Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Junho de 2025, as 17:28:56

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ponte Kahler Stud  (Lida 4079 vezes)
Sergiodam
Colaborador

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122

« : 21 de Abril de 2015, as 15:39:35 »

Não encontrei nenhum tópico sobre este assunto, por isto resolvi abrir este.
Eu tenho uma Gibson Les Paul Studio de 1984 e ela veio equipada com uma ponte flutuante Kahler. Não é de fábrica, alguém, na história desse instrumento, achou uma boa ideia e substituiu a ponte fixa original. Minha questão tem a ver com a manutenção dessa ponte. Ultimamente, depois das alavancadas (tanto up quanto down) a ponte não retorna à posição exata da afinação. Prestando muita atenção e movimentando de leve a alavanca, noto que ao final do curso de retorno, a ponte sempre para um pouco fora da posição. É como se lhe faltasse força ou lubrificação... Aumentei a tensão da mola pelo parafuso de regulagem (que fica ao centro, quase ao lado do furo da alavanca), mas não mudou muita coisa.
Procurei na internet algum manual de manutenção, mão não encontrei. Embarrassed
Alguém teria uma dica do que fazer para corrigir esse problema? É possível travar essa ponte, permitindo somente as alavancadas down?

Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 132

« Responder #1 : 21 de Abril de 2015, as 18:47:40 »

Como é sabido, a ponte ponte flutuante Kahler não tem bloco de inércia e, por isso, as molas ficam embaixo da ponte.
Como a guitarra é antiga (1984) essas molas devem estar desgastadas, e por isso, a ponte não retorna à posição exata da afinação.
O lance é você conseguir duas molas novas e substituir as originais, nem que tenha que mandar fazer.
Sugiro, antes de qualquer coisa, uma boa lubrificada com grafite no nut da guitarra.

« Última modificação: 21 de Abril de 2015, as 18:59:06 por Ramsay » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #2 : 21 de Abril de 2015, as 18:51:38 »

Eu tenho uma ponte Kahler, mas um modelo para Strats, ou guitarras do tipo. Ela tem o mesmo mecanismo que essa e nunca tive problemas com ela.

Mas tudo depende também do usuário anterior...

De qualquer forma tente entrar em contato com o fabricante!

https://www.kahlerusa.com/
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Sergiodam
Colaborador

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122

« Responder #3 : 21 de Abril de 2015, as 19:50:06 »

Agradeço as sugestões. Legal!
Eu vou passar um email para o fabricante e pedir uma orientação e saber se eles vendem as molas... Também estou achando que é por aí.
De qualquer modo, enquanto isso continuei pesquisando a peça e busquei melhorar um pouco mais a regulagem dela. Consegui uma regulagem que está segurando (pelo menos pelas últimas tres horas e meia) a afinação. De quando em quando pego a guitarra e dou umas alavancadas e confiro a afinação. Se estiver ok, pelo menos me permitirá agir com calma para fazer uma boa manutenção nela. 
  Imprimir  

Ir para: