Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 11:59:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ProCo RAT Montado, mas cadê o som?  (Lida 10118 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« : 25 de Outubro de 2009, as 21:43:59 »

Montei hoje meu RAT.
Fiz com bastante calma e levei um bom tempo conferindo todas as soldas após terminar cada uma.
Todos os componentes soldados na placa, os pots, os jacks a DPDT e o clip de bateria + o jack p4.
Então era hora de testar o monstrengo.
Na hora do teste cadê o som.

Fui revisar a placa afim de identificar alguma solda fria ou algo do tipo e achei a perna do terra do CI sem solda (simplesmente esqueci, ou achei que era a que fica sem conexões).
Achei que agora ia, mas nada de som novamente.
Dai fiquei procurando vários tipos de defeitos: pots, jacks, alimentação, ...

Fiquei desconfiado do BF245A que coloquei no lugar do 2N5458, pois não encontro em lugar algum.
Para tira minha dúvida coloquei um fio no positivo do jack de saída e fui encostando a outra ponta em pontos espefícios do circuito.
Sai som normal até a perna Nº 3 do CI, mas qnd testei na perna Nº 6 num saiu som algum.
Troquei o CI por outros 2 TL071 (também num achei o danado do LM308) e o problema pesistiu.

Alguém poderia me dar uma ajuda no que testar? Ou mesmo em alguma suposição do que possa ser.

Eu vi que no datasheet do BF245A a pinagem é inversa e soldei o mesmo de forma correta, no entanto num posso afirmar que ele é o problema já que no pino 6 do CI num saiu som.

Grato
« Última modificação: 25 de Outubro de 2009, as 22:14:22 por RicardoVasconcelos » Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #1 : 26 de Outubro de 2009, as 11:19:13 »

Antes de mais nada parabéns por ter encontrado o bf245a (já tive essa sorte também). Dê uma boa revisada no layout da montagem (que voce não disse qual foi a que voce usou), já que voce testou dois ci´s e não funcionaram, então possivelmente o erro pode estar na montagem. Na dúvida do transistor use o mpf102, que tem a mesma pinagem do original (acredito que seja  tonepad).
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #2 : 26 de Outubro de 2009, as 12:38:00 »

Jairo
Eu utilizei o layout do tonepad mesmo.
Eu apenas adicionei o circuito do pentellium bypass nela, porém num mexi nas trilhas do RAT.
Dei sorte de achar o BF245A, porém só tinha ele mesmo.
Quando eu chegar em casa vou tentar colocar ele pra funcionar.
Vou dar ênfase aos componentes ligados diretamente ao CI.



Lembrei agora que os diodos só achei 1N4148, será que foram eles?
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #3 : 27 de Outubro de 2009, as 13:01:14 »

Se tiver havido problemas com os diodos foi somente de diodo quebrado ou soldado errado. O bf 245 tem que ser soldado invertido em relação ao original do projeto. Revisa novamente todo o projeto, veja se as ligações de terra estão certas, e etc. O rat da tonepad é um projeto fácil de montar.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 27 de Outubro de 2009, as 16:24:39 »

Se tiver havido problemas com os diodos foi somente de diodo quebrado ou soldado errado.

mas eu já comprei uns montes de diodos e alguns vieram com curto interno... pode ter sido isso também.

pega um multímetro e testa continuidade. se ele der continuidade quando vc colocar o positivo no negativo do diodo aí ele tá em curto mesmo.

mas acho q pode ser aquele capacitor q no original fica entr 2 terminais... esses terminais só existem no LM308 mesmo, então cuidado!!!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #5 : 27 de Outubro de 2009, as 22:49:20 »

mas acho q pode ser aquele capacitor q no original fica entr 2 terminais... esses terminais só existem no LM308 mesmo, então cuidado!!!

Cara eu num sabia que pra usar com o TL071 num tinha aquele capacitor.
É aquele capacitor de 30pF, certo? Devo retirar e deixar sem nada ou fazer um jump?
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #6 : 27 de Outubro de 2009, as 23:28:13 »

Pelos datasheets acho que num devo por nada no lugar, n e h (moderador, peço que me suspenda do fórum)?
Registrado
Bertão
Visitante
« Responder #7 : 27 de Outubro de 2009, as 23:36:38 »

Pelos datasheets acho que num devo por nada no lugar, n e h (moderador, peço que me suspenda do fórum)?
é o tl071 nao precisa  do capacitor, mas acho que seu problema nao seja esse...
porque no meu rat se nao me engano esta com o capacitor de 30pf e eu substitui o lm308 pelo tl071 e funciona normal...
da um revisada na montagem...
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #8 : 28 de Outubro de 2009, as 14:01:01 »

Quando eu testei o RAT a bateria estava em 9.15V, dai na Hora que eu liguei no RAT (conectada ao circuito) a voltagem foi para 4.5V.
Hoje pela manhã ela tava em 8.5V.
Isso é normal?
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #9 : 28 de Outubro de 2009, as 14:52:07 »

isso só quer dizer que você tem uma bateria descarregada...as vezes elas medem uma voltagem boa mas quandovocê liga elas aparece uma voltagem bem menor... é difícil mas acontece.

mas antes de trocar de bateria, procura ver se num tem nenhum curto na placa... o plauts comentou de uma vez q montou, acho que era um shredmaster, e só num funcionou por um curto minúsculo que ele não tinha visto. rompendo a trilha do curto, o circuito funcionou normalmente.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #10 : 28 de Outubro de 2009, as 20:23:47 »

O incrível aconteceu!

Ontem eu testei o RAT sem o capacitor que ligava os pinos 1 e 8 do TL071 e nada de som, mas desta vez dava pra escutar um ruído quando eu encostava nas cordas.

Hoje logo que cheguei do trabalho fiz umas garras jacaré pra ligar o RAT numa fonte de 9V que tenho aqui e pra minha surpresa ele funcionou.
Um dos diodos 1N4148 ficou meio que acendendo e eu desliguei com medo que ele queimasse. Liguei o RAT de novo e o diodo num acendeu.

O som dele ficou muito abafado, tive que aumentar bem o som do amplificador para que ele soasse em um volume satisfatório.
Testei ele com TL071 e com JRC741 e o mesmo aconteceu.

Alguém já teve este problema?
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal