Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:56:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montando um Bertola´s SuperFuzz..  (Lida 4535 vezes)
Leandro dub
Visitante
« : 15 de Outubro de 2009, as 16:27:19 »

Olá,

Eu sempre quis montar o super fuzz, e acho que chegou a hora.

Comprei os componentes mas não encontrei o POT de intensidade(1k) aí comprei o de 5k, será que vai dar certo?

Montei o minifuzz e deu muito certo! o som ficou animal!

Como não encontrei o BC 109, o cara da eletrônica disse que o BC 549 era similar.. será que vai funcionar?

Bem vou montar essa semana e posto os resultado e fotos.

Abraço!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 15 de Outubro de 2009, as 19:06:07 »

Funcionar funciona, mas pode ter características de nível de ruido/ganho diferentes da versão com BC109

procure comprar uma barra de pinos pra usar como soquete pros transistores (soquete é uma peça onde vc espeta um componente pra num ter q soldar ele direto e ficar mais fácil um reparo/modificação no furuto)
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Leandro dub
Visitante
« Responder #2 : 15 de Outubro de 2009, as 19:51:35 »

Achei o BC 109!

Alguém pode me dizer se usando o BC 109, precisa mudar algum componente do circuito? ou a única coisa que irá mudar é o Transistor? também tenho os 2n3904 do projeto original.

Alguém sabe dizer como eu ligo um resistor nas perninhas do POT de 5k pra chegar num valor mais próximo do original que é de 1k. Tou querendo colocar um resistor de 2k2 em paralelo com o POT de 5k, e obter 1,5k. Mas não em quais pernas do POT devo soldar o Resistor. Ajuda! pf!! Grin

Separando o material do Super FUzz!! Grin
Registrado
Leandro dub
Visitante
« Responder #3 : 15 de Outubro de 2009, as 20:27:38 »

Acabei de Organizar todo o material, mas me veio uma dúvida:

Se alguém puder ajudar.. Embarrassed

Gostaria que o pedal tivesse mais agudos! tenho um capacitor aqui de 1uf, utilizando este capacitor no lugar do cap do C5 de 2,2uf, vai ficar agudo de mais ou vai ficar legal! p/ guitarra?

Abraço!
Registrado
Geovanni
Visitante
« Responder #4 : 04 de Novembro de 2009, as 09:11:42 »

galera, aproveitando o topico, voces podem postar ae o layout desse pedal? quero montar um t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)... obrigado!
Registrado
Victor_ch
Visitante
« Responder #5 : 04 de Novembro de 2009, as 18:09:21 »

galera, aproveitando o topico, voces podem postar ae o layout desse pedal? quero montar um t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)... obrigado!

http://www.handmades.com.br/images/stories/projetos/minifuzz/PDF/Fuzze_s12-07-05.pdf

aqui tem o mini fuzz o super fuzz e super fuzz modificados
Registrado
Mauricio Luiz Bertola
Visitante
« Responder #6 : 05 de Novembro de 2009, as 09:25:56 »

Eu recomendo firmemente o BC109 (compre pela internet). Use o pot de 1K, 5 K haverá "corte".
Abç
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #7 : 06 de Novembro de 2009, as 08:05:49 »

Montei o superfuzz com 1 BC548 de sucata e um ac187 chinês e ficou EXTREMAMENTE JÓIA. Jimi olharia para o Bertola e diria "cool shit, man... gimme two more".

 Vc pode usar praticamente qualquer transistor NPN que vai funcionar, variando os resultados, é claro. Quanto à pinagem ou "pinout", basta googlear pelas datasheets e vc encontra, podendo usar peças que não tenham coincidência direta de pinagem.

Quanto a dar mais agudos, o fuzz é mesmo um efeito meio sombrio! Mas experimentando o potenciometro de ajuste que vai on-board, quando se diminui o efeito fuzz, também aumentam os agudos. É questão de ajuste.

Existem também uns capacitores de baixo valor que o Bertola explica no projeto que usou para cortar a "ardência" dos transistores de silício. Experimente removê-los!
Registrado
Mauricio Luiz Bertola
Visitante
« Responder #8 : 07 de Novembro de 2009, as 22:41:01 »

Cara, essa sua citação do grande Jimi foi muito boa....
Me lembrou aquelas tirinhas do Angeli: Wood & Stock,  Cheesy
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #9 : 08 de Novembro de 2009, as 23:28:09 »

As tirinhas de Wood & Stock são fantásticas... o filme é sensacional também... hahaha
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #10 : 12 de Julho de 2010, as 14:10:50 »

Olá pessoal, montei o minifuzz ontem e foi meu primeiro pedal que funcionou depois que eu fracassei com o MXR.  Sad
E pretendo montar esse superfuzz p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o documento do Bertola é ótimo e bem explicado.  Palmas
Pretendo montar ele com o layout original do Bertola sem nenhuma modificação.
Será que funciona assim mesmo ?
ou existe algum componente que não se acha e que deve ser substituido ?
Vou amanhã comprar os compenentes.

Espero respostas.

Obrigado desde já.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal