Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 22:59:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida sobre capacitores em fonte para amplificador válvulado  (Lida 7935 vezes)
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« : 30 de Junho de 2015, as 01:36:17 »

Olá pessoal, boa noite.

Trocarei os capacitores da fonte de meu Tremendão III e gostaria de saber se os capacitores de 20uFx500v podem ser substituídos por capacitores de 22uFx450v, minha duvida fica mais sobre a diferença entre as tensões, sei que o projeto pede 500v mas não sei se é por necessidade ou por serem os valores da época.

Essa é a fonte em questão:


Obrigado.
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, as 18:35:19 por Stech » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 30 de Junho de 2015, as 08:30:55 »

Com o amplificador ligado e muito cuidado, meça as tensões nos pontos 2, 3 e 4. Se a tensão em cada ponto passar de 450Vdc, então não pode usar capacitor de 450V. Se for perto de 400V, vai ficar no limite, o ideal é sempre ter uma folga.  Como alternativa, pode usar dois de 47uF/350V em série (do mesmo jeito que os dois de 100uF/350V estão ligados - e mais os resistores para equalização).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #2 : 30 de Junho de 2015, as 08:42:00 »

Melhor medir diretamente a saída do secundário, antes dos diodos, pois se a retificação não estiver boa, haverá um sinal senoidal que o multimetro entenderá de maneira errada.

Meça a tensão no secundário do transformador (fios que vão aos diodos) e multiplique por RAIZ de 2 (aproximadamente 1,42) então você terá a tensão máxima retificada e filtrada no ponto 1. O ponto 2, 3 e 4 possuirão tensões muito próximas ao ponto 1 quando a corrente drenada da fonte for muito baixa.

Os capacitores no ponto 1 tem configuração diferente do ponto 2, portanto no ponto 1 a tensão em cima dos capacitores em projeto é de 350V contra 500V dos demais pontos, se for substitui-los também podes usar 350V conforme aponta o projeto.
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #3 : 30 de Junho de 2015, as 10:09:17 »

Aproveitando o assunto, Stech, você chegou a adaptar o transformador para adequar as tensões do primário, de 110v para 127v?

Isso pode também influenciar nessa tensão na saída, se não estou enganado.
« Última modificação: 30 de Junho de 2015, as 10:28:20 por visioncb » Registrado
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #4 : 30 de Junho de 2015, as 11:19:35 »

Farei essas medições, posso faze-las sem as válvulas?

Visioncb - estou usando 220v, o transformador já não tem mais opção pra 110v, o antigo dono mandou tirar.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #5 : 30 de Junho de 2015, as 11:43:58 »

 Aproveitando que irá mexer na fonte, se o seu amplificador estiver igual ao esquemático, RETIRE aquela chavinha e o capacitor de 0.047uF que liga uma das fases ao terra.

  Isso ai é perigosíssimo e já matou muita gente! Ainda mais que o terra do circuito está em contato direto com o guitarrista.

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 30 de Junho de 2015, as 11:45:13 »

Farei essas medições, posso faze-las sem as válvulas?


Meça com as válvulas. Tem que ter consumo de corrente, pra você saber as tensões em operação. Sem as válvulas as tensões ficarão muito maiores como escreveu o beto.  
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #7 : 30 de Junho de 2015, as 16:17:28 »

Farei essas medições, posso faze-las sem as válvulas?


Meça com as válvulas. Tem que ter consumo de corrente, pra você saber as tensões em operação. Sem as válvulas as tensões ficarão muito maiores como escreveu o beto.  

Mas esse é o intuito! É instalar um componente que suporte a pior condição, ou seja a máxima tensão. Meça em Vac diretamente no transformador e multiplique por raiz de 2, terás a tensão em Vcc
« Última modificação: 30 de Junho de 2015, as 16:21:34 por betoknigth » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 30 de Junho de 2015, as 16:40:22 »

Se a chave de standby sempre estiver desligada (SEMPRE mesmo) quando for ligar o amplificador, a tensão em consumo basta.
Mas como isso é quase impossivel, eu aconselho a medir a tensão AC que sai do secundario do transformador (sem valvula, e se possivel, com o secundario desconectado do amplificador), e multiplique por 1.7 (1.42 + 20%). O resultado será a tensão segura para esses capacitores.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, as 12:03:35 por xformer » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #9 : 01 de Julho de 2015, as 16:02:36 »

Medi as tensões diretamente no transformador e obtive os seguintes resultados:
172vAC em cada um dos taps. Então, segundo o cálculo de vAC*1,42, terei uma tensão de aproximadamente 488vDC, 584,8vDC com os 20%, correto? Sendo assim, nem os especificados do projeto garantem segurança total?

Creio que usando dois capacitores em série de 450v será suficiente, o que vocês acham? O restante eu ja encontrei no mercado, apenas esse cara de 20~22uFx500v é que não tem muito.
---
Encontrei no Mercado Livre um anuncio vendendo 5 capacitores de 22uFx500V a R$ 120,00 + frete, vocês acham um preço justo (eu particularmente não hehe)
---
Ledod - já tirei essa chave, o chamado "death capacitor" né? hehe
---
Registrado
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #10 : 02 de Julho de 2015, as 08:54:46 »

Que capacitores caros  Shocked
Utilize 2 capacitores de 350V em serie, com resistores de 220k (2watts/3watts) em paralelo com cada capacitor:

http://www.ampwares.com/schematics/Bassman_10_alt.jpg

E acho que essa conta sua não tá certa não!!!

T+
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, as 12:02:11 por xformer » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 02 de Julho de 2015, as 08:56:38 »

Stech,

Preço de capacitor é uma incógnita. Os da JJ por exemplo, que são os únicos que eu conheço para 500V, custam 10 vezes mais que um capacitor equivalente de boa procedência. Como o padrão hoje são os capacitores radiais, com os dois terminais do mesmo lado, os axiais estão em alta. Os fabricantes pedem de 3 a 5 vezes mais pelos axiais que pelos radiais.

Mas qual usar? Na fonte, qualquer coisa que não exploda serve.

Eu recomendo que você procure capacitores da Epcos. São bastante estáveis e duráveis. Os de 22uF para 450V da Epcos são cotados no mercado a uns R$5,50 cada e tem em todo lugar.

A ideia de usar dois de 47uF por 350V em série é boa. Eu optaria por esta solução. Você vai gastar uns R$3,50 por capacitor radial da Epcos.

Eu costumo usar resistores de 1M em paralelo com os capacitores em série em lugar dos 220k. Além de drenar menos corrente, vai aquecer menos. Dá para usar de 1/8W comum sem dor de cabeça.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #12 : 02 de Julho de 2015, as 09:15:49 »

Eu costumo usar resistores de 1M em paralelo com os capacitores em série em lugar dos 220k. Além de drenar menos corrente, vai aquecer menos. Dá para usar de 1/8W comum sem dor de cabeça.

Boa dica  Legal! confesso que baseei os valores desses resistores vendo esquemas de amplificadores comerciais!

Abraço
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, as 12:00:44 por xformer » Registrado
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #13 : 03 de Julho de 2015, as 18:39:32 »

Obrigado pela ajuda e paciência de todos.  Grin Grin Grin

Posso montar esses capacitores dessa maneira?



O resistor é em paralelo com cada capacitor ou paralelo com cada par de capacitor?
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #14 : 03 de Julho de 2015, as 21:47:25 »


E acho que essa conta sua não tá certa não!!!
Está certa sim. Acontece que a fonte desse amplificador usa retificação por ponte ligada através dos terminais extremos (diferentemente da ligação mais comum, que usa dois diodos e o tap central). Dessa forma tem-se o dobro da tensão que se conseguiria com a ligação convencional, e portanto, metade da potência.

-----
Stech
Eu não usaria essa placa para montar os capacitores. A tensão nesse ponto será bem alta, então há risco de fagulhamento. Uma opção é raspar ou corroer as ilhas que não serão usadas.
Sobre os resistores, eles são ligados em paralelo um para cada capacitor.
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, as 21:57:30 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal