Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 08:17:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida em qual amplificador valvulado montar  (Lida 2454 vezes)
Will_GS
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« : 07 de Julho de 2016, as 19:53:14 »

Primeiramente, saudações a todos Handmades!

Estava parado há alguns meses sem fazer nenhum circuito. Recentemente em uma visita aqui no site olhando vários tópicos voltei a ter interesse e, principalmente, determinação pela montagem de um amplificador valvulado. 

Anteriormente já havia idealizado esse projeto, mas por falta de experiência acabei montando um Pré Fender Twin e fiquei muito satisfeito com o resultado utilizando-o com dois TDA7294 em bridge na etapa de amplificação. Mas agora quero montar um 100% valvulado. Para isso já investi boas horas pesquisando e estudando tudo a respeito que encontrei no fórum e eis me aqui para pedir a ajuda e opinião de vocês.

Diante dos projetos com toda documentação presentes aqui no site e também de outros famosos que o pessoal costuma trocar experiências me deparei com três que mais me chamaram atenção levando em consideração a potência, facilidade para aquisição de componentes e o nível de dificuldade:

-IaLL 10.5   
-Hi-Octante
-Fender 5e3 (projeto da Ceriatone)

Mas estou extremamente indeciso em qual modelo montar então tentarei expressar algumas das minhas dúvidas. Desde já desculpas se escrever algo sem sentido, por favor me corrijam se houver algo errado em algum momento.

Primeiramente vi aqui mesmo no fórum algumas pessoas que montaram juntos o pré Fender Twin e o IaLL 10.5. Já que possuo este pré pensei na possibilidade de usá-lo com o Iall. O problema que me deparo é que já o coloquei dentro de um chassi, segue o link de uma foto pra melhor visualização: 

http://www.4shared.com/photo/ds3AOOpJce/IMG_20160707_190552865.html
http://www.4shared.com/photo/actVFZ0qba/IMG_20160707_190626880_HDR.html

Não queria desmanchar para colocar tudo em um único gabinete. Se fosse o caso, ficaria ruim se montasse o IaLL em um chassi separado? Ligaria os dois por um cabo P10 - P10 mesmo ou algo parecido, isso pode afetar a qualidade do áudio (ruídos, distorções...)?

Esses fatos me desmotivaram um pouco em relação ao IaLL, mesmo assim o incluí aqui para ver a opinião de vocês.

Passei a pesquisar por outros modelos. Lembrei do veterano Hi-Octane que oferece uma potência bacana com seus 5w, possui distorção e equalizador tudo integrado. Não procurei a fundo todos os componentes, mas os que acreditava ser mais críticos encontrei todos em sites de vendas nacionais.

Estava quase certo em montar o HO, contudo conheci o Fender 5e3. Em relação ao preço sei que seria um pouco mais caro montá-lo ao invés do HO, mas como será um amplificador vitalício para mim então considero esse investimento como bem-vindo. Comparando o esquemático de ambos me parece que a dificuldade para montá-los é semelhante.

Sei que os dois são excelentes pelos diversos vídeos e samples que escutei. Algumas contradições ocorrem para mim, dentre elas as principais são:

- potência: até onde compensa fazer o 5e3 pela maior potência que oferece (pelo que é algo em torno de 15w) em relação a potência do HO?
- pelos vídeos que vi, parece que o 5e3 não possui uma distorção tão notável quanto o HO. O som limpo de um valvulado indiscutivelmente é muito chamativo mas no momento de tocar algo mais pesado se eu escolhesse o 5h3 ao invés do HO aliado a um bom pedal analógico daria algo parecido que a distorção do HO oferece? Digo pedal analógico porque tenho uma Zoom G1N, utilizar ela para obter qualquer distorção provavelmente iria perder o brilho e as características que um valvulado oferece, eu acho.

Resumindo pessoal, tenho mais interesse no HO ou no 5e3, e fica a dúvida  da escolha levando em consideração a potência de um e as regulagens mais customizáveis do outro. Gostaria de ver a opinião de vocês para poder fazer uma escolha sem arrependimentos, considerando até outros modelos que eu não citei com certeza também são bem-vindos. E na sequência pedir a ajuda necessária para indicação dos melhores locais para aquisição de alguns componentes e também auxílio no processo de montagem.

Muito obrigado a todos! Smiley   
Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #1 : 08 de Julho de 2016, as 00:34:37 »

Estou afim de fazer um desses powers: AX84/Highoctane ou iALL 10.5... podemos trocar alguma ideia. Meu intuito é fazer um pré de JCM800 e ver no que dá. Quero um som mais "Marshall" . Na verdade é uma tentativa de fazer um Marshall JCM800 de baixa potência, já que não vejo necessidade em ter 50W/100W para meu ambiente e diminui muito o custo dos transformadores, além de precisar de menos válvulas de power.
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #2 : 08 de Julho de 2016, as 08:37:35 »

Vai de jcm800 e seja feliz. 
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #3 : 08 de Julho de 2016, as 08:43:04 »

No meu caso preferi montar separado o Pré do Power para ter a possibilidade de montar outros prés e ir usando em conjunto com o power.

Como só uso este amplificador dentro do apartamento escolhi montar o power do P1/HO com a modificação de poder usar ou EL84 ou 6V6.

De início ficou mais caro que que comprar um transformador extra pro pre, mas ao longo das próximas montagens de prés este custo se dilui já que eu teria que comprar transformadores de força e de saída para cada amplificador completo que eu montasse.
Registrado
Will_GS
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #4 : 08 de Julho de 2016, as 09:41:25 »

Obrigado pelo feedback galera.

V.O.A. na época que fiz o Fender Twin estava entre ele e o JCM800, acabei escolhendo o Twin por sair mais em conta, ainda mais utilizando a configuração de dois transformadores comuns e não de um específico pra pré valvulado, na época nem sabia onde comprar um desses. Em questão a potência acho que o IaLL seria mais que o suficiente pra mim também de fato não sei qual é o comportamento de um valvulado nunca escutei um pessoalmente, mas não sei o resultado de juntá-lo com o Twin estando em gabinetes separados. Esteticamente pode não ser comum isso mas não me incomodaria, a dúvida é em relação à qualidade sonora dessa configuração.   

RicardoVasconcelos é interessante seu ponto de vista de fazer o pré e o power modularizados para futuramente fazer combinações com outros projetos, mas no meu caso como não me aventuraria com quero montar um conjunto fixo. Aí entra a situação que descrevi, escolher entre potência e atributos que os modelos oferecem. Na verdade não falta vontade pra montar um de cada Ui mas como isso é utopia pra mim, espero chegar na melhor escolha possível.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal