Atenuador de Potência

Started by Kleber Rodrigues, 23 de July de 2015, as 14:48:27

Previous topic - Next topic

Electric Effects

Handmaker
http://alienamplificadores.com.br/amplificador/alien-monster/
Não tenho esquemas especificamente, mas olha esse link acima:

Ai tem as fotos do ampli tem um pot traseiro que atenua, e vendo por alto assim parece não ter nenhum componente para dissipar a potência que liga nesse pot.

Abraços.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
É, só com fotos fica difícil dizer alguma coisa com certeza.  Se não tem resistores para o atenuador, pode ser que eles usem o potenciômetro para diminuir o nível do sinal (já distorcido e com o timbre desejado) que vai para a etapa de saída de potência ou diminuir a tensão da grade de screen.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Electric Effects

Handmaker
Quote from: xformer on 25 de July de 2015, as 17:13:40
É, só com fotos fica difícil dizer alguma coisa com certeza.  Se não tem resistores para o atenuador, pode ser que eles usem o potenciômetro para diminuir o nível do sinal (já distorcido e com o timbre desejado) que vai para a etapa de saída de potência ou diminuir a tensão da grade de screen.

Você estava certo! Olha o que eu andei pesquisando.

QuoteBlackstar’s DPR changes the current running through the valve by changing screen grid voltage.

O que é uma patente da Blackstar.
https://www.blackstaramps.com/support/faqs-answer.php?ID=3

E como a corrente deve ser pequena, um simples pot dá conta do recado. Eu tenho um pot 1 MA com uma chave, estaria disposto a fazer testes com esse atenuador.

Abraços.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Electric Effects on 26 de July de 2015, as 10:42:59
E como a corrente deve ser pequena, um simples pot dá conta do recado. Eu tenho um pot 1 MA com uma chave, estaria disposto a fazer testes com esse atenuador.

Mas precisa ter cuidado com o potenciômetro, pois apesar da corrente envolvida ser baixa, a tensão no circuito é alta, e pode ser perigoso. Uma ideia seria fazer um divisor de tensão com um resistor fixo ligado ao +HT e o potenciômetro embaixo fazendo a conexão ao terra, e o meio deles à grade de screen. Mesmo assim, pode ter mais de 100Vdc.

Outra coisa é que ao se alterar a tensão na grade de screen (g2), as curvas de placa mudam de patamar. Não sei até onde isso pode ter influência sobre o timbre.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Godom

*
Iniciante
Obtive o mesmo resultado usando esse esquema da Blackstar e o tradicional master volume pré inversora, usando um pot duplo de 250kB, para duas 6L6. Acho a segunda opção mais segura.

Leandro dkv

*
Iniciante
Boa tarde,creio que não seja potênciometro e sim um chave de onda rotativa com resistores fazendo o trabalho de redução de potência.

Electric Effects

Handmaker
Quote from: Godom on 19 de October de 2015, as 13:47:11
Obtive o mesmo resultado usando esse esquema da Blackstar e o tradicional master volume pré inversora, usando um pot duplo de 250kB, para duas 6L6. Acho a segunda opção mais segura.

Como que você conseguiu o esquema dos Blackstar? Com master volume nas inversoras não daria quase na mesma do master volume original?

Leandro dkv, eu vi umas fotos, é um potenciômetro normal mesmo, é só olhar nas fotos internas dos amplificadores deles.

-----

Talvez se alguém tiver um amplificador deles e quiser compartilhar o segredo  :anjo: