Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
20 de Junho de 2025, as 19:20:55
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Off Topic
>
Off-Topic
>
Medo de se apresentar em público (stage fright), você tem?
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Medo de se apresentar em público (stage fright), você tem? (Lida 16723 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
Medo de se apresentar em público (stage fright), você tem?
«
:
09 de Abril de 2015, as 10:06:22 »
Bem, eu já sou um tiozão, então não dava mais pra tentar uma carreira como músico profissional, até mesmo porque ainda teria que melhorar muito para me considerar pronto.
Depois, eu já não teria paciência para a labuta de tocar em todo canto para divulgar o meu trabalho, então me contento em ser um "guitariste de chambre" (guitarrista de quarto).
Porém, tenho uma dificuldade imensa para tocar qualquer coisa na frente de outra pessoa, mesmo amigos meus que já são quase irmãos.
Quando tento, não sai nada, eu volto a ser um iniciante tosco, só sai som de briga de gato, erro muito, mas muito mesmo.
Sozinho eu vejo que estou desenvolvendo, mesmo que lentamente pois nunca tive um professor, e até consigo tocar de maneira aceitável, mas quando tento mostrar algo para alguém, eu não consigo.
Nas lojas os vendedores me dizem para testar o equipamento e eu já vou dizendo:"Não é necessário, eu já o conheço bem", e conheço mesmo, pois antes de comprar eu assisto uns tantos vídeos e leio muito sobre o "troço".
As vezes gostaria de gravar um vídeo para mostrar um pedal, ou outro equipamento, mas não dá.
O interessante é que eu falo em público tranquilamente, mas tocar...
Então é isso, você tem medo de se apresentar também? Já superou esse medo? Fala aí a sua estória.
Abraços.
«
Última modificação: 09 de Abril de 2015, as 10:10:01 por Ferro_Velho
»
Freqüente
Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221
Curitiba - PR
Re: Medo de se apresentar em público (stage fright), você tem?
«
Responder #1 :
09 de Abril de 2015, as 10:14:56 »
Se tu me visse tocando tu perdia o medo na hora... Se tu não é músico profissional então não tem por que ter medo de errar, ou tu acha que os bam bam bam nunca erraram? quando fazem shows tortos de tão bêbados e drogados e o povo acha lindo eles errarem... desencana.
Ano passado ou retrasado, não lembro direito, teve show do Chuck Berry aqui em Curitiba. Não fui pois só fiquei sabendo depois do show, mas o comentário geral foi que ele errou demais, desafinou e esqueceu as músicas, mas o show estava ótimo (e só de ver o Chuck Berry devia estar mesmo). Isso me leva a crer que o possoal está lá não tanto pela música mas pela "vibe" do momento (claro que a música faz parte da "vibe").
Acho difícil que alguém veja um vídeo meu com demonstração de pedal ou amp... pois isso seria uma afronta aos ouvidos dos espectadores. Como eu costumo dizer, tenho mais equipamento que talento (e bem mais)...
Forte abraço.
Daniel.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #2 :
09 de Abril de 2015, as 10:24:07 »
Piora muito com as cervas, Marcos.
Até sozinho, quando bebo, eu mesmo vejo que piora.
Acho que só quando eu estiver tocando muito, mas muito mesmo, eu terei segurança para tocar em público.
Mas aí eu já estarei com artrite e surdez, e a fralda geriátrica cheia de xixi.
Daniel, eu também sou do time do "garoto gordinho dono da bola", que tem uma bola adidas oficial e só por isso joga na pelada da rua.
Tenho equipamento mas não a habilidade para usar.
Até já desencanei um pouco, tanto que abri este tópico para revelar o problema, mas na prática ainda me limita.
Abraço.
«
Última modificação: 09 de Abril de 2015, as 10:58:33 por Ferro_Velho
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 417
«
Responder #3 :
09 de Abril de 2015, as 10:38:07 »
Eu também tenho isso. Percebo que, quanto mais eu conheço as pessoas que estão perto, mais medo eu tenho. Se eu for gravar algo, mesmo que sem compromisso, mesma coisa. Já fiz uns improvisos e arranjos legais, ai falo "vou gravar", aperto o rec e começo a tremer. Se for para cantar, eu notei que canto melhor se eu fecho os olhos ou foco minha visão no microfone ou em algum ponto do chão, sem olhar pra ninguém, como se eu estivesse sozinho. E tocando guitarra, eu notei que, quanto menos eu ouço a guitarra, melhor eu toco
. Por exemplo, quando o baterista está fazendo aquele monte de viradas para encerrar a música. Me solto mais, improviso mais. Fico olhando pra guitarra enquanto improviso, imaginando o som.
Mas nada é igual a quando eu toco sozinho no meu quarto ou canto sozinho no carro...
E claro, as cervejas ajudam
Visitante
«
Responder #4 :
09 de Abril de 2015, as 10:41:18 »
Taí Marcão, pra cantar as cervas ajudam.
Sou bebum cantor também, mas para tocar elas atrapalham.
Abraço.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34
«
Responder #5 :
09 de Abril de 2015, as 10:46:58 »
Olá amigos,
Não sou expert no assunto, mas você pode tentar treinar, colocando familiares e amigos para assistir você tocar em casa e nos ensaios, até se sentir confortável pra tocar em uma festa pequena e por aí vai. Tem que trabalhar mentalmente para que o foco seja a música e não as pessoas, reparar o seu comportamento, geralmente quem está nervoso quase não se mexe e tende a olhar para baixo e se contrair, quase juntando os ombros.
Avalie isso e tente fazer justamente o oposto, você vai se acostumar e com o tempo desencanar. Espero ter ajudado!!!
Boa sorte!
Visitante
«
Responder #6 :
09 de Abril de 2015, as 10:52:27 »
Deathbr, no meu caso, o problema não é esta lá na frente das pessoas, eu até sou solto pra falar e fazer piada com tudo em público, mas o problema é a técnica que desaparece.
Até já tentei chegar na casa de um amigão já aquecido, toquei por mais de uma hora antes de ir pra lá, pensando que poderia ser tipo, chegar frio e tentar fazer algo difícil para impressionar e por isso errar.
Mas não adiantou, cheguei lá e os gatos voltaram a brigar.
Abraço.
Visitante
«
Responder #7 :
09 de Abril de 2015, as 11:34:05 »
Não cheguei a fechar shows propriamente ditos, mas já toquei guitarra para muitos estranhos por ai.
Mas a lógica é ser natural.
Não precisa ser um bom músico para ter uma boa performance, até porque só 1% da população conhece algo de música, e destes 1% , somente 10% vai saber o que realmente você está querendo tocar.
Outra coisa, assim como na pintura, saber corrigir/esconder/transformar um erro, é mais importante que saber a técnica em si.
Errar é humano, não é que os deuses nunca erram, mas quando eles erram quase ninguém repara.
Dicas.
Evite tocar só para pessoas que te conhecem muito, isso é constrangedor, deve ser o último passo.
Toque algo que goste na maior parte do tempo, mas não toque só o que goste.
Toque com pessoas que tocam, faça ou entre em uma banda ou conjunto, assim fica fácil.
Ensaie muito com músicos de diferentes estilos e diferentes instrumentos.
Não fique parado tocando, imponha sempre uma minima movimentação, movimentação impressiona mais que a técnica em si.
Depois de tocar com um monte de desconhecido que conhece minimamente música, você poderá tocar para qualquer platéia "pagã" de ouvido, musicalmente falando.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48
«
Responder #8 :
09 de Abril de 2015, as 11:39:09 »
Cara, sabe o que você faz, começa a gravar você mesmo, por que também passo por isto como todos, mas ai vai a experiência de tocar na frente de um público, tipo, eu toco em cultos de igreja, geralmente em igrejas Cristãs tem um monte de músicos secando o cara, pior quando aparece um cara profissional bonzão e fica te secando, ai o cara pira na batatinha, mas começa gravando aos poucos, se puder gravar video melhor, pode te ajudar..
Visitante
«
Responder #9 :
09 de Abril de 2015, as 12:35:05 »
Outra coisa, assim como na pintura, saber corrigir/esconder/transformar um erro, é mais importante que saber a técnica em si.
O Eddie Van Halen falou algo assim, se você errar, repita o erro, assim as pessoas vão pensar que você realmente queria fazer aquilo.
Evite tocar só para pessoas que te conhecem muito, isso é constrangedor, deve ser o último passo.
Hummmm, eu acho que você acertou na mosca Félix, eu sempre pensei ao contrário, tocar para pessoas amigas seria mais fácil, mas agora eu acho que vou começar a testar equipamentos nas lojas.
Montar uma banda ainda não é possível, mas quem sabe no futuro, uma banda de velhotes para assassinar uns Blues tradicionais.
Gravar é também uma boa Adriano, eu comprei um shure 57 e tenho uma mesinha yamaha de 10 canais, vou começar a bolar um jeito de gravar, acho que vai aumentar a confiança em mim mesmo. Mas pra começo, serão sessões privadas, "for my ears only".
Abraços.
«
Última modificação: 09 de Abril de 2015, as 12:36:42 por Ferro_Velho
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1915
-Recebido: 471
«
Responder #10 :
09 de Abril de 2015, as 12:35:36 »
Citação de: Ferro_Velho em 09 de Abril de 2015, as 10:06:22
Quando tento, não sai nada, eu volto a ser um iniciante tosco, só sai som de briga de gato, erro muito, mas muito mesmo.
Sozinho eu vejo que estou desenvolvendo, mesmo que lentamente pois nunca tive um professor, e até consigo tocar de maneira aceitável, mas quando tento mostrar algo para alguém, eu não consigo.
Bem vindo ao clube !
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
andersohm
Iniciante
Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21
«
Responder #11 :
09 de Abril de 2015, as 12:40:43 »
Boa tarde a todos,
Eu tive essas limitações há algum tempo atrás, na época eu era bem cru no quesito técnica, na verdade sou ainda...
Há alguns vários anos atrás me chamaram para tocar uma música no violão para um cara ver, sabiam que eu tocava ela bem, e eu também sabia disso, mas na hora que eu cheguei na casa dele o violão pulava na minha mão de tanta tremedeira, eu enrolei enrolei, fomos trocando uma ideias, mostrando algumas firulas e o nervosismo foi embora...
Depois desse fato eu fui melhorando aprendendo mais, e chamava alguns amigos para fazer um som, isso me ajudou muito também, lembro ainda que fui na casa desses amigos e quando ele ligou a guitarra eu assustei com o volume, imaginava tudo bem baixinho e só a gente escutando...
Quando toquei na minha primeira banda eu estava tocando baixo, por ter praticado guitarra a muito tempo, isso me deu uma certa facilidade no baixo, no primeiro show a primeira música foi tenso!!
Depois de alguns minutinhos eu fiquei mais tranquilo, e acabou que curti tanto que mesmo sendo a primeira vez que piso em um palco todos gostaram da minha performace...
Hoje com uma quantidade considerável de shows e duas bandas eu já estou bem mais tranquilo, é claro que ainda as vezes dá um friozinho na barriga!
O negócio ao menos para mim foi sempre tentar ter uma companhia para estudar fazer um som, você evolui mais rápido e perde esse medo, se tiver alguém para você ensinar um pouco do que você sabe é melhor ainda, porque você pode tocar sem medo de errar ou travar e mesmo assim quem é leigo e está aprendendo vai te achar o Jimi Hendrix...
Sobre a bebida, me compromete muito, na verdade não bebo de entornar, umas 3 ou 4 long necks já dá pra animar, mais que isso atrapalha, então eu deixo para beber enquanto toco, entre uma música e outra é bacana, e é claro após o show...
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #12 :
09 de Abril de 2015, as 12:43:34 »
Até tu Boss ?!?!
Eu te imaginava tocando no morumbi lotado.
É pau né? Tanto esforço pra aprender e na hora de fazer aquele legato rapidinho e impressionar todo mundo, sai "miau, maaaauuuu, miuuuu".
O negócio ao menos para mim foi sempre tentar ter uma companhia para estudar fazer um som, você evolui mais rápido e perde esse medo
Também acho que sim andersohm, mas no momento eu não conheço um cara que goste de guitarra e que eu tenha amizade para fazer um som juntos, quando morava em Recife ainda tinha, mas aqui em Jampa eu ainda não tenho um amigo assim.
Abraço.
«
Última modificação: 09 de Abril de 2015, as 12:47:37 por Ferro_Velho
»
Iniciante
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21
«
Responder #13 :
09 de Abril de 2015, as 12:52:58 »
Meu Deus!!! Como eu já passei por situações parecidas, toquei por quase 12 anos e briguei muito contra esse tipo de situação na minha cabeça... Meu maior problema eram os momentos de destaque, num solo por exemplo, toda técnica desaparecia, parecia que eu voltava a ser um garoto aprendendo as primeiras notas, não que eu tocasse muito, mas em casa, sozinho, as frases saiam eté de olho fechado
, e não importava quanto eu ensaiasse, o quanto eu estivesse pronto, na hora que tinha outras pessoas observando, minhas mãos e pernas "gelavam" e minha mão transpirava muito
Olha eu aí quando era "novinho", na hora do solo "travado de pânico", concentrado pra não errar, e não pense que era porque tinha muita gente, pois em lugares pequenos e com poucas pessoas, observando com atenção, a coisa piorava!!!
https://youtu.be/JyG1C8Vcqjw?t=199
Felizmente com o passar do tempo eu fui "desencanando" cada vez mais até chegar em um momento que isso já não me afetava tanto, acho que a gente vai de se acostumando com as situações!!! Legais as dicas do Felix e do Adriano_Passos.
«
Última modificação: 09 de Abril de 2015, as 12:56:02 por Basoni
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1915
-Recebido: 471
«
Responder #14 :
09 de Abril de 2015, as 12:55:55 »
Citação de: Ferro_Velho em 09 de Abril de 2015, as 12:43:34
Até tu Boss ?!?!
Eu te imaginava tocando no morumbi lotado.
É pau né? Tanto esforço pra aprender e na hora de fazer aquele legato rapidinho e impressionar todo mundo, sai "miau, maaaauuuu, miuuuu".
O negócio ao menos para mim foi sempre tentar ter uma companhia para estudar fazer um som, você evolui mais rápido e perde esse medo
Também acho que sim andersohm, mas no momento eu não conheço um cara que goste de guitarra e que eu tenha amizade para fazer um som juntos, quando morava em Recife ainda tinha, mas aqui em Jampa eu ainda não tenho um amigo assim.
Pois é! Isso diminuiu bem depois que entrei numa banda mas, ainda é forte na hora de apertar o REC
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...