Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 05:18:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: modificar radio valvulado pedido de ajuda  (Lida 3979 vezes)
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« : 15 de Junho de 2015, as 18:53:15 »

Pessoal estou pra adquirir um radio da semp funcionando, pelo que vi ele e um single head pois apresentava dois transformadores , mas não estou bem certo disso.Enfim pelo valor que pretendo pagar acho que vou modificar ele para um amplificador de gaita. a duvida e como faço isso de forma mais simples possivel? Teria como isolar o radio? ou até mesmo usar outras valvulas no lugar das de radio pra aproveitar e fazer um reverb? tenho que pegar mais informações sobre ele mas a grosso modo e possivel? se for um rabo quente sera que poderia também?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 15 de Junho de 2015, as 20:10:25 »

Se for um rabo quente só incluindo um transformador isolador.
Se não for e tiver o esquema, provavelmente dê...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #2 : 16 de Junho de 2015, as 08:51:29 »

Geralmente, o transformador de saída desses rádios é bem pequeno, o que não é muito bom para guitarra. Além disso, boa parte dos capacitores pode estar danificada pelo tempo. Se a intenção for usá-lo como amplificador, recomendo usar apenas as válvulas e o transformador de potência (caso não seja um rabo quente) e fazer um pequeno valvulado com um transformador de saída melhor e componentes novos. Já restaurá-lo mantendo as características originais seria uma boa.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #3 : 16 de Junho de 2015, as 17:46:28 »

bom peguei ele a principio como e um radio dos anos 50 ta até legal, pois o falante ainda e original...soltou a cola dele mas ainda funciona, o aspecto geral esta bom os transformadores parecem estar bons, as valvulas rf eu não me lembro quais são mas a do pré é uma 6av6 e do power uma 6aq5/el90 a retificadora é 5y3, desmontei ele tem sim capacitores com oxidação eletroliticos em pessimo estado mais pequei um jack liguei e saiu o som...bem vintage e alto pra situação dele...agora ja tenho algo pra dizer. É um SE e tem um outro transformador que acredito deva ser de choke de filtro? Agora as duvidas posso limpar tudo a parte do radio, tipo capacitor variavel e todo o resto? se eu desligar tudo será que ainda funciona?Não sei por fotos mas tentarei assim mesmo logo.abraços
Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #4 : 16 de Junho de 2015, as 21:34:15 »

Me permita dizer que isso é um crime... Desmontar o rádio... que dó!!!

Eu digo isso por que sou restaurador de rádios e equipamentos antigos e pegar um destes ainda funcionando é muito difícil...

Se eu tivesse peças em bom estado até me propunha trocar contigo pra tu montar o teu amp... mas não tenho nada que valha a troca...

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 17 de Junho de 2015, as 22:26:41 »

Rick, se o rádio está funcionando, não o estrague. Se não quiser ficar com ele, pode vender; pelo que se vê no ML, pegas uns R$ 500, o que é mais do que suficiente para montar um amplificador para guitarra de baixa potência.

Por outro lado, se for tentar adaptar, corre o risco de ficar sem nada que preste. Eu já tentei coisa parecida nos tempos "pré internet", e me arrependo até hoje.

Se for limpar, não o desmonte. Tente remover a poeira com jatos de ar e pincel, a seco, no máximo usando álcool isopropílico onde tiver sujeira muito encrustada, e NUNCA aplique álcool em bobinas ou transformadores (o verniz poderá não aguentar). Sobre o capacitor variável, veja se ele é do tipo que tem chapas de mica; se for isso mesmo, não cutuque muito, porque a mica quebra facilmente (só jato de ar e pincel macio). Se for "a ar", pode lavar com álcool isopropílico, deixar secar e aplicar um pouco de WD40. Eletrolíticos velhos são problema, mas tente substituir o mínimo possível de peças originais.

Por fora, lixa, verniz, tinta, capricho... Procure renovar a aparência do menino, sem descaracterizá-lo. É um bom projeto, cujo resultado você poderá exibir com orgulho.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 18 de Junho de 2015, as 18:49:42 »

Esse rádio pode fornecer de 4 a 5 watts de saída, o que é mais do que suficiente para a amplificação de guitarras e até gaitas, mas pra isso é necessário a adição de um pré-amplificador adequado, cuja saída deverá ser ligada no potenciômetro de volume do rádio.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #7 : 20 de Junho de 2015, as 07:13:36 »

Teria como mostrar algumas fotos do rádio, talvez até algumas internas? Seria bem interessante
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #8 : 30 de Junho de 2015, as 16:08:03 »

Bom gente fiz o seguinte me acalmei e estou fazendo devagar, quando disse que estava funcionando estava sim mas o radio não saiu som, mas não aquele lindo som. então agora eu estou dando um trado no gabinete que esta legal e o amplificador vou mexer aos poucos e tentar manter o radio
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 30 de Junho de 2015, as 20:23:41 »

Boa decisão! Boa sorte com o projeto!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #10 : 30 de Junho de 2015, as 20:32:00 »

Ele possui transformador de força? Já pensou na possibilidade de fazer um pré bem simples, e ter a opção de usá-lo também como amplificador, através do uso de uma chave?
quando disse que estava funcionando estava sim mas o radio não saiu som, mas não aquele lindo som.
Como assim? o som saiu fraco, com ruído, ou nem saiu som?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #11 : 01 de Julho de 2015, as 18:53:43 »

Me expressei mau, quando eu peguei ele ele saiu o ronco; o radio esta com serios problemas, mas o power e o pre não, ai liguei diretamente no pré e saiu um som, claro cheio de chiadeira e tal, mas saiu.
O radio eu ainda não mexi e nem quero por enquanto agora vou trabalhar no gabinete que esta precisando, agora eu quero trocar os capacitores de filtro todos aos poucos e dai ir fazendo ele com um jack só pra usar como amplificador de gaita.
O radio ( digo a parte de bobina, capacitor variavel e tudo o que faz ele sintonizar ) eu não tenho experiencia pra mexer e quero somente deixar no chassis de modo que não atrapalhe o amplificador.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #12 : 02 de Julho de 2015, as 00:58:52 »

Boa sorte na empreitada, e se puder, posta umas fotos do interior do rádio para a gente ver.  Legal!
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal