Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 01:52:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Jazzmaster caseira Início  (Lida 19780 vezes)
adrianojoi
Visitante
« Responder #30 : 23 de Setembro de 2015, as 13:57:18 »

Boa sorte com o projeto camarada... quero montar uma também.
Estarei acompanhando.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #31 : 23 de Setembro de 2015, as 18:54:29 »

Será que esta makita simplesinha serve para fazer a guitarra? Tupia Makita - 3709

http://www.asmaquinas.com.br/tupia-makita-3709?fee=2&fep=1797&utm_source=google&utm_medium=shopping&utm_campaign=feed&gclid=CLaH0JmSjsgCFQMEkQodCGMM9Q
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #32 : 23 de Setembro de 2015, as 19:31:24 »

Essa tupia só serve para pequenos serviços de reparo e acabamento.
Fazer uma guitarra  é impensável e ela queimaria bem antes de terminar o corpo de uma guitarra.
Para o que pretende você precisa de uma dessas:
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #33 : 24 de Setembro de 2015, as 15:46:59 »

Ramsay, o que eu consigo fazer com essa tupia maior que não consigo com a menor? Vi que o neck pocket, o furo do tensor, os furos da eletrica e captadores podem ser feitos com a tupia menor. Seria o contorno do corpo que somente pode ser feito com a maior?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #34 : 25 de Setembro de 2015, as 21:20:50 »

Laerte, com a maior você faz tudo, inclusive, usando um gabarito, o contorno do corpo.
Com a menor você só faz as cavidades para os captadores e algum acabamento na madeira.

Mas, essas tupias grandes (eu tenho uma da Makita, e ela me assusta, mas, por enquanto só a testei numa placa de madeira aglomerada) são muito nervosas e se bobear elas saem cortando pra todo lado e tem que se ter muito cuidado ao manuseá-las.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2015, as 21:28:20 por Ramsay » Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #35 : 29 de Setembro de 2015, as 23:14:43 »

Como fiquei com medo de perder meus dedos e preciso deles, peguei a makita menor mesmo 3709. Vi alguns videos onde utilizam ela para fazer os furos dos captadores, elétrica e para o braço. Indo contrário ao que eu pretendia comprei um gabarito de jazzmaster no mercado livre, acho que vai facilitar um pouco minha vida.

Antes de iniciar a guita decidi tentar um cigar box para ir me acostumando com trabalho de madeira.

Alguém pode me auxiliar sobre quais fresas preciso comprar e que não me traga riscos? Essa seria uma delas? Lembrando que minha tupia so cabe fresa de 1/4:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696110913-ponteira-fresa-paralela-com-rolamento-para-tupia-haste-14-_JM

E essa, serviria para fazer os contornos laterais da guitarra?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696181006-fresa-para-tupia-com-rolamento-haste-14-d-49781-makita-_JM
« Última modificação: 29 de Setembro de 2015, as 23:22:52 por laerteandrade » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #36 : 12 de Outubro de 2015, as 12:21:20 »

Eu tenho iguais mas da Stew Mac.
Essas me parecem ótimas e por bom preço.

abs
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
ADI_V2006
Visitante
« Responder #37 : 13 de Outubro de 2015, as 15:18:47 »

Como fiquei com medo de perder meus dedos e preciso deles, peguei a makita menor mesmo 3709. Vi alguns videos onde utilizam ela para fazer os furos dos captadores, elétrica e para o braço. Indo contrário ao que eu pretendia comprei um gabarito de jazzmaster no mercado livre, acho que vai facilitar um pouco minha vida.

Antes de iniciar a guita decidi tentar um cigar box para ir me acostumando com trabalho de madeira.

Alguém pode me auxiliar sobre quais fresas preciso comprar e que não me traga riscos? Essa seria uma delas? Lembrando que minha tupia so cabe fresa de 1/4:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696110913-ponteira-fresa-paralela-com-rolamento-para-tupia-haste-14-_JM

E essa, serviria para fazer os contornos laterais da guitarra?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696181006-fresa-para-tupia-com-rolamento-haste-14-d-49781-makita-_JM

Laerteandrade as duas  fresas serão úteis para o trabalho, a fresa reta para contornos e cavidades já a outra servirá para arredondar os cantos vivos da borda do corpo da guitarra. Quanto a tupia Makita 3709 pode usar sem medo pois é bastante indicada para o serviço que irá realizar, tem rotação e torque suficiente para ajustar o contorno do corpo e braço bem como das cavidades, a utilização de gabaritos com certeza irá facilitar o processo e garantir uma melhor qualidade do trabalho. Tenho uma tupia igual a que adquiriu e a utilizo a alguns anos sem nenhum problema, já construi pelo menos cinco guitarras com ajuda dela e estou construindo uma SG e já fiz o contorno utilizando a referida tupia. A recomendação que faço é para ir ajustando o contorno aos poucos( 0,5 cm de cada vez) evita lascas na madeira e força menos o equipamento. Um lembrete no caso da fresa reta o ideal é que tente conseguir uma fresa de comprimento maior porque senão ela não irá alcançar até o final do corpo, caso não encontre fresa mais comprida recomendo a compra de outra fresa para completar o serviço, que seria também uma fresa reta porém o rolamento fica na ponta da fresa e com esta você completaria o serviço sem problemas. Espero ter ajudado qualquer dúvida é só perguntar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695617136-fresa-tupia-paralela-rolamentada-127mm-haste-6mm-_JM
Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #38 : 10 de Novembro de 2015, as 14:38:19 »

Essa tupia só serve para pequenos serviços de reparo e acabamento.
Fazer uma guitarra  é impensável e ela queimaria bem antes de terminar o corpo de uma guitarra.
Para o que pretende você precisa de uma dessas:

Enquanto que ela pode ser arriscada por ser leve e pouco potente (se ir com muita fome na fresagem ela dá pinotes e pode pegar dedos ou estragar uma peça) ela pode ser usada sim para fazer uma guitarra inteira.

Tenho uma, já usei, e atesto. E na realidade ela é bem resistente, dá conta do recado.

O importante nela é não fresar muito material de uma vez só (e isso não é recomendável nem com tupias maiores, porque pode lascar pedaços onde a fibra tem pouca continuidade com o contorno externo dos "cutways").

Se ir com calma, ela faz o trabalho sim.

Uma coisa que recomendo e foi muito útil pra mim é mandar fazer uma base de acrílico larga, tipo 20cm, que possa ser substituída pela base dela. A placa inferior pode ser desparafusada, o que permite a substituição da placa da base, tornando ela mais versátil. Essa modificação eu fiz e também recomendo.

Novamente, quem estiver lendo: com ferramentas de menor peso e potência, tenham CUIDADO EM DOBRO. Elas tendem a dar pinotes e na melhor das hipóteses, arriscam estragar aquele belo naco de madeira. Na pior arrancam dedos.

-----
Ramsay, o que eu consigo fazer com essa tupia maior que não consigo com a menor? Vi que o neck pocket, o furo do tensor, os furos da eletrica e captadores podem ser feitos com a tupia menor. Seria o contorno do corpo que somente pode ser feito com a maior?

Com fresas de longo comprimento, pode ser feito o contorno com essa makita menor que falamos.

Eu apenas te sugiro fazer um corte externo ao risco, e então usando o molde "barbear" a madeira até chegar no contorno.

Atente para nunca fresar "contra a fibra". Por exemplo, nas partes côncavas do corpo (como a cintura de uma Strato) frese "de fora pra dentro", ou "do alto para o baixo", a partir dos dois pontos altos em direção ao centro.

Se ficou confuso pense assim: imagine que vai fresar a parte inferior do contorno da Strato.

Você tem a parte ali onde fica o Jack (que é convexa), a parte onde ela "senta na sua perna" que é concava, e o cutway inferior (que é convexo).

Você vai conduzir a tupia do "topo" da convexidade proxima ao Jack até o centro da concavidade onde ela descansa na perna. Depois do "topo" da convexidade do cutway para o centro da concavidade que descansa a perna. Você vem de fora pra dentro nos dois casos. Aí a fresa não dá de contra a fibra e evita que ela "estoure" a fibra, arrancando pedaço da madeira.

Aprendi isso do jeito difícil.

-----
RafaS, obrigado pela aula, sua resposta será utilizada como guia para a construção da minha jazzmaster.

Seguindo na questão da ponte tratada anteriormente. Como já relatei, sou canhoto e não existe ponte de jazzmaster canhota, e muito menos dourada. Minha intenção é fazer toda a guitarra com hardware dourado. Então, será que vale a pena colocar uma ponte de strato? O timbre alterará muito? A tensão da corda mudará? terei problemas para fazer a furação? Estou pensando neste modelo: http://www.guitarfetish.com/LEFTY-Gold-Vintage-USA-Strat-Steel-Saddle-Trem_p_6408.html

Desde já agradeço a todos pela ajuda.

Primeiramente, de nada. Eu fui muito ajudado no início e fico feliz de poder retribuir passando adiante.

Sobre a ponte... porque não bota uma de Jazzmaster destra, apenas invertida? Não entendo de Jazzmaster mas olhando fotos aqui, o pior que vai acontecer é que o ponto da onde pivoteia a alavanca do tremolo vai ficar um pouco mais acima do que a original (que já é meio próxima do centro do tremolo a contrario da Strato que é na extremidade). Algo quase SRV, digamos.

Se duvidar fica até mais funcional de usar...

Bom, vai pela sua cabeça, afinal quem vai ter que aturar o resultado é você, amigo.

Quanto ao timbre, sendo ambas a Strato e a Jazzmaster como mesmo comprimendo de escala, a tensão provavelmente será muito semelhante, sendo a Jazzmaster talvez mais macia para bends (devo a ter mais comprimento de corda para "esticar" à esquerda dos saddles no caso de uma guitarra destra). Por outro lado a Jazzmaster é famosa por não ser muito amigável a bends em razão da ponte e nesse sentido a ponte de Strato melhoraria as coisas.

Sendo o comprimento de escala igual, mas os captadores e a eletronica diferentes, eu acho que qualquer diferença seria mínima e no geral sua guitarra iria reter o caráter sonoro da JM na maioria da parte, senão por completo.

Exceto talvez na hora de usar o tremolo, porque ao que parece o comportamento sonoro do tremolo da JM é diferente do da Strato. O tremolo da JM parece ser importante pra dar aquele som "surf" quando usado.

Se você for um purista pode valer mais a pena usar o tremolo de JM de cabeça pra baixo. Aliás olhando "left handed Jazz Master" no google apareceram bastante JMs com o tremolo "invertido". Parece ser comum fazer isso.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2015, as 14:56:45 por RafaS » Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal