Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2025, as 07:23:02

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruídos - Uma dica  (Lida 4851 vezes)
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« : 17 de Abril de 2015, as 18:23:12 »

Boa noite pessoal!

Todos nós, que buscamos uma forma de eliminar ou pelo menos reduzir o nível dos ruídos, seja em um set de pedais, amplificadores e afins, sabemos que é uma tarefa árdua, algumas vezes com sucesso e outras nem tanto. Bati com a cabeça várias vezes, tentando encontrar uma forma de superar este desafio, até tentei desenvolver um circuito repleto de indutores e capacitores, na tentativa de me livrar deste incômodo, mas percebi que eu estava focando demais no "mais complicado"; as vezes o problema é bem mais simples do que pensamos.

Terra residencial (indispensável na minha opinião).

No meu caso, em que minha Casa não tem o aterramento residencial, ou terceiro pino, que vai para a Terra, o problema com ruídos é bem maior, tornando exaustivo e deprimente utilizar um Pedal com ganho acima do meio dia.

Portanto, o primeiro passo que percebi que deveria ser obrigatório em todas as residências, é o bendito Terra residencial ou terceiro pino, apenas ele já vai reduzir muitos dos ruídos e em alguns casos eliminar os mesmos.

Amplificador

Verifique se o amplificador que está utilizando contém uma fonte bem projetada, se não contém ruídos excessivos, mau contato, potenciômetros sujos ou de má qualidade, se está bem aterrado com o chassi, etc...

Cabos

Verifique os cabos da guitarra ou baixo, se não estão molhados, sujos, com mau contatos, se estão bem soldados, se os plugues são de melhor qualidade e não estão frouxos, com zinabre, etc...

Guitarra

Veja se a parte elétrica da guitarra está boa; verifique se não falta nenhum ponto de aterramento, especialmente em um ou outro potenciômetro; verifique se os mesmos estão funcionando de forma correta, se não estão sujos, se não existe solda mal feita, mau contatos e afins; verifique os fios, se não estão muito velhos, oxidados, com zinabre; verifique os captadores, chaves e, por enquanto, esqueça a blindagem; vamos nos focar no mais básico antes de qualquer coisa.

Pedais

Verifique os pedais, se estão com aterramento correto, se não existe mau contato em jacks, potenciômetros, chaves; se o pedal não está mal construído, gerando oscilações e ruídos excessivos; se os conectores não estão enferrujados, sujos, etc...

Cabos de ligação dos Pedais

Verifique da mesma forma que verificou os outros cabos.

Fonte para Pedais

Verifique se a fonte que utiliza para os pedais  está fornecendo os 9V Dc estabilizados. Aqui mesmo no site encontram-se várias fontes ótimas; também verifique se a fonte pode suportar todos os seus pedais; verifique se o cabo da fonte, que vai para os pedais, não está dando mau contato, se não está oxidado, etc...

Após verificar tudo isso, e ter a certeza de que não existem problemas como os relacionados acima, provavelmente terá sucesso com relação aos níveis de ruídos. Nem sempre é necessário fazer uma blindagem na guitarra, se verificou tudo, e uma guitarra está com nível de ruído aceitável e outra não, o problema é naquela guitarra que não está de acordo, verifique a mesma e, se necessário, faça uma blindagem, renove a parte elétrica, etc... Em alguns casos, os captadores são ruins mesmo.

Bom, após fazer tudo isso acima, e acreditem é o básico, consegui eliminar pelo menos 70% dos ruídos.

Comece apenas com um bom aterramento residencial. Depois um cabo, uma guitarra e um amplificador. Tenha certeza do ótimo funcionamento destes três, pois depois fica muito mais fácil ir adicionando pedais e cabos; E quando surgir um outro problema com ruído, você vai perceber como sanar ou diminuir por eliminação. Claro que existirão outras variáveis, como tomadas lotadas de outros equipamentos, computadores ligados na mesma tomada, televisão, iluminação, etc.

Mas tenha em mente uma coisa: comece sempre pelo básico primeiro. Não pule etapas pois assim evita um monte de dor de cabeça como eu mesmo tive, pelo simples fato de focar no mais complicado, antes de focar no mais básico.

Quanto ao terra residencial pesquisem a melhor forma para fazer. Eu ainda não fiz o meu, utilizei a casa de um amigo que tem o aterramento (não dos melhores, mas melhor que nada). Assim que o meu bolso permitir farei um aterramento residencial, e tenho certeza que conseguirei um ótimo resultado.

Convido aos outros membros para deixarem neste post suas experiências, descobertas e dicas. Assim podemos auxiliar todos que caminham em busca do sinal perfeito, ou quase.

Grande abraço!
« Última modificação: 17 de Abril de 2015, as 21:13:10 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2069

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 17 de Abril de 2015, as 20:11:34 »

Sei que você gosta de "mal" (afinal está até no seu login   Cheesy), mas escreva: mau contato.

"Mal" normalmente é substantivo (o mal não pode vencer) ou advérbio (foi mal feito) que se usa com verbos.

Já "mau" geralmente é adjetivo, e é o indicado para uso com "contato" (substantivo).

Pra não errar: lembre que o contrário de "mau" é "bom".  Logo "bom contato" e "mau contato".

E o contrário de "mal"  é "bem", como não faz sentido escrever "bem contato", por analogia, não existe "mal contato".

E as palavras iniciadas com maiúsculas no meio das frases do seu texto é TOC (vi que corrigiu um monte) ?  

Um texto com conteúdo bom como o seu, merece ter um texto bem escrito.  Legal!
« Última modificação: 17 de Abril de 2015, as 20:21:09 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #2 : 17 de Abril de 2015, as 20:41:23 »

E as palavras iniciadas com maiúsculas no meio das frases do seu texto é TOC (vi que corrigiu um monte) ?  

xformer, obrigado!

Realmente preciso rever algumas coisas, acredite, você não é o único me avisando sobre isso!
Acabei pegando algumas manias na forma de escrever e juro que estou tentando acabar com esta mania.

Consegui corrigir algumas coisas, mas vejo que faltou atenção em outras partes! como por exemplo: mau com l ao invés de u.

Estou tentando e sempre procuro prestar atenção nas correções de outros textos aqui do site.

Obrigado pela força!
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 845

« Responder #3 : 17 de Abril de 2015, as 20:46:08 »

Olá Mallermb

Gostei de ver sua preocupação em buscar soluções simples para problemas simples. Realmente ruídos costumam ser provocados pelos motivos mais bobos, e se não forem combatidos em sua fonte, ás vezes se tornam quase impossíveis de serem eliminados. Eu apóio sua iniciativa, e suas dicas são muito boas.

Pelo meu lado, eu acredito que a eliminação de ruídos já vem do projeto do equipamento, (lembra como eu sou muito chato no traçado das trilhas de terra?)
Outros cuidados, como a proximidade de componentes, cruzamento de trilhas, loops de terra, e mistura de sinais de entrada e saída.

Juntando esses cuidados com as dicas que você citou, o equipamento terá sempre menos ruídos que similares, sem esses cuidados.

Parabéns!
Legal!

Colaborador

Obrigado

« Responder #4 : 17 de Abril de 2015, as 21:09:51 »

Olá Mallermb

Gostei de ver sua preocupação em buscar soluções simples para problemas simples. Realmente ruídos costumam ser provocados pelos motivos mais bobos, e se não forem combatidos em sua fonte, ás vezes se tornam quase impossíveis de serem eliminados. Eu apóio sua iniciativa, e suas dicas são muito boas.

Pelo meu lado, eu acredito que a eliminação de ruídos já vem do projeto do equipamento, (lembra como eu sou muito chato no traçado das trilhas de terra?)
Outros cuidados, como a proximidade de componentes, cruzamento de trilhas, loops de terra, e mistura de sinais de entrada e saída.

Juntando esses cuidados com as dicas que você citou, o equipamento terá sempre menos ruídos que similares, sem esses cuidados.

Parabéns!
Legal!

Matec, obrigado!
Você acertou em cheio sobre as trilhas, nos últimos meses andei muito focado em layouts, e em como fazer um layout ideal e que influencie o mínimo em relação aos ruídos e oscilações diversas.
Para teste, fiz dois layouts para o famoso dynamic overdrive, um layout com cantos arredondados nas curvas, outro layout com cantos pontiagudos, percebi que a segunda opção é mais propícia para gerar ruídos e oscilações, como você mesmo já havia me alertado quando eu estava desenvolvendo um layout para o 100Buck Amp.

Acabei percebendo que para os pedais, a grossura das trilhas, não influenciou tanto, pode-se fazê-las muito finas, mas em testes, percebi uma receita ideal, pelo menos para mim, algo em torno de até 24 até 32 mils, mas tem que obedecer algumas regrinhas básicas, por exemplo:

Não deixar espaços de formato quadrado no meio do layout, percebi que isso influencia bastante, e muitas vezes queremos passar uma trilha bem no meio de um componente, achando que é a melhor forma e não é bem assim.

Quando se utiliza de chave na Placa, em layout onboard, cercá-la de uma massa de terra também ajuda, uma dica que deixo aqui para todos e que me deu bons resultados, é que quando for utilizar uma chave do tipo spdt, prefira por utilizar uma dpdt, aterrando os outros 3 terminais que não vai utilizar, isso para mim deu resultados muito bons.

Outras coisa surpreendente, é o fato de que já montei circuitos em uma protoboard, ao qual o nível dos ruídos ficou extremamente baixo, e ao fazer um layout, os ruídos apareceram, ou seja, existe uma história de que deve-se organizar muito bem os componentes na Placa, sim, em alguns casos isso é verdade, mas percebi que em pedais, nem sempre funciona desta forma.

Se possível, ao criar um layout, procure colocar tudo que for componente da fonte separado do restante, ou seguindo uma linha, por etapas, só isso dá muita diferença.

A forma com que se utiliza os Jacks de input e output no layout também faz muita diferença.

É um assunto extenso, que também estou me dedicando bastante e gostando dos resultados obtidos.

Abraços!
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 845

« Responder #5 : 17 de Abril de 2015, as 22:03:50 »

Mallermb

Muitas dessas dicas suas eu vou anotar aqui para mim. Afinal, nem sempre podemos testar tudo, não?

Espero que mais pessoas leiam este tópico e deixem aqui boas dicas como as suas.

Abraços
Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 17 de Abril de 2015, as 22:15:21 »

Mallermb

Muitas dessas dicas suas eu vou anotar aqui para mim. Afinal, nem sempre podemos testar tudo, não?

Espero que mais pessoas leiam este tópico e deixem aqui boas dicas como as suas.

Abraços

Fica a vontade Matec!
Aprendo bastante com as suas dicas em vários tópicos, e que dicas, abraços!

-----
Gostaria de ressaltar a importância de um aterramento residencial.

Hoje, domingo, tive tempo para realizar alguns testes de aterramento em minha Casa, como não possuo uma barra de aterramento, vou providenciar uma em breve, mas enquanto isso, fui testando vários lugares da Casa, onde tem colunas, para a minha sorte, encontrei uma muito próximo da tomada que costumo utilizar, cerca de 2 metros de distância.

Esta coluna tem cerca de 6 metros, sendo que 2 metros dela está abaixo do solo, conectada em uma sapata de 1 metro por 1 metro, ou seja, muito bem aterrada e o solo, meio úmido, favorece ainda mais pelo que pude perceber.

Pois bem, resolvi puxar um fio terra do amplificador até a coluna, liguei o amplificador, e um pedal que costuma ser ruidoso, liguei tudo e...

Simplesmente eliminou praticamente todos os ruídos, sem precisar fazer mais nada, fiquei de Boca aberta, inacreditável!

Fiquei tão surpreendido que foi preciso ir até a Guitarra para bater nas cordas para ver que estava ligada.

Então pessoal, algo tão básico, que deixamos passar, quebramos a Cabeça sem dar atenção ao mais básico, fica a dica, aconselho se preocupar com o aterramento em primeiro lugar antes de qualquer outra coisa.

Uma outra coisa que fiquei surpreendido, é que aqui mesmo no fórum, é possível encontrar praticamente todas as informações necessárias para resolver praticamente tudo relacionado aos ruídos, fontes, etc... as vezes somos preguiçosos para pesquisar e ir fundo naquilo que desejamos.

Grande abraço para todos!
« Última modificação: 19 de Abril de 2015, as 16:38:03 por Mallermb » Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: