Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:48:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com acionamento do Boss DD3  (Lida 6529 vezes)
filhipi
Visitante
« : 05 de Junho de 2013, as 22:58:15 »

Como muitos, começo também pedindo desculpas prévias caso esta não seja a seção correta para eu postar esta dúvida. Bem, um amigo meu tem um delay DD3 da Boss em seu set de pedais e recentemente apresentou o seguinte problema: o pedal liga normalmente, o efeito funciona, mas na hora de desligar a chave o efeito permanece ativo. Caso se mantenha a chave pressionada na vã esperança de que ela por fim desligue o efeito, automaticamente é acionada a função hold. Caso o knob de função esteja realmente em "hold", o pedal funciona corretamente, acionando e desligando pisando na chave. Outras vezes não liga de modo algum nas funções que não são "hold". É preciso chavear para "hold" e depois girar o knob para mudar de função, mas aí o efeito não desliga.

Alguém já verificou algum defeito deste tipo nos pedais Boss?

PS: na questão de não ligar nas funções "normais" (não "hold"), geralmente a primeira vez que o pedal é acionado funciona, mas depois só liga em "hold". talvez seja algum capacitor eletrolítico não descarregando ou algum componente superaquecendo?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 06 de Junho de 2013, as 07:29:18 »

Talvez eu possa ajudar, mas preciso saber qual versão estamos falando, são 3 principais.

Das 3 versoes, temos a versão antigona (primeira edição) que tem um CI grandão quase no centro da placa que vai de um lado ao outro da placa (da direita para esquerda), tem a segunda versão (a partir de 1991) que tem um CI SMD quadrado na parte inferior da placa, e a terceira versão ( a partir de 2002) tem um CI retangular e acima dele um CI quadrado.

Em cada um deles pode ser causa diferente.
Basicamente pode ser tres coisas:
1° veja se tem um CI 74xx00 e veja se tem 5V na alimentação dele (para versões 2 e 3).
2° esses pedais, incluindo a primeira edição, com alimentação acima de 12V pode acontecer travamentos e instabilidade no acionamento. Na primeira versão tem instabilidade se a alimentação for menor que 10V.
3°  capacitor de acionamento. 
Registrado

filhipi
Visitante
« Responder #2 : 06 de Junho de 2013, as 11:28:43 »

Grande GrAmorin, bom poder sempre contar com seus conhecimentos. Bem, recebi uma foto e acredito se tratar da versão 3. Há o CI retangular e um quadrado enorme, além de um CI retangular menor na lateral e outro daqueles com apenas uma fileira de terminais. Você saberia me dizer de antemão qual o pino de alimentação do CI? Os problemas de alimentação acima de 12v ou abaixo de 10v, no item 2º, são referentes ao mesmo pino onde devem entrar os 5v? E qual é a posição do capacitor de acionamento?


Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #3 : 06 de Junho de 2013, as 11:48:27 »

Filhipi, se você postar essa foto com certeza vai ajudar o GrAmorim a te ajudar.

Pra saber o pino de alimentação do CI, procure o datasheet dele.

Abraço.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 06 de Junho de 2013, as 12:40:51 »

Alimentação no pino 14 do 74**00.
Capacitor de 10 nF (C18), resistor 100 OHMs (R24), e capacitor 680pF (C20), são componentes comuns para dar problema.
O próprio CI (74xx00) também fica instável, a tensão deve estar o mais próximo possível de 5V, e não é bom que esteja abaixo de 4.8V.

Geralmente no fio que vai para a chave, tem uma cola na placa.
Retire esta cola.
Da uma ressoldada no 74xx00.

Mas muito cuidado e atenção, pois esta se tratando e SMDs.

Os problemas de alimentação acima de 12v ou abaixo de 10v, no item 2º, são referentes ao mesmo pino onde devem entrar os 5v? E qual é a posição do capacitor de acionamento?
Não. Se refere a alimentação geral do pedal.
Acima de 12V e abaixo de 10V afeta principalmente a primeira edição. Uma tensão acima dos 14~16V aciona uma proteção do BA634 que é o Ci que faz o acionamento. na verdade esta proteção deveria ser acionado quando a tensão chega em torno de 16~18V, mas com o tempo esta faixa abaixa para ordem dos 12~14V.
Tensao abaixo de 10V (também com o tempo) faz este mesmo CI parar de funcionar ou ficar instável.

O pino de 5V, vem de um regulador.

Nota: Estas orientações são considerando já ter feito uma previa geral.
Muitas vezes o problema é apenas uma solda (principalmente no fio que vai a placa) ou a própria chave com problema.
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, as 20:10:15 por GrAmorin » Registrado

filhipi
Visitante
« Responder #5 : 07 de Junho de 2013, as 21:50:03 »

Valeu por todas as dicas, GrAmorin. Bem, nao deu tempo de eu pegar o pedal e fazer alguns testes, meu amigo conseguiu contactar a autorizada e agora vai aguardar. Vamos ver se eles apontam como defeito algumas das possibilidades levantadas aqui ou virão com aquele papo "queimou placa-mãe", "queimou processador", "tem que trocar HD, "tem que comprar um novo".... "Técnicos" costumam usar algumas dessas saídas t b (moderador, peço que me suspenda do fórum). Valeu por toda atenção, pessoal! Quaisquer novidades eu posto aqui. Abraços.

Atualização após "parecer técnico":
O técnico da autorizada Roland disse que o conserto sairá mais de R$ 200,00, terá que trocar uns 6 CI's e regulador.... O problema é confiar...
« Última modificação: 11 de Junho de 2013, as 19:39:37 por filhipi » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #6 : 11 de Junho de 2013, as 22:02:07 »

Atualização após "parecer técnico":
O técnico da autorizada Roland disse que o conserto sairá mais de R$ 200,00, terá que trocar uns 6 CI's e regulador.... O problema é confiar...

Isso me cheira a trocador de peças!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
filhipi
Visitante
« Responder #7 : 11 de Junho de 2013, as 22:13:40 »

Atualização após "parecer técnico":
O técnico da autorizada Roland disse que o conserto sairá mais de R$ 200,00, terá que trocar uns 6 CI's e regulador.... O problema é confiar...

Isso me cheira a trocador de peças!

A mim também....
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #8 : 11 de Junho de 2013, as 22:39:47 »

Esse pedal tem 8 CIs no total.
3 na seção digital 5 na seção analógica.
Na seção analógica ambas atuam no áudio.

Se o efeito funciona, e apenas apresenta falha no acionamento, o setor analogico esta normal.
Se o problema esta em chavear, então está localizado no setor digital.

Pela matemática, se o setor digital tem 3 CIs, de onde surgem os demais a serem trocados?

O negocio é ver a tensão do regulador.
Depois disso ver se o estado (nível de tensão) muda no terminal 3 e 6 do CI 74xx00, quando aciona a chave by-pass.
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #9 : 11 de Junho de 2013, as 22:55:40 »

O técnico da autorizada Roland disse que o conserto sairá mais de R$ 200,00...
Com esse dinheiro eu monto uns 3 Rebote 2.5 Cheesy
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
fuzzman
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 1

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #10 : 13 de Maio de 2015, as 19:05:06 »

Boa noite, estou com um dd3 aparentemente versão 3, ele acende o led porém não sai efeito algum, o som da guitarra passa normal como se não houvesse pedal. Alguém poderia me ajudar?
« Última modificação: 13 de Maio de 2015, as 19:32:27 por xformer » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal