Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 10:24:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Atenuador L-Pad para até 20 watts.  (Lida 8011 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 21 de Abril de 2015, as 21:51:55 »

Morando em apartamento eu sempre me interessei por pequenos power amps valvulados, mas mesmo amplificadores de menos de 1 watt são muito potentes e incomodam os vizinhos.

Uma saída é um atenuador.

Ligado entre a saída do amplificador e o alto-falante, ele converte em calor parte da potência e portanto o som fica mais baixo.

Para amplificadores de potência acima dos 20 watts mais ou menos, eu tenho lido que a atenuação não pode ser muito forte pois a qualidade do som se degrada quando a atenuação é muita.

Existem vários tipos de atenuadores, e alguns são muito caros.

Uma opção barata é o L-Pad, por isso resolvi fazer um desse tipo para testar, e ficou ótimo nos meus powers valvulados de baixa potência, IALL 3.5 de 3,5 watts e no Corvo Nero de menos de 1 watt.

Coloquei uma chave com um capacitor de 2.2uF 250 V.(era o maior que eu tinha, não polarizado) para compensar a perda de brilho e da para atenuar até o máximo sem perder muito das frequências mais altas.

Pela primeira vez pude colocar o volume deles no talo e curtir a saturação das válvulas. Palmas

Estou testando ambos com o HG-1 (o meu HG-1 tem o resistor RA de 100K para ter a saída mais forte), e colocando os volumes no máximo, tanto do HG-1 quanto dos powers, só o ganho do HG-1 tem que ficar antes das 12 hrs pois se passa disso começa um apitinho fino.

Mas é muito bom tocar assim com o volume no talo mas sem ficar muito alto, muito sustain, um som gordo e encorpado e com harmônicos saindo facinho. Metaleiro

Recomendo muitíssimo para quem tem amplificador valvulado de pequeno porte para praticar ou gravar, com as válvulas de potência cantando bonito.

O meu L-Pad eu comprei no ebay, da inglaterra, de 8 ohms e até 20 watts, e é japonês.

As fotos da montagem:






Abraços.
  
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, as 14:33:13 por Ferro_Velho » Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #1 : 22 de Abril de 2015, as 09:44:33 »

Muito legal Ferro_Velho. Estou precisando de um desse, meus vizinhos vão agradecer.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 22 de Abril de 2015, as 09:53:27 »

Ferro, veja se consegue levantar o esquema dele (não parece ser difícil). Se o pessoal arrumar o reostato (meça o valor), muita gente pode conseguir fazer em casa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Lucas Eler
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 10



« Responder #3 : 22 de Abril de 2015, as 10:13:58 »

Também preciso de um. Mas meu amplificador é de 100w. Ae complica!
Registrado

``Good God, less my soul,I need a fix of rock 'n roll``
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 22 de Abril de 2015, as 10:51:07 »

Oi pessoal.
Estou sem Internet, respondendo pelo celular.

O reostato pode ser encontrado facilmente, basta googlar L-Pad, eles são usados em som hi-fi e são até baratos.

Existem lojas virtuais que os vendem e no ebay também se encontra.

Tem deles de várias potências e impedâncias diferentes, tem que comprar com potência maior que a potência de saída do amp (o dobro por segurança), e na mesma impedância do transformador de saída.

O esquema é muito simples, o polo 1 do reostato recebe o terra (fio branco na foto do meu), o polo 2  recebe o OUT, o polo 3 o IN e a chave com o capacitor em série ficam entre os polos 2 e 3.

Depois respondo melhor.

Abraços.



-----
Pronto, a bastarda da NET voltou a funcionar.  Bufando

Estava brigando com o teclado do telefone e seu "des-corretor" automático. (consegui desligar esta função idiota)


Pois bem, é como disse basta colocar no google L-Pad que eles aparecem.

Uma página que tem várias opções de potência e impedância é a da Parts Express:

http://www.parts-express.com/cat/speaker-l-pads/306

Outra:

http://www.simplyspeakers.com/L-Pads_c_57.html


Para amplificadores de potência alta, existem outros tipos de atenuadores mais apropriados, como o airbrake attenuator. Procure

Ou os THD hotplate e Weber Mass da vida, que são bem carinhos.


Uma coisa importante é retirar a cobertura traseira do reostato, para expor a resistência e dissipar melhor o calor, embora o meu esteja trabalhando frio pois a potência dos meus powers é baixa.

Outra é que não se deve retirar o plug/cabo que liga a saída do amp ao atenuador, ou a saída do atenuador para o alto-falante, com o amp ainda ligado, para não queimar o transformador de saída do amp.




O projeto do qual eu me inspirei foi este, mas sem a chave de bypass:

http://guitarprojects.weebly.com/diy-attenuator.html


Abraços.


« Última modificação: 22 de Abril de 2015, as 14:30:41 por Ferro_Velho » Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #5 : 09 de Setembro de 2016, as 21:27:37 »

Pessoal comprei um atenuador resistivo, só que o meu é de 8hms a minha caixa é para 4 ohms. Se eu fazer conforme o esquema abaixo creio que terei 4 ohms correto ?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 10 de Setembro de 2016, as 00:58:20 »

Tá errado!!
Se vc quer equilibrar a saída de 8 ohms do seu amp com a sua caixa de 4 ohms, então tem que usar um resistor de 4 ohms ao invés do resistor de 8 ohms que aparece no esquema que você postou.
Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #7 : 10 de Setembro de 2016, as 10:34:04 »

Amigos, meu amp tem saida de 8 e 4 ohms, no presente momento a saida esta em 4 ohms por causa da caixa que tem 2 falante de 8 ohms em paralelo o qual resulta em 4 ohms. Meu atenuador resistivo é de 8 ohms, so quero saber se o esquema que postei serve para casar as impedancias, se vai ter problemas na hora que eu mexer no potenciometro do atenuador.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 11 de Setembro de 2016, as 14:49:55 »

Agora é que eu notei que o resistor de 8 ohms está ligado em paralelo com o potenciômetro de fio de 8 ohms.
 
Isso não é um L-Pad, mas, sim um conjunto de resistor+pot que fica em paralelo com o sinal de saída do amplificador e da caixa.
 
Eu acho que tem alguma coisa errada no esquema que você postou, porque num L-Pad típico, o resistor de 8 ohms deveria estar ligado em série com o potenciômetro ao invés de em paralelo.

Inclusive, eu não arriscaria ligar desse jeito, porque a caixa de 4 ohms em paralelo com o conjunto de resistor+pot vai dar uma resistência final de 2 ohms, o que pode resultar na queima do amplificador.

Sugiro que olhe esquemas de L-Pad na internet e veja como diferem do esquema que você postou.



Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #9 : 23 de Dezembro de 2020, as 14:17:26 »

Para fazer um L-PAD com resistores de valores fixos, qual seria uma boa quantidade de dBs atenuados pra um amplificador de até 18W?

Montei um com 6dB de atenuação, mas a diferença no volume foi pouca. De cara penso em 12 ou 15db de atenuação, mas não tenho certeza se não seria muito.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 23 de Dezembro de 2020, as 14:37:55 »

Se eu não me engano, pra ter uma sensação sonora de metade do volume, precisa atenuar a potência em -10 dB (ou seja atenuar em 10 vezes). Para ter sensação de 1/4 do volume, precisa atenuar -20 dB (atenuar 100 vezes).

Atenuar em -6 dB em potência é entregar 1/4 da potência original (10 x log 0,25 = -6 dB).  Já -12 dB é atenuar quase 16 vezes e -18 dB é atenuar 63 vezes.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #11 : 24 de Dezembro de 2020, as 16:37:47 »

Se eu não me engano, pra ter uma sensação sonora de metade do volume, precisa atenuar a potência em -10 dB (ou seja atenuar em 10 vezes). Para ter sensação de 1/4 do volume, precisa atenuar -20 dB (atenuar 100 vezes).

Atenuar em -6 dB em potência é entregar 1/4 da potência original (10 x log 0,25 = -6 dB).  Já -12 dB é atenuar quase 16 vezes e -18 dB é atenuar 63 vezes.

Obrigado pelas informações!

Vou comprar resistores para -12dB e -15dB e assim poder experimentar qual ficará melhor e mudará menos o timbre.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal