Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 09:25:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quadruplicador de voltagem para transformador 30+30v/3A  (Lida 5650 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 26 de Abril de 2015, as 21:05:31 »

Olá pessoal, possuo um transformador de 30+30v/3A, muito bem dimensionado, e pelo que vi, Utilizando um quadruplicador, consiguiria uma tensão por volta de 250v.

Seria possível alimentar uma válvula el84 e duas 12ax7 com esse método utilizando o transformador que possuo?

Nunca fiz um quadruplicador e surgiu a oportunidade.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #1 : 26 de Abril de 2015, as 22:39:53 »

Eu fiz um teste com um duplicador de tensão usando diodos e capacitores, deu certo, ele na verdade duplicou a tensão máxima no meu caso e deformou um poco a forma de onda tanto na entrada quanto na saída. Mas acho que depois de tudo retificado não deverá haver problemas, qual o circuito que você tem ai?
Abraços.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 26 de Abril de 2015, as 23:30:36 »

Eu fiz um teste com um duplicador de tensão usando diodos e capacitores, deu certo, ele na verdade duplicou a tensão máxima no meu caso e deformou um poco a forma de onda tanto na entrada quanto na saída. Mas acho que depois de tudo retificado não deverá haver problemas, qual o circuito que você tem ai?
Abraços.

Olá Electric effects, não tenho nenhum circuito, apenas me veio em mente da possibilidade de dar certo fazer algum amplificador que use el84 e 12ax7, tenho este transformador aqui e sinto que não estou utilizando ele com tudo o que pode fornecer, será que um hi-octane dá?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 26 de Abril de 2015, as 23:46:30 »

Você ainda vai precisar de um transformador para os filamentos.
Depois do quadruplicador, você vai ter perto do 270V... é alto pro P1 ou HI-OCT... E é um transformador grande pra ele...
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, as 14:17:29 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #4 : 26 de Abril de 2015, as 23:58:05 »



Olha ai o circuito quadruplicador, ele não menciona o valor dos capacitores, mas com certeza deverão suportar a tensão de 2Vm cada um. Ai depois vem a parte de retificação normal com diodos.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 26 de Abril de 2015, as 23:58:57 »

Você ainda vai precisar de um transformador para os filamentos.
Depois do quadruplicador, você vai ter perto do 300V... é alto pro P1 ou HI-OCT... E é um transformador grande pra ele...

Pensei que daria para extrair a tensão para os filamentos do mesmo transformador.

-----
Olha ai o circuito quadruplicador, ele não menciona o valor dos capacitores, mas com certeza deverão suportar a tensão de 2Vm cada um. Ai depois vem a parte de retificação normal com diodos.

Então, para o HT seria perfeito, daria até para alimentar duas el84 com ele, o problema serão os filamentos, achei que daria para extrair a tensão para eles do mesmo transformador, sonho meu. Pelos meus cálculos conseguiria uns 150ma para o ht.
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, as 00:03:29 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 27 de Abril de 2015, as 00:04:54 »

Você ainda vai precisar de um transformador para os filamentos.
Depois do quadruplicador, você vai ter perto do 300V... é alto pro P1 ou HI-OCT... E é um transformador grande pra ele...

Pensei que daria para extrair a tensão para os filamentos do mesmo transformador.

-----
Olha ai o circuito quadruplicador, ele não menciona o valor dos capacitores, mas com certeza deverão suportar a tensão de 2Vm cada um. Ai depois vem a parte de retificação normal com diodos.

Então, para o HT seria perfeito, daria até para alimentar duas el84 com ele, o problema serão os filamentos, achei que daria para extrair a tensão para eles do mesmo transformador, sonho meu. Pelos meus cálculos conseguiria uns 150ma para o ht.
Vai ter que queimar muita energia pra isso. Não vale a pena...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #7 : 27 de Abril de 2015, as 00:14:14 »


Vai ter que queimar muita energia pra isso. Não vale a pena...


Mas é possível a empreitada ao menos para uma el84 e 2x 12ax7? alimentando tanto o ht quanto os filamentos com o mesmo transformador?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 27 de Abril de 2015, as 00:26:56 »


Vai ter que queimar muita energia pra isso. Não vale a pena...


Mas é possível a empreitada ao menos para uma el84 e 2x 12ax7? alimentando tanto o ht quanto os filamentos com o mesmo transformador?
Possivel é... mas pensando nos 30V (você iria usar o CT mais um dos fios do secundario), pra baixar dos 30V para 6,3V, você precisaria de um resistor de 22R, e iria queimar ai 25W, ou seja, um resistor de 100W seria o ideal... muita energia queimada pra aproveitar um transformador.

Ps. Isso é pro P1. Pro HO seriam 32W gastos num resistor (18R 100W).
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, as 14:19:01 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 27 de Abril de 2015, as 00:33:51 »

Possivel é... mas pensando nos 30V (você iria usar o CT mais um dos fios do secundario), pra baixar dos 30V para 6,3V, você precisaria de um resistor de 22R, e iria queimar ai 25W, ou seja, um resistor de 100W seria o ideal... muita energia queimada pra aproveitar um transformador.

Compreendi agora, realmente é um enorme desperdício.
De qualquer forma obrigado Kem!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #10 : 27 de Abril de 2015, as 08:30:48 »

Fora a possibilidade de se gastar uma verdadeira fortuna em capacitores e diodos para o retificado... e depois não dando certo, o que fazer com um transformador + capacitores + diodo...

Com esse transformador voce monta um amp a base de semicondutores...de pouca potencia...
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #11 : 27 de Abril de 2015, as 10:07:02 »

Não seria viável colocar um regulador do tipo 7812 não? Ele dissiparia menos potência do que o resistor citado pelo Kem?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #12 : 27 de Abril de 2015, as 10:26:31 »

Fora a possibilidade de se gastar uma verdadeira fortuna em capacitores e diodos para o retificado... e depois não dando certo, o que fazer com um transformador + capacitores + diodo...

Com esse transformador voce monta um amp a base de semicondutores...de pouca potencia...

Olá betoknigth, é só uma especulação se seria possível usar esse transformador para uma el84 e 2x 12ax7. Anteriormente este transformador era utilizado em um meteoro rx100.

-----
Não seria viável colocar um regulador do tipo 7812 não? Ele dissiparia menos potência do que o resistor citado pelo Kem?

Se não me engano o 7812 aguenta no máximo 24v na entrada e fornece 1A de corrente, se for possível utilizar ele já daria para alimentar os filamentos das 12ax7, em 12v, as duas 12ax7 consumiriam 300ma, faltaria apenas os 6,3v para os filamentos da el84, que consome cerca de 740ma.

Outra coisa que eu estava pensando seria ligar os filamentos em série, que somando tudo, daria 30v cravados e um consumo de cerca de 1.100ma, mas estaria propício para geração de ruídos. A outra metade do transformador, forneceria 30v e 1,5A para o quadruplicador.
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, as 10:37:53 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #13 : 27 de Abril de 2015, as 11:50:38 »

...Se não me engano o 7812 aguenta no máximo 24v ...

Dá pra colocar até 35V na entrada.  Abraços!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #14 : 27 de Abril de 2015, as 14:13:57 »

Não seria viável colocar um regulador do tipo 7812 não? Ele dissiparia menos potência do que o resistor citado pelo Kem?
Queimar num resistor ou num regulador desses da na mesma. A unica diferença é que para usar um regulador é necessário ser DC, o que inclui retificação, capacitor de filtro, etc. Só que 30V retificados vai dar mais de 40V de pico... o regulador pode não aguentar.

-----
Outra coisa que eu estava pensando seria ligar os filamentos em série, que somando tudo, daria 30v cravados e um consumo de cerca de 1.100ma, mas estaria propício para geração de ruídos.
A corrente consumida pelos filamentos da 12AX7 e da EL84 são BEM diferentes. Para ligar os filamentos dessas valvulas em série, seria necessária a utilização de resistores para equiparar o consumo das 12AX7 com a EL84. Estaria queimando energia da mesma forma.


A outra metade do transformador, forneceria 30v e 1,5A para o quadruplicador.
Se você usar um quadruplicador em 30V vai ter uns 135V no final... para ter perto de 270V precisa usar o quadruplicador nos 60V.
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, as 14:19:45 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal