Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 08:24:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MOSFET em amplificador valvulado.  (Lida 8250 vezes)
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« : 03 de Agosto de 2015, as 12:27:02 »

Olá handmakers.

Estive pesquisando algumas mods para meu Superlite 18w e me deparei com um layout que apresenta um MOSFET, mas nenhuma explicação, alguém saberia me dizer a função dele neste circuito:
http://www.rh-tech.org/public/18-Watt/Superlite_II_w_SS-rectifier_MOSFET-source-follower_layout-b.jpg

Obrigado.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 03 de Agosto de 2015, as 13:05:00 »

Ta configurado como seguidor de catado.
Procure por mosfet follies no  Procure
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #2 : 03 de Agosto de 2015, as 18:06:15 »

Já vi no tremolo do Vox AC30cc2... vai B+ no mosfet...
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 03 de Agosto de 2015, as 20:35:48 »

Ta configurado como seguidor de catado.
Procure por mosfet follies no  Procure

Pra entender melhor, ele faz a mesma função de um buffer num circuito de pedal: acoplar uma entrada de impedância alta à uma saída de impedância baixa, para diminuir perdas. Por isso é sempre muito usado entre um estágio de ganho e um "tone stack" (é só ver o esquema do pré JCM800 que você vai entender).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #4 : 04 de Agosto de 2015, as 10:15:25 »

Opa, valeu pelas respostas!

Então, ele serve pra "compensar" aquela perda que o tone stack dá? Ou ainda não entendi? hehe

Eu estou procurando por mod's que possam tornar meu amp mais overdrive, sem precisar saturar no volume!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 04 de Agosto de 2015, as 10:25:11 »

Opa, valeu pelas respostas!

Então, ele serve pra "compensar" aquela perda que o tone stack dá? Ou ainda não entendi? hehe

Eu estou procurando por mod's que possam tornar meu amp mais overdrive, sem precisar saturar no volume!

Sim, esse estágio funciona como um tipo de booster. Ele também gera uma distorção, com volumes mais altos, e pode ser interessante para isso que você necessita.

Abs
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 04 de Agosto de 2015, as 15:02:36 »

Eu estou procurando por mod's que possam tornar meu amp mais overdrive, sem precisar saturar no volume!

Experimente curto-circuitar o resistor de 470k que vai ligado ao controle de Volume (recomendo fazer uma ligação temporária e sem solda, só em caso de você não gostar do som). Isso vai te dar um grande aumento de ganho.

Outra coisa que poderia tentar é colocar o controle Master após o inversor de fase, usando um potenciômetro duplo (estéreo), com cada metae pra uma daída do inversor. O inversor também é um estágio de ganho, e é uma parte importante do tom de drive do amplificador.
O Orange Tiny Terror funciona com um controle de volume master assim.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #7 : 05 de Agosto de 2015, as 17:06:53 »



Experimente curto-circuitar o resistor de 470k que vai ligado ao controle de Volume (recomendo fazer uma ligação temporária e sem solda, só em caso de você não gostar do som). Isso vai te dar um grande aumento de ganho.

[/quote]

Daria pra fazer uma chave pra alternar entre esses dois modos né? Tem algum contra se fizer com uma chave?
Registrado
Niquel
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 4


« Responder #8 : 17 de Setembro de 2020, as 13:34:09 »

Olá a todos,
Estou tentando implementar o seguinte mosfet bias tremolo no amplificador mostrado abaixo (semelhante ao Princeton Reverb).
A saída do circuito tremolo iria no lugar do aterramento nos dois resistores de 220K antes do estágio de potência (R15, R16).
Você consideraria B + (e seu gnd) como tensão de alimentação para o circuito de tremolo?
Qualquer outra observação seria levada em consideração.
Obrigado!

« Última modificação: 17 de Setembro de 2020, as 13:46:25 por Niquel » Registrado

desculpe pelo meu estúpido português
tradução
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #9 : 17 de Setembro de 2020, as 14:43:01 »

Olá a todos,
Estou tentando implementar o seguinte mosfet bias tremolo no amplificador mostrado abaixo (semelhante ao Princeton Reverb).
A saída do circuito tremolo iria no lugar do aterramento nos dois resistores de 220K antes do estágio de potência (R15, R16).
Você consideraria B + (e seu gnd) como tensão de alimentação para o circuito de tremolo?
Qualquer outra observação seria levada em consideração.
Obrigado!

Suas suposições estão corretas. A inserção do circuito seria no lugar do aterramento dos resistores de grade das válvulas de saída. A alimentação pode ser o ponto B+ do esquema.

Um comentário sobre o circuito, é que quando feita essa mod do trêmolo, e dependendo da posição do controle Depht, vai haver um acréscimo da resistência geral de grade das válvulas de saída. Seria como se em vez de resistores de 220k, houvesse uma combinação de resistores de 550k. Não sei exatamente se isso é um problema, mas provável que a resposta dos filtros RC C8/R15 e C9/R16 se altere um pouco. Isso pode ser ruim? Eu não sei.
 Smiley
Registrado
Niquel
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 4


« Responder #10 : 18 de Setembro de 2020, as 23:12:02 »

Talvez seja por isso que o circuito onde o tirei (vox cc) usa resistores menores em grades de pentodos para compensar uma perda de agudos?
Registrado

desculpe pelo meu estúpido português
tradução
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 19 de Setembro de 2020, as 04:05:19 »

Talvez seja por isso que o circuito onde o tirei (vox cc) usa resistores menores em grades de pentodos para compensar uma perda de agudos?

Talvez, mas o ponto que eu quis chegar era outro. Se você fizer essa modificação nesse amplificador em específico, além de estar incrementando o circuito com o tremulo, você estará alterando um pouco a resposta do amplificador. Não que isso vá estragar o circuito, ou torná-lo péssimo. Apenas vai mudar algo.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2020, as 04:15:05 por Matec » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal