Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 08:56:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O que aconteceria se usar 12au7 no P1?  (Lida 4092 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« : 14 de Julho de 2015, as 14:21:31 »

Caros,

O que aconteceria se eu substituísse a 12ax7 do P1 por uma 12au7?

Vejo algumas pessoas que chegam a citar que esta troca é possível em alguns prés, porém o ponto de trabalho nem sempre será bom para a 12au7.

Abraço,

Ricardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 14 de Julho de 2015, as 18:29:26 »

Se a dúvida é questão de medo de queimar alguma 12AU7 ou outro componente ao fazer a troca, não tem problema. Então faça a experiência e depois reporte as suas impressões sonoras.

Como a 12AU7 vai dar menos ganho em cada estágio do que se usar a 12AX7, provavelmente o sinal deve ficar mais limpo e com menos distorção.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #2 : 15 de Julho de 2015, as 08:52:00 »

Se a dúvida é questão de medo de queimar alguma 12AU7 ou outro componente ao fazer a troca, não tem problema. Então faça a experiência e depois reporte as suas impressões sonoras.

Como a 12AU7 vai dar menos ganho em cada estágio do que se usar a 12AX7, provavelmente o sinal deve ficar mais limpo e com menos distorção.

A dúvida seria justamente se ao trabalhar fora do ponto ideal a 12au7 queimaria rapidamente ou algo do tipo.

Tenho um P1 duplo e quando fizer a troca posto minha impressão sobre o som.
Meu interesse seria trocar por estas válvula de menor ganho pra poder abrir um pouco mais o volume já que moro em apartamento. Sei que as válvulas não trabalham bem com volume abaixo de 50% e se eu deixar o meu P1 em 30% já está com volume bem alto.
Registrado
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #3 : 15 de Julho de 2015, as 17:30:20 »

As vezes nem ficaria tão bom assim. Sou gaitista e sempre dizem que trocando fica mais sonoro e diminui a microfonia. Porem existe a perda de ganho, você terá a sensação de que o amplificador estará mais baixo. Tente a 12AT7, ou fazer um amplificador de um watt ou um atenuador de potencia.
« Última modificação: 15 de Julho de 2015, as 20:02:26 por xformer » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 16 de Julho de 2015, as 01:18:49 »

Não quero soar rude, mas seu problema parece ser de confiar mais nos seus olhos que nos seus ouvidos.

Se o amp estiver em 30% com a 12AX7, ou em 70% com a 12AU7 pra se ter o mesmo volume, a única varição de um ao outro é a posição do controle de volume. O ganho total do pré para se atingir esse nível será basicamente o mesmo, mas a 12AU7 não te dá mais a possibilidade de sons muito mais pesados, mesmo no máximo.

Se você toca Blues ou Jazz, ou qualquer outra coisa que não exige sons pesados (ou você prefere pedais pra fazer isso), vá em frente. Mas a idéia do P1 é ser um amp mais voltado ao Rock clássico, por isso é tão alto.

Se quiser o contrário, sons mais pesados em volumes aceitáveis, experimente montar o pré do P1 com o HBP-S do Kem no lugar da EL84.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #5 : 16 de Julho de 2015, as 09:31:15 »

Eu tenho esse mesmo problema, eu montei um amplificador com ecl84 (só o triodo e pentodo) e ficou bem legal,
mas o volume precisa estar acima da metade para que ele não fique muito grave, quando toco direto nele tudo ok.

Aí fui testar com uma válvula extra para ter mais distorção, acabei usando o esquema da ef184 e o volume dele ficou mais alto e tive que usá-lo com o volume quase no mínimo, o que deixou o som menos distorcido e abafado. (Eu deveria ter colocado pelo menos uma chave de "bright"...)

O problema do master volume ou do volume nesses amplificadores é que eles interagem muito com o circuito de tom, dessa forma, se você não calibrar ele para uma posição do potenciômetro ele vai soar ou muito agudo, ou muito grave. Da mesma forma, esses amplificadores pequenos esperam a distorção do power. Se você não tiver sinal suficiente ele não fica aquela coisa.

Mas mesmo montando o power do Kem, ainda vai ser alto (para um apartamento pelo menos).

De todos os amplificadores de baixa potência que eu montei (e foram vários), o único que eu poderia deixar no máximo, com um pré de alto ganho ( e um falante com 100dB) foi o "murder one", e pelo datasheet da 5672 ele tem uma saída de 65mW com o primario de 20k, o que é bem baixo (essa válvula foi feita para ser usada em aparelhos auditivos, com tensão máxima de 67V, com bateria).

Diante destes casos, minha sugestão seria implementar aquela chave de redução de potência do HTM1 do Matec no seu amplificador, assim você pode selecionar a posição de 0.1W e deixar o amplificador como está, o som muda mas é melhor que um "master volume".

Outra sugestão é a aquisição de um L-pad ou um atenuador já pronto, como já foi citado. 
Só assim você vai conseguir algo próximo do que seria à todo volume.

Eu ainda tenho a mania de tocar com os meus mini amplificadores em falantes pequenos, ajuda porque eles tem menos graves, o que compensa a perda de agudos no volume, e tem sensibilidade menor, o que reduz o volume final e assim posso tocar guitarra até altas horas.
Mas o som não é a mesma coisa, ainda estou procurando alguma alternativa melhor, como um "cab sim".
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #6 : 16 de Julho de 2015, as 17:43:55 »

Eu penso em montar um FireFly ou algo nessa linha pra poder abrir bem o volume, porém andei levando uns golpes financeiros do destino e tenho que adiar a compra dos componente e a execução do projeto.

Minha caixa é 1x12 e estou com uma 1x10 quase pronta.

Atualmente estou só com 2 pedais (RAT clone e BOSS SD-1) e uma ZOOM G3. Minha banda acabou no início do ano e o que tenho feito pra brincar com a guitarra em casa é ligar ela direto no amplificador ou com algum dos dois pedais. A pedaleira nunca coloquei pra ver como fica.

Minha intenção é continuar tocando assim, guitarra, talvez uma pedal e o amplificador.
« Última modificação: 17 de Julho de 2015, as 08:52:07 por RicardoVasconcelos » Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #7 : 20 de Julho de 2015, as 17:16:45 »

Por favor me ajudem a identificar o power do FireFly.

Nesta imagem eu selecionei a parte que acredito ser o power, mas não tenho certeza se o último estágio da 12ax7 entra também (V2b).


Registrado
plautz
Visitante
« Responder #8 : 20 de Julho de 2015, as 17:25:40 »

Acho que está certo, apenas creio que C7 (220nF) também faça parte do power.
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #9 : 20 de Julho de 2015, as 18:10:09 »

Acho que está certo, apenas creio que C7 (220nF) também faça parte do power.

Meu P1 está montado estrategicamente separado em dois chassis, um do pré e outro do power. Vou verificar se coloquei o capacitor de acoplamento na saída do pré ou na entrada do power e sigo o mesmo padrão caso decida montar apenas o power do FireFly.

Sei que tem também a possibilidade de usar outra válvula que foi indicada em um tópico do FireFly que inclusive é válvula de saída e chega a dar até 3W de dissipação, mas minha intenção é baixo volume mesmo e já tenho 12au7.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 20 de Julho de 2015, as 18:57:18 »

Gozado, nos esquemas que eu vi do Firefly, o capacitor ali é de 22nF, que junto com o resistor de 330k ao terra, forma um filtro passa-altas com frequência de corte de 22Hz. Se usar um de 220nF a frequência cai para 2,2Hz.  Veja como é a saída do seu estágio excitador para o estágio de potência do Firefly. De qualquer forma estas frequências estão muito abaixo das que serão reproduzidas (tanto geradas pela guitarra, como no transformador de saída), não sei se é bom ou ruim.
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, as 11:45:15 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #11 : 21 de Julho de 2015, as 08:41:44 »

Hoje a noite vou verificar, mas pelo que me lembro coloquei o capacitor na saída do pré para não deixar a corrente DC que vem da placa da 12ax7 passar para o power (já que podem ser utilizados outros).

-----
Acabei de confirmar que o capacitor de acoplamento está mesmo na saída do pré.
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, as 18:23:06 por RicardoVasconcelos » Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #12 : 24 de Julho de 2015, as 13:58:41 »

Como primeira medida para tentar extrair mais do som que as válvulas podem dá, comprei resistores (10W cada) para fazer um atenuador pro meu P1.
Andei vendo alguns tópicos e já sei que devo esperar uma mudança no timbre, mas acredito que o teste é válido.

De acordo com a calculadora de L-Pad utilizarei um resistor de 3R9 em série e um de 8R2 em paralelo com meu falante de 8 ohms. Com isso o esperado é uma redução de 6dB.
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #13 : 26 de Julho de 2015, as 16:34:48 »

Montei meu atenuador. Fiz o cálculo pra atenuação de 6dB num site que tem calculadora L-Pad.

Ainda irei testar, mas segue uma imagem dele:

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal