Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 16:15:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida sobre o processo de transferência  (Lida 10702 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #15 : 16 de Abril de 2015, as 18:04:57 »

O freezer, na verdade, não tem essa importância toda. É só uma maneira de acelerar o resfriamento, já que o cobre em contato com uma superfície fria perde calor bem rápido. Se você não estiver com pressa (e a gente sempre está  Cheesy) pode deixar sobre a pia mesmo e esperar ficar completamente fria. Não pode é retirar o papel com a placa ainda morna, entende? Por isso o freezer ajuda, mas só a encurtar o tempo. Não precisa "congelar" a placa.

Como não tenho nenhuma foto aqui com uma placa impressa antes de corroer, procurei alguma coisa que pudesse exemplificar em termos de produto final. As imagens abaixo dão uma ideia do resultado. A primeira é o modelo para imprimir no glossy, a segunda é como ficou depois de corroída e furada.  



« Última modificação: 16 de Abril de 2015, as 18:06:54 por Sergiodam » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #16 : 16 de Abril de 2015, as 19:08:52 »

Ah sim, entendi. É que nas minhas tentativas eu deixei por vários minutos no freezer. Cerca de 15 minutos, pois coloquei no freezer e fui fazer outras coisas. Mas é o glossy ruim mesmo, pois as transferências ficaram relativamente boas. Vou tentar com outro glossy, quando o amigo da gráfica me trouxer mais.

Realmente, a transferência ficou sem falhas mesmo! Por curiosidade, que circuito é esse?
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #17 : 16 de Abril de 2015, as 19:51:29 »


Realmente, a transferência ficou sem falhas mesmo! Por curiosidade, que circuito é esse?

 
É um esquema de ligar as 3 chaves do SansAmp com acionamento de leds. Facilita na hora de montar e diminui muitos fios...  Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #18 : 17 de Abril de 2015, as 03:40:41 »

Imaginei que era isso mesmo, por ter 3 chaves e 3 leds tricolores.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #19 : 26 de Abril de 2015, as 19:29:52 »

Bem... como havia prometido, aproveitei que precisei fazer uma PCB e filmei (do jeito que deu) para tentar mostrar o uso do glossy e a retirada dele sem água. Dei uma bobeira na hora de acionar a câmera e o vídeo ficou partido em dois, por isso seguem aí os links:

Parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=eeQD5b1Sf8Y&feature=youtu.be

Parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=WY-tQGSK9JY&feature=youtu.be

E estas fotos, mostrando como ficou, pois achei que no vídeo o foco estava estranho...




Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #20 : 27 de Abril de 2015, as 01:42:38 »

Muito legal! Vou ver se testo amanhã com um glossy diferente.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #21 : 07 de Maio de 2015, as 21:42:27 »

Bom, testei com outro glossy e não consegui remover ele desse jeito. Quando eu tentei remover, ficou uma camada grudada na placa. Tive que molhar e remover passando o dedo mesmo.

Mas por outro lado, a transferência ficou muito melhor colocando a placa no congelador. Deixei ela lá dentro na faixa de 5 a 10 minutos, e fiz o mesmo com uma 1590A que vou tentar corroer (a 1590A deixei até ela ficar gelada), e não ficou nada de toner no papel!
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #22 : 08 de Maio de 2015, as 01:00:49 »

É, Marcao_cfh, talvez o lance seja praticar.E observe se não está ficando tempo demais com o ferro sobre o papel. Normalmente é cerca de dois minutos, pressionando bem e com o ferro já quente. Abç.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #23 : 08 de Maio de 2015, as 01:16:53 »

Estou ficando bem mais tempo. Deixo o ferro em cima do layout por cerca de 2 minutos, pra esquentar a placa e já grudar o layout, e passo o ferro por mais uns 4 minutos ou mais. Vou tentar deixar menos tempo na próxima vez.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #24 : 08 de Maio de 2015, as 10:03:10 »

Experimente não esquentar a placa previamente e reduzir o tempo para uns dois minutos. Depois conta o resultado.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #25 : 08 de Maio de 2015, as 11:53:02 »

Estou ficando bem mais tempo. Deixo o ferro em cima do layout por cerca de 2 minutos, pra esquentar a placa e já grudar o layout, e passo o ferro por mais uns 4 minutos ou mais. Vou tentar deixar menos tempo na próxima vez.

Tudo depende da temperatura e do tonner da impressora, eu imprimo numa impressa RICOH... o toner deles "derrete" a uma temperatura mais baixa a fim de economizar energia.... eu fico 2 min com fero de 1200W em 80% da temperatura (acho que esta um pouco abaixo do algodao) e faço força na placa com o ferro, não para esquentar e sim para forçar a aderencia do tonner "derretido"... após coloco sobre o piso de ceramica (azulejo) frio com um peso em cima (geralmente um transformador pesadinho) para forçar mais a aderencia....
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #26 : 08 de Maio de 2015, as 13:24:43 »

Não estou colocando muita pressão no ferro, e temperatura no máximo. Vou tentar diminuir um pouco a temperatura e colocar mais pressão. A transferência melhorou muito usando o método do Sergio, mas a remoção do papel ainda está sendo feita com água.

Edit: com a temperatura diminuída e maior pressão, consegui uma transferência boa também. Inclusive fiz uma placa grande, com quase 15 cm de comprimento, com mais facilidade do que usando temperatura no máximo. Mas o método do Sergio para retirar o papel também não deu certo.

De qualquer maneira, a dica de colocar a placa no freezer está ajudando bastante na qualidade das minhas transferências.
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, as 17:27:16 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal