Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:41:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ressuscitando uma Supersonic  (Lida 14644 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« : 25 de Julho de 2015, as 20:08:20 »

Pessoal motivado pelo tópico de nosso amigo Blackcorvo, resolvi retomar ao meu projeto de recuperar uma Giannini Supersonic.
Já comentei em outro tópico sobre esta guitarra, é um projeto que estava parado a mais de um ano.
Iniciei com a troca dos trastes e recuperação do braço, porem parei por ai, tive varias idéias mas nenhuma foi para frente.
Agora tomei novo animo para continuar iniciei pelo corpo que estava com uma pintura velha e mau feita que havia feito a uns 10 anos atrás, mas quando estava lixando o corpo lembrei que minha situação financeira não esta muito boa  Cry e não poderia gastar com uma pintura dessente, então resolvi deixar ela com o corpo do jeito que esta, surrado e mau lixado, pelo menos até a situação melhorar:

A ponte vou manter a mesma pois apesar de bem surrada tem características bem superiores a muita ponte nova do mercado, duas coisas que tornam o sustain desta ponte incrível acredito que vem do bloco que parece ser de aço e bem pesado alem de uma barra de metal pesado que fica engastada na madeira para receber o puxador de molas, dando um conjunto mais firme e integrado a madeira:


Os carrinhos da ponte são daqueles modelos antigos mas pelo que andei pesquisando sáo muito bons também, então mesmo estando surrados vão ficar:

O escudo original não teve como mante-lo, o tempo o deixou muito frágil e quebradiço acabando por se esfarelar. Pensei em várias idéias para substituir este escudo, mas acabei optando por comprar um no mercado livre de um vendedor por sinal atencioso, o escudo comprei preto o original era branco, porem pedi sem os furos dos captadores e das chaves:

A ideia do escudo sem os furos é pelo motivo que eu mesmo quero fazer os furos para tentar evitar um desalinhamento, outro ponto são os captadores que são dos antigões "hexagonais", pena que o da ponte esta danificado então vou manter os outros dois originais e colocar um outro usado que telho aqui de uma Squier para quebrar o galho:

Tive que fazer um rasgo entre as cavidades dos captadores onde pretendo passar a fiação que antes ficava prensada entre o escudo e o corpo:

As chaves vou substituir por chaves tipo alavanca destas metálicas comuns espero que fique legal.
Vou tentar postar aqui todo o processo. E espero algumas opiniões e sugestões.
 
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 25 de Julho de 2015, as 20:48:26 »

Posso estar errado, mas essa ai é uma Sonic, e não SuperSonic.
De qualquer forma, é muito legal reformar essas guitarras.
De uma olhada no meu post http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5157.0 principalmente no que se refere a pintura.
Consegui com um funileiro (de carros mesmo) a pintura. Saiu bem barata. Outra opção é spray mesmo. Da pra, com calma, conseguir um acabamento honesto.
Aproveite sim o maximo de peças que você puder. As que você citou eu acho que tem mais é que aproveita-las. Eu só tentaria ir numa loja de parafusos para comprar parafusos allen sem cabeça para colocar nos carrinhos da ponte...
Quanto ao captador com defeito... já abriu ele? Tenta ir desenrolando o fio. As vezes o fio partiu "perto da superficie", e ai é possivel recupera-lo.
Boa sorte na empreitada...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #2 : 26 de Julho de 2015, as 00:45:36 »

Essa é uma Supersonic.
Abaixo dessa era a Sonic (Um pau de vassoura com cordas) e acima era a Stratosonic.

Pode ser que algumas delas sejam razoáveis.
Apenas isso.

Passando por uma boa reforma e gastando um pouco mais do que merecem, passam a ser algo para colecionadores saudosistas.
Nunca será mais do que já foi.
Mas vale a pena o aprendizado e a vontade de ter-se algo que nos remeta a uma certa época de nossas vidas.

Boa sorte na reforma, Etelvino.
abraços
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #3 : 26 de Julho de 2015, as 15:14:31 »

Essa eu mesmo queria fazer. Sempre quis uma supersonic desde o tempo em que só existia ela e a stratosonic no mercado.
O grande problema é que sou canhoto e não existe esta guitarra para canhoto.
A cor está linda e eu deixaria ela exatamente assim, com esses espaços faltando tinta nos lugares certos. Demais. Eu só preferia o escudo branco, mas é gosto pessoal.
Roberto, porque voce diz que a supersonic não é tão boa?  O scandurra vai ficar louco com o sr.
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #4 : 26 de Julho de 2015, as 21:12:14 »

O Scandurra não vai ficar louco porque ele não usava uma Sonic.
Ele usava uma Stratosonic e uma Supersonic.

A Sonic era uma merda mesmo.
Não tem como ser diferente.
Não há uma guitarra Sonic que preste.
Você pode pegar uma e meter o formão pra melhorar, trocar os trastes, tarraxas, eletrônica, pkps, ponte...e não vai melhorar muito.
Gasto desnecessário.
Eu sei bem do que to falando.

Ah...senhor está no céu, ok?
hehehe


Oops...você falou da Supersonic...sim...eu li errado.
Mas as guitarras da Gianinni realmente não tinham um padrão. Por isso pra ter uma boa guitarra dependia de muita sorte.
Há pouco eu vi um cara me mostrar uma Strato dos anos 80, parada desde que o dono ganhou e faleceu. Os pais guardaram tudo dele e um sobrinho desse cara pegou a guitarra.
Não era grandes coisas.
Dava pra ver que não tinha uso mas também dava pra ver que o acabamento não era dos melhores.
Se fosse uma das boas...seria uma boa relíquia.

E quanto à Sonic...não mudo minha opinião.
Uma porcaria em 110% das fabricadas.

« Última modificação: 26 de Julho de 2015, as 21:15:42 por Roberto Alves » Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #5 : 26 de Julho de 2015, as 21:54:57 »

Roberto, quanto a sonic concordamos. É que na sua resposta anterior eu entendi que você estava se referindo a todas gianinnis da época, inclusive a supersonic.
Acho que o Scandurra tem no mínimo umas duas supersonics, pelo menos tinha a alguns anos atras quando falei com ele.
Mas apesar de tudo eu ainda me lembro de ficar babando nas fotos da supersonic que apareciam em preto e branco nas revistas de cifra enquanto eu só tinha uma Magnus.
É muito estranho isso. Hoje temos equipamentos de alta qualidade ao nosso alcance. No entando a música perdeu muitas de suas virtudes de quando tudo era quase impossível.
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #6 : 27 de Julho de 2015, as 10:59:40 »

kem

Esta é uma Supersonic da década de 60, pelo que pesquisei é um modelo AE03 que possui varias variações dependendo do ano, é uma guitarra que me agrada, madeira boa, ponte legal e captadores de alnico.


Sua pintura ficou excelente, vou montar a minha do jeito que esta porque estou doido para vê-la funcionando novamente mas assim que der vou atras da pintura.
Eu tentei recuperar o captador mas acabei por perde-lo, guardei as peças para uma posterior restauração com o pessoal da Malagoli, só me falta grana.

Roberto Alves

Obrigado pela força! Eu vou como você mesmo disse pelo aprendizado e saudosismo. Tem louco para tudo... Cheesy
Mas vou evitar gastar muito.

laerteandrade
Para você que curte tenho estes links para te indicar:
http://gianninisupersonic.blogspot.com.br/
http://robertocatalogoseoutrosdocumentos.blogspot.com.br/2013/04/catalogo-eletronica-giannini-1960.html
https://www.youtube.com/watch?v=-lHjzCuqoqo
« Última modificação: 27 de Julho de 2015, as 11:01:25 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #7 : 27 de Julho de 2015, as 22:36:43 »

É isso aí, Laerte!

Etelvino, Parabéns pela empreitada!
Continue e terá um instrumento no seu gosto e 'feito' por você. Ou ainda melhorado por você.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
leopeniel
Visitante
« Responder #8 : 28 de Julho de 2015, as 14:49:00 »

Parabéns Etelvino, sua guitarra vai ficar muito legal, tem um ar bem vintage!
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #9 : 28 de Julho de 2015, as 16:21:39 »

Obrigado a todos!
O serviço na guitarra continua mas em passos de tartaruga, dei continuidade na parte do escudo, marquei os furos dos captadores fui perfurando próximo a linha marcada:




Depois consegui abrir os buracos com ajuda de um estilete, agora estou lixando com ajuda de três tipos de limas.
Encontrei um problema com o captador da ponte que estou colocando, os captadores originais tem uma leve diferença de espaçamento entre os polos em relação aos captadores padrão fender, então já tenho que ir pensando em colocar posteriormente um captador daqueles com imã na horizontal ou restaurar o captador original.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #10 : 29 de Julho de 2015, as 11:53:46 »

Etelvino, demais os links que tu me enviou.

Essa guitarra vermelha do Roberto está a venda no mercado livre por 2 ml reais, se eu fosse destro pegava ela, está linda e com um baita timbre.

Depois dessa decidi me aventurar por caminhos mais arenosos. Vou fazer uma jaguar do zero, corpo braço e tudo mais. Estou pesquisando as ferramentas mínimas necessárias, é um projeto para mais de ano. Provavelmente postarei cada passo aqui, sei que tem muita gente boa que não vai deixar eu me dar mal.

Voltando a supersonic, não sabia que as da década de 60 tinham aquela plaquinha no headstock, muito bacana.

Outra coisa, esta retifica que você está usando é boa? Comprei uma a algum tempo atrás e não serviu para muita coisa, era muito fraquinha.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #11 : 29 de Julho de 2015, as 13:46:18 »

Laerte... to com o mesmo projeto aqui...
Já to com madeira do corpo, escala, todas as ferragens, trastes, etc...
Só falta a madeira do braço (tauari) e o principal... tempo... Sad
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #12 : 29 de Julho de 2015, as 14:02:14 »

Tenho uma dessa época e também fiz algumas melhorias, mas tentando manter o aspecto atual. Troquei potenciômetros, chaves e fiação. Um dos captadores veio só a carcaça externa, então mandei pra malagoli e eles fizeram outro captador utilizando essa carcaça. A ponte eu troquei por uma wilkinson que tem o espaçamento entre as cordas em pouco menor, evitado aquela escapulida da mizinha que ocorria com a ponte original.

É uma guitarra muito confortável, acho a ergonomia dela mais interessante que a jaguar, pela escala longa e corpor menor que a fender.

Uma foto da figura:
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #13 : 29 de Julho de 2015, as 15:38:31 »

Kem, eu to pensando em começar, quem sabe fazemos simultaneamente, mas por enquanto não tenho nada. Não quer abrir um tópico e vamos trocando as experiências, se sim já agilizo a compra das madeiras e das ferramentas. Eu to pensando em comprar maple pro braço. Mas podemos discutir isso no tópico novo. Quer fazer as honras?


Laerte... to com o mesmo projeto aqui...
Já to com madeira do corpo, escala, todas as ferragens, trastes, etc...
Só falta a madeira do braço (tauari) e o principal... tempo... Sad
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #14 : 29 de Julho de 2015, as 16:29:59 »

Não vou me atrever a abrir um tópico sobre isso agora e só começar daqui 3 anos.
Quando um de nós 2 der o primeiro passo abre o tópico a chama o outro....
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal