Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 13:15:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valvulado tomou banho de cerveja  (Lida 3392 vezes)
Codorna
Visitante
« : 15 de Maio de 2015, as 08:52:47 »

Bom dia pessoal.

Estava tocando numa festa e um copo de cerveja virou em cima do meu Laney VC30. Imediatamente desliguei tudo, inclusive da tomada, deixei uma semana parado e depois testei. Aparentemente está funcionando, mas o canal limpo está com um pouco de chiado principalmente ao mexer no potenciômetro de volume. Estou querendo abrir o ampli para limpar tudo com álcool isopropílico, inclusive os potenciômetros, mas estou na dúvida sobre possíveis tensões acumuladas em capacitores ou outro possível perigo. O amplificador não é ligado há mais de uma semana. Abraços

 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 15 de Maio de 2015, as 08:59:37 »

Só os capacitores eletrolíticos é que armazenam uma carga elétrica que pode ser perigosa nos valvulados.  Antes de mexer no amplificador, use um resistor de 10k a 100k e ligue os dois terminais dele aos terminais positivo e negativo dos capacitores para que haja a descarga (mantenha por pelo menos uns 20s). Use um alicate isolado pra segurar o resistor.  Depois meça se tem tensão (DC) nos terminais de cada capacitor. Se tiver tensão abaixo de 10Vdc, então estará seguro pra fazer a limpeza, SEMPRE COM O AMPLIFICADOR DESLIGADO E DESCONECTADO DA TOMADA.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Codorna
Visitante
« Responder #2 : 15 de Maio de 2015, as 15:33:07 »

Xformer, esses resistores comuns de baixa potência que usamos nas montagens aguentam a descarga?

Aproveitando a postagem, recomenda o quê para passar o álcool? Escova de dentes?

Abraço
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 15 de Maio de 2015, as 15:45:06 »

Se tiver só resistores pequenos de 1/4W, pode fazer associações (paralelo ou série) de resistores pra aumentar a potência. Mas nem dá tempo de esquentar muito. Se estragarem, são baratos mesmo.

Se vai limpar só onde ficou melado de cerveja (chamariz para baratas depois morrerem eletrocutadas no lugar), pode usar escova de dente ou pincel pequeno, ou espalhar o álcool isopropílico com um spray. O ideal era dar um banho na placa numa vasilha com álcool (não sei a extensão da sujeira).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcel.
Visitante
« Responder #4 : 17 de Maio de 2015, as 22:41:09 »

Geralmente uso resistores de uns 3W pra descarregar os eletrolíticos. E eles geralmente esquentam bastante... Já fritei um desse, por ter usado um de baixa potência.  Grin
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #5 : 18 de Maio de 2015, as 08:46:03 »

Já vi muitos acidentes deste, geralmente amplis e heads viram balcão.
Deveriamos inventar uma calha para proteção.
Veja o tamanho da meleira e da uma boa limpada, mas cuidado.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Codorna
Visitante
« Responder #6 : 18 de Maio de 2015, as 09:53:20 »

Já vi muitos acidentes deste, geralmente amplis e heads viram balcão.
Deveriamos inventar uma calha para proteção.
Veja o tamanho da meleira e da uma boa limpada, mas cuidado.

Cara, o pior que a gente sabe que pode dar merda mas sempre fazemos. Eu dei azar. O copo era meu, eu acabei de beber e coloquei lá porque sabia que estava vazio e não ia beber mais por um tempo, mas passou um amigo meu, viu o copo vazio e foi encher pra mim sem eu ver... e derramou.

Boa ideia da calha! Quem sabe dá até pra colocar um porta copo maneiro?

E obrigado pela ajuda a todos. Vou mexer com isso essa semana e dou o feedback se houve algum outro dano.
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, as 09:55:23 por Codorna » Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #7 : 18 de Maio de 2015, as 11:14:29 »

Aproveita e posta fotos do antes, do depois e detalhes da limpeza.
Pode ser que ajude mais membros.
Abraço e boa sorte
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
felix
Visitante
« Responder #8 : 18 de Maio de 2015, as 12:29:24 »

Da próxima vez beba destilados.
Como a quantidade é menor a chance do copo cair é miníma (mas a de vocês caírem é máxima)
Dependendo da graduação, pode ate fazer bem para os pots.

 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 18 de Maio de 2015, as 13:02:11 »

Da próxima vez beba destilados.
Como a quantidade é menor a chance do copo cair é miníma (mas a de vocês caírem é máxima)
Dependendo da graduação, pode ate fazer bem para os potenciômetros .

Mas se o amplificador estiver ligado e com a concentração maior de álcool, pode pegar fogo.  Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
felix
Visitante
« Responder #10 : 18 de Maio de 2015, as 13:46:26 »

Só não tocar The Doors que é seguro.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 18 de Maio de 2015, as 17:37:10 »

Só não tocar The Doors que é seguro.

Demorei pra entender essa ! (Light my fire).    Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #12 : 18 de Maio de 2015, as 20:36:14 »

Devemos lembrar de uma regra básica: líquidos e eletricidade não combinam.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
felix
Visitante
« Responder #13 : 19 de Maio de 2015, as 12:34:39 »

Exceto no caso dos LCDs.  Lips Sealed
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal