Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 10:33:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte ATX modificada para 700V/125W  (Lida 8495 vezes)
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #15 : 22 de Abril de 2015, as 23:19:14 »


Esta é uma versão "automotiva" para ser alimentada com 12Vcc. Além de ter que converter de 220Vca para 12Vcc, não se sabe a especificação do indutor..


outra coisa, da postagem original da fonte de 700V, faltam arquivos para abrir o projeto.

Pelo que entendi, ele utilizada a infra estrutura lógica de uma fonte comum para chavear a parte de potencia para obter uma tensão mais alta, seria interessante conseguir controlar para 300~350Vcc ajustavel....




Sim, ela é uma versão automotiva por ser alimentada pela bateria de 12v do carro, nada impede de ser alimentada por uma fonte atx, mas foi desenvolvida para válvulas como el84 e 6v6 que podem ser incorporadas ao som automotivo. Quanto ao indutor, ele utilizou dois tipos de núcleos para os testes, sendo eles os seguintes: ETD29 / ETD34, pelo que entendi, o 29 aqueceu demasiado e o 34 se mostrou eficiente e ideal.

Ajustável seria ideal, os arquivos não abriram? no arquivo em compactação .rar, contém algumas fotos e duas imagens sendo uma do esquema e outra do controlador, estranho, deve ter ocorrido algum problema na hora que você fez o download. De qualquer forma, não fornece nenhuma informação sobre os indutores.

Certo... se for pra usar no carro até concordo, ou para utilizar em som "ambulante"... agora colocar 2 caixas do tamanho de fontes ATX fica meio espaçoso não acha?? o maior beneficio das fontes chaveadas é o tamanho e peso, com duas somente lhe será bom o baixo peso.

Com relação à fonte de 700V tentei abrir o arquivo "article.html" e o mesmo relata a falta de 3 arquivos, talvez não sejam importantes... o que de fato falta é a especificação dos indutores pois parecem artesanais, e como ja foi dito ainda deveria ser o mesmo modelo de fonte...

Pra ser factivel por nós temos de usar uma fonto "genérica" de 125W da monterey e modificar a nosso gosto, se alguém tiver conhecimento para faze-lo.....mesmo eu tendo feito algumas montagens de boost e buck-boost na faculdade, eu não me arrisco nisso...
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #16 : 22 de Abril de 2015, as 23:39:55 »


Certo... se for pra usar no carro até concordo, ou para utilizar em som "ambulante"... agora colocar 2 caixas do tamanho de fontes ATX fica meio espaçoso não acha?? o maior beneficio das fontes chaveadas é o tamanho e peso, com duas somente lhe será bom o baixo peso.

Com relação à fonte de 700V tentei abrir o arquivo "article.html" e o mesmo relata a falta de 3 arquivos, talvez não sejam importantes... o que de fato falta é a especificação dos indutores pois parecem artesanais, e como ja foi dito ainda deveria ser o mesmo modelo de fonte...

Pra ser factivel por nós temos de usar uma fonto "genérica" de 125W da monterey e modificar a nosso gosto, se alguém tiver conhecimento para faze-lo.....mesmo eu tendo feito algumas montagens de boost e buck-boost na faculdade, eu não me arrisco nisso...

Bom, realmente ocupa espaço utilizar duas Fontes, talvez uma mini atx, mesmo assim ocuparia.

A fonte de 700v, sem a especificação dos indutores, de fato complica muito, pior que procurei e procurei e não encontrei, infelizmente.

Conhecimento na área de fontes deste porte é o que menos tenho, aqui no fórum já desenvolveram algumas fontes muito promissoras, mas acredito que ficou inviável devido a complexidade para os menos experientes.

De qualquer forma valeu a tentativa. Abraços!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #17 : 23 de Abril de 2015, as 08:19:27 »

 Eu quando tive tempo desenvolvi alguns circuitos:

 - Inversor de 24vdc -> 250vdc ~ 300vdc de uns 50w
 - Um fonte completa 127vac/220vac que chegou a fornecer 6,3vdc por uns 7A antes de perder regulação

 E alguns comentários/resumo sobre os mesmos:

 O inversor eu utilizei o transformador principal que se encontra em uma ATX, só que utilizando-o invertido e sendo chaveado por um TL494 com mosfets de baixa rds-on em configuração push-pull. Funcionou legal, consegui alimentar um power com ECL82 tranquilamente sem qualquer problema de ruído na saída.
 Isso, alimentando o circuito por uma fonte linear com transformador comum. Quando alimentei usando uma fonte chaveada de 24vdc por 3A, essa desarmava e não servia. Ou seja, alimentar um inversor chaveado com uma fonte chaveada não se mostrou muito inteligente (até por uma questão de espaço). Outro problema foi também que os trafinhos de fonte ATX nunca seguem um padrão... Ou seja, cada fonte usa um transformador com terminações diferentes, espiras diferentes, diâmetro de fio esmaltado diferente, núcleo diferente, etc, etc... Cada circuito vai depender mais do transformador que outra coisa.
 
 A outra fonte, completa com alimentação da rede, também com TL494, funcionou bem e algumas peças foram gentilmente cedidas pelo Eduardo. Seguiu também a topologia push pull para facilitar o circuito e transformador, utilizando mosfets de alta tensão.
 O maior problema dessa fonte foi a queima dos mosfets no processo de desenvolvimento, sendo bastante sensíveis. Outro problema foi da alimentação do próprio circuito de chaveamento (com TL494) que exigiu uma fonte de start-up e outra para manter o circuito em operação.
 No mais, também implementei um controle de corrente para diminuir o PWM do circuito quando houvesse uma condição de sobrecarga.
 A fonte funcionou por vários dias ligada com carga e não vi problemas de aquecimento ou falhas... Mas é aquela coisa, quando é testada em campo, é outra coisa.

 Essa última fonte, apesar de funcionar bem nos testes, se mostrou ainda bastante complexa para uma montagem de alguém sem experiência... Exigia alguns componentes não tão simples de conseguir, como os mosfets 4N80 e o próprio transformador que deveria ser enrolado de modo correto. Isso apenas para um "pedaço" da fonte, a alimentação dos filamentos das válvulas
 A alta tensão rendeu muitas conversas minhas com o Eduardo, o maior problema era a regulação cruzada de duas tensões tão diferentes... Ou seja, exigiria um circuito mais complicado ainda para manter o correto balanceamento entre a fonte de alta e a de baixa. Cheguei a implementar o enrolamento de alta tensão, mas acabei não regulando e não testando por falta de tempo.
 Uma outra saída seria ter duas fontes totalmente independentes, mas a quantidade de peças seria um problema... Não compensaria todo o esforço.

 Sobre a adaptação da fonte ATX, reforço o que o Renato já comentou, cada fonte é muito diferente entre si e exige conhecimento bastante específico... Não é só abrir retirar uns componentes, soldar outros seguindo uma receita que vai dar certo... Até porque essas fontes tem sistemas de monitoramento de todas as tensões de saída (power-good) que você precisaria dar um "gato" para ela não desarmar. Outro fato é que para ter 700v na saída, ele reenrolou o transformador principal, não são só as especificações dos indutores que estão faltando.

 Meu conselho para quem irá se aventurar em fontes chaveadas é procurar integrados que já possuam toda a circuitaria necessária (oscilador, mosfet de potência, comparadores de tensão, controle de PWM, proteção de sobre de corrente e temperatura e condição de falha, etc) para baratear o desenvolvimento. Assim, com um transformador já dimensionado pelo fabricante e com um reference design bem implementado, fica simples desenvolver.

 Por exemplo, digitei no google "SMPS IC" e ele me retornou esse CI:

 http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/NCP1010-D.PDF

 Que custa só 6 reais:

 https://www.sotudo.com.br/produto_detalhes/p/TWpnNE5BPT0=/Atalho+por+Prefixo/NCP1014

 E a fonte sai facilmente... Inteira pronta!

 Esse foi só um exemplo bobo, existem inúmeros CI's que fazem a mesma coisa no mercado nacional, é só questão de pesquisar.
 
 Acho que é isso ai! Se precisar de ajuda em alguma coisa, podemos ajudar...

 Um abração

 Eduardo
« Última modificação: 23 de Abril de 2015, as 08:22:40 por Ledod » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #18 : 23 de Abril de 2015, as 10:25:29 »


 Meu conselho para quem irá se aventurar em fontes chaveadas é procurar integrados que já possuam toda a circuitaria necessária (oscilador, mosfet de potência, comparadores de tensão, controle de PWM, proteção de sobre de corrente e temperatura e condição de falha, etc) para baratear o desenvolvimento. Assim, com um transformador já dimensionado pelo fabricante e com um reference design bem implementado, fica simples desenvolver.

 Por exemplo, digitei no google "SMPS IC" e ele me retornou esse CI:

 http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/NCP1010-D.PDF

 Que custa só 6 reais:

 https://www.sotudo.com.br/produto_detalhes/p/TWpnNE5BPT0=/Atalho+por+Prefixo/NCP1014

 E a fonte sai facilmente... Inteira pronta!

 Esse foi só um exemplo bobo, existem inúmeros CI's que fazem a mesma coisa no mercado nacional, é só questão de pesquisar.
 
 Acho que é isso ai! Se precisar de ajuda em alguma coisa, podemos ajudar...

 Um abração

 Eduardo

Ledod, primeiramente obrigado pela paciência e pela explicação sobre os prós e contras de um projeto assim, realmente precisamos saber o que estamos fazendo e precisamos ter um certo conhecimento antes de por a Mão na massa.

O Circuito integrado NCP1010, é bem completo, olhei no esquemático dele, o interno, que está no PDF que forneceu, de fato ele contém quase tudo dentro dele, incrível, mas será necessário estudar mais sobre este tipo de fonte, percebi que não chega nem perto de ser algo simples ou de fácil entendimento, tem muitas variáveis e tem que saber um pouco do que está fazendo, senão dá problema.

Obrigado mais uma vez pela paciência e pela excelente explicação!

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #19 : 25 de Abril de 2015, as 17:10:59 »

Uma coisa que achei estranha foi os circuitos de exemplo no datasheet dos NCP101* não incluir um filtro de entrada da rede...
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #20 : 25 de Abril de 2015, as 17:54:52 »

Uma coisa que achei estranha foi os circuitos de exemplo no datasheet dos NCP101* não incluir um filtro de entrada da rede...

Realmente, nenhum indutor ou capacitor na entrada, mas acho que deve ser opcional, a não ser que o integrado já se encarregue disso internamente, e após o integrado, já tem um indutor, pode ser isso.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal