Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:52:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dunlop Fuzz Face  (Lida 7101 vezes)
senndry
Visitante
« : 22 de Julho de 2015, as 23:51:26 »

Amigos, alguém poderia me dizer qual a função do trimpot azul no interior do pedal Dunlop Fuzz Face? Seria o famigerado ajuste de BIAS?
Registrado
Montanari
Visitante
« Responder #1 : 23 de Julho de 2015, as 03:56:18 »

Alguns modelos de FF mais recentes possuem o trimpot de ajuste ( os antigões não tinham ).
A função dele é ajustar o "ponto de trabalho" dos transistores ( os valores de tensão / polarização ).

Aqui vai um artigo interessante sobre o "por que" dos trimpots :
http://www.pisotones.com/FuzzFace/ScrewFace/Screwface.htm

abs
Registrado
Nephilin
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 27
-Recebido: 8


« Responder #2 : 24 de Fevereiro de 2021, as 03:34:13 »

Olá Pessoal!
Estou montando um Silicon Fuzz Face (NPN) o circuito original:

Estou usando transistores 2n2222 e ajustei o bias com resistor de 6k8 que me deu 4,23v no coletor do Q2.
Até aí tudo bem, o pedal está funcionando bem e tem um som bem legal, embora quero fazer algumas modificações a partir daí.
Problema: (ou não) Quando a guitarra está com o volume zerado gera um apito constante que só para se tirar o volume do mínimo, e isto também acontece com o tone da guitarra.
Pesquisei sobre isto e não encontrei, e não tenho um pedal fuzz a disposição no momento para fazer uma comparação.
PS: A guitarra com o volume zerado "é um curto-circuito" na entrada do pedal, isto acontece também se tirar o cabo da guitarra e curto-circuitar (fiz o teste). 
Pergunta aos mestres: Isto é normal com pedais de FUZZ? Já viram isto? se sim, qual a solução?

Alguns detalhes:
1 - O bias não interferiu no problema
2 - O circuito está montado corretamente no protoboard (já conferi muitas vezes).
3 - Pedal testado sozinho, sem outros pedais em cadeia. Amplificador é um Giannini Douvox 50G e a Guitarra é uma Ibanez 350DXZ (original).
4 - Fonte de alimentação é uma Energy-8 da Landscape.

Fiz um painel no protoboard para facilitar os testes com os pedais, pois assim é possível fixar os jacks e potenciômetros:



 
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2021, as 04:05:18 por Nephilin » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 24 de Fevereiro de 2021, as 05:49:30 »

Tentou mexer nos fios quando da o apito?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #4 : 24 de Fevereiro de 2021, as 06:37:38 »

Pedais de fuzz como o fuzz face e o tone bender, tem problemas com a impedância de entrada. Eu montei uns tone benders, de gêrmanio, npn e pnp. Todos eles pegam uma rádio muito alta SOMENTE quando zerava o volume da guitarra. Além disso, outro pedal com chaveamento eletrônico na cadeia antes dele, estraga o som.
Fiquei sem transistores de germânio e comecei a pesquisar como fazer com silicio. Primeiro de tudo, com silicio a rádio sumiu, mas o som era "granulado".

Porém achei uns artigos, fiz umas "experiências" e cheguei na seguinte conclusão:

1 - Quanto MENOR o ganho do primeiro transistor, melhor. Cheguei a usar bd's e tip's, com ganho na faixa dos 40 até 70;
2 - Existe uns arranjos sobre colocar uns resistores entre coletor e base e entre base e emissor, pra simular a fuga do transistor de gêrmanio.

Acredite, muda da água pro vinho. Mesmo usando trimpots pra polarização em ambos os transistores (outro arranjo) não fica bom como os dois arranjos descritos acima. Um detalhe, isso no tone bender, que tem um estágio a mais.

Faça uma experiência no seu circuito:

Use um transistor de maior potência e baixo ganho, como algum BD, de preferência algum mais antigo, garantindo um HFE abaixo de 70. Coloque no coletor desse transistor um resistor de 220 ohms, antes do terra.

Boa sorte!

Registrado

Grande abraço, Raphael!
Nephilin
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 27
-Recebido: 8


« Responder #5 : 24 de Fevereiro de 2021, as 07:24:19 »

Tentou mexer nos fios quando da o apito?
Sim, nada aconteceu.

Faça uma experiência no seu circuito:

Use um transistor de maior potência e baixo ganho, como algum BD, de preferência algum mais antigo, garantindo um HFE abaixo de 70. Coloque no coletor desse transistor um resistor de 220 ohms, antes do terra.
Boa, eu tinha lido sobre isto em um artigo que alguém indicou em outro post! Vou testar com certeza.

Bem, resolvi o problema aparentemente!
Olhando os esquemas de alguns outros circuitos FUZZ eu notei que havia um resistor 1M ou 2M2 entre o input e o terra, coloquei um 2M2 para testar e parece que o problema desapareceu sem alterar o som do pedal, mas antes de garantir que isto resolveu o problema vou fazer mais alguns testes durante a semana.
Estou testando ainda alguns outros valores de capacitores e resistores para ver onde consigo chegar. Vou comparar e pedir para outros guitarristas amigos meus testarem.
Depois posto o esquema final aqui para o caso de alguém querer testar.

Obrigado, Pessoal!
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #6 : 24 de Fevereiro de 2021, as 07:58:35 »

Sugiro tentar também mudar o resistor de 100k para um menor, 51k por exemplo. Isso vai reduzir o ganho do circuito, trazendo um pouco da característica de "limpar" o som com o volume da guitarra. E também reduzirá o ruído.
A propósito, nesse circuito em especial, não uso o controle original de ganho. Ao invés disso, substituo o pot de 1k por um resistor de igual valor, e coloco um controle de volume no início do circuito, com um potenciômetro de 100k, porém com um capacitor de de 1nf entre os pinos 2 e 3, e um resistor entre o pino 1 e o terra, de forma a definir o ganho mínimo. Fica bem mais versátil.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #7 : 25 de Fevereiro de 2021, as 05:50:04 »


Fiz um painel no protoboard para facilitar os testes com os pedais, pois assim é possível fixar os jacks e potenciômetros:


Muito bacana o painel, parabéns pela ideia! Facilita muito o trabalho.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal