agosto de 2013, as 21:07:07 »

Tente reduzir R5 para uns 3K3.

Funcionou! Obrigado!
Agora venho um ruído junto (ou amplificou algo que não dava para ouvir antes), mas acho que é porque está fora da caixa.

Com certeza, ponha na caixa blindada e seja feliz!   Smiley
Registrado

viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #85 : 22 de Agosto de 2013, as 17:35:08 »

Conversei no facebook com o Cláudio César Dias Baptista sobre o circuíto e ele me passou informações bem legais sobre o circuíto e sua história:

"Grato pela informação, Alex Bellucco. Fico feliz em saber que se trata de um circuito autêntico. Trata-se de um Fuzz, que ceifa com simetria o sinal, após filtragem; nos vários modelos de amplificadores Turbo-Compressor há um outro tipo de distorcedor, ao qual denomino de Overdriver, que ceifa apenas a parte positiva (ou a negativa, tanto faz) do sinal e que arredonda, sem ceifar, a outra parte. O som do Overdriver semelha o dos triodos em saturação e permite, aliado ao efeito MEL, que só existe nos Turbo-Compressores, uma simulação do som dos amplificadores valvulados. Quanto aos transistores do Regvlvs VIII e dos outros modelos de Fuzz de minha autoria, o som exato era tão crítico que fazia diferença, em vez de utilizar o BC109C (o original), usar o BC109B ou A. Foi por causa de eu saber distinguir essa diferença de ouvido que Leonardo Bellonzi, dono da loja Filcres, onde eu fora comprar BC109 e exigira o "C", se interessou em conhecer o meu trabalho e justamente foi esse o início da minha amizade com ele, que resultou mais tarde na criação da EDITELE e no lançamento da Revista Nova Eletrônica, onde o Regvlvs VIII foi publicado. Abraço forte e grato! CCDB"
Registrado

Guitar Craft
gubterra
Visitante
« Responder #86 : 22 de Agosto de 2013, as 18:31:51 »

Putz mano que demais!  Contou pra ele que tem muito pedal dele nascendo por aqui?
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #87 : 23 de Agosto de 2013, as 09:12:34 »

Putz mano que demais!  Contou pra ele que tem muito pedal dele nascendo por aqui?

Vou dizer. Ele me deu mais algumas dicas e aproveito para divulgar os livros dele:

"Foi um prazer, Alex Bellucco! Fico muito feliz, de verdade! em saber que pretende ler os livros de minha autoria. Os distorcedores por ceifamento, no ponto desse ceifamento, sempre reduzem a amplitude de sinal; ela pode ser recuperada com o acréscimo de um estágio de amplificação à saída, o qual pode ser montado com fonte de alimentação simétrica e de maior tensão, de modo a permitir amplitude maior. Mesmo fonte simples, se com maior tensão, permitirá que obtenha sinal mais forte, com um estágio extra de amplificação depois do circuito ceifador, desde que tome cuidado para não saturar esse próprio estágio e mudar o som do aparelho. Resultado parecido (mas não idêntico) ao que se obtém com o Regvlvs VIII pode-se conseguir com o uso apenas de circuitos integrados (de baixo ruído porque terão alto ganho) e fontes simétricas (mais e menos quinze volts dariam headroom de +20dBm e o mesmo circuito aceitaria um par de baterias de nove volts - é como fiz no circuito da Guitarra de Ouro II de meu irmão Sérgio Dias). Quando se usa pedaleira, não é problema alimentar o conjunto de pedais com fonte simétrica, todavia para um só pedal e se destinado à venda no comércio, pode ser problemático utilizar mais de uma bateria de nove volts, porque nem todos os guitarristas quereriam essa "complicação". O circuito original do Regvlvs VIII, como publiquei na Nova Eletrônica, entregava amplitude de sinal de saída suficiente para entregá-lo aos pedais seguintes ou a qualquer amplificador convencional de guitarras; por favor, verifique se há alguma anormalidade no circuito que montou - mas os aperfeiçoamentos que porventura você venha a fazer serão sempre bem-vindos! Sobre a leitura: é muito importante informar-lhe: os livros de minha autoria não estão à venda, pois não foram impressos. Publiquei-os eu mesmo, apenas para leitura on-line, em CCDB Livros, seção de www.ccdb.gea.nom.br - ficarei feliz se você os ler! Para ler, é preciso comprar tempo de leitura, apenas quinze reais por trinta dias diretos (se cobro, é porque ao gratuito quase ninguém dá valor). A compra é feita em CCDB Livros por intermédio do PayPal ou do PagSeguro. Após você comprar tempo, ambos receberemos um e-mail do PayPal ou do PagSeguro (conforme a sua escolha) e saberemos que a compra estará realizada e que você já poderá ler. Estarei então ao seu dispor para responder sobre o conteúdo dos livros e o funcionamento de CCDB Livros. Seria uma honra para mim que você lesse! A leitura on-line é ótima, tem suas vantagens sobre ler em livros impressos. Entre elas: o dicionário Livro Treze on-line, com mais de trinta mil verbetes, resposta instantânea e referências cruzadas, exclusivo da obra "Géa". Há também um programa leve que você se desejar instala na Área de Trabalho (Windows) e clicando no ícone desse programa, ele levará direto à última página que houver lido, além de lhe apresentar a página de Escolha de outros livros, em CCDB Livros. Não é preciso perder tempo baixando livros nem ocupar espaço em seu computador e o acesso é imediato. Pode utilizar tablets e não só o computador pessoal para ler. Esta página apresenta vídeos de demonstração sobre a compra de tempo de leitura e o modo de ler em CCDB Livros: http://www.ccdb.gea.nom.br/demo_com_filme_da_compra_de_tempo_e_da_leitura.html - Grande abraço e as melhores vibrações! "
Registrado

Guitar Craft
Guilherme
Visitante
« Responder #88 : 23 de Agosto de 2013, as 20:45:44 »

O RVIII está muito mais para MXR+ ou DOD 250 overdrive do que para distortion do tipo Fuzz, e foi exatamente isso que me encantou quando o construí logo que obtive a pci na Filcres.

Mas a minha escolha, em termos de transistores, passou muito longe do BC109. Optei justamente pelos tansistores Si npn que faziam bonito no FF: 2N2926 e 2n3708, ambos de hfe baixinho, tipicamente menos da metade do BC109, BC184 e família.

Quanto aos BC109,  nunca ví os de sufixo "C". Tenho um monte deles da Motorola, sem nenhum sufixo, que exibem hfe muito próximos, pelo menos nas unidades que disponho.

Talvez o Claudio Cesar, que certamente avaliou dúzias de BC109 em seu projeto, deva ter mais infos sobre esse assunto.

abraços

Guilherme

Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #89 : 23 de Agosto de 2013, as 23:05:22 »

Quanto aos BC109,  nunca ví os de sufixo "C".

Eles existem e a prova é que tenho um par aqui no meu RVIII. E é bom perceber que o Cláudio voltou a querer falar sobre eletrônica e os projetos dele.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal