Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 16:11:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas no boss sd-2 dual overdriver  (Lida 11361 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #30 : 05 de Julho de 2017, as 08:37:39 »

Lembrei de uma dica para quem for comprar os componentes para esse pedal, ou outro de drive analógico.

Comprar capacitores (eletrolíticos) acima de 25V e abaixo de 50V para não ficar muito grande, mas a dica importante é que todos sejam acima de 25V e se houver algum diodo zener, também comprar uns de 18V para poder usar até 18V no pedal, geralmente os opamps e outros componentes aguentam fácil os 18V, e com isso você tem um pedal bem diferente, com mais headroom, distorção menos granulada (macia) e maior capacidade de boost.

Mas cuidado com o uso de mais de 9V em pedais comprados, já vi capacitor eletrolítico de apenas 10V em pedal Boss. Embarrassed

Outra dica seria a compra do dobro de opamps para "encavalar" 2 no lugar de um, para menos ruído e mais capacidade de boost.

Aqui um depoimento meu sobre este tipo de modificação em um SD-1: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3884.0

Em caso de dúvidas, consulte o datasheet do componente.  Palmas

Ficam as dicas. Kiss

Abraços.
« Última modificação: 05 de Julho de 2017, as 10:34:45 por Ferro_Velho » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #31 : 05 de Julho de 2017, as 22:24:38 »

Ferro-Velho,

"Encavalar" dois OpAmp´s melhora o ruído e a capacidade de boost?
Isto é pela percepção ou há algum artigo técnico ou teoria sobre isto?

Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #32 : 06 de Julho de 2017, as 07:36:32 »

Antonio, a primeira vez que vi algo sobre isso foi nos sites de modificações em pedais, tipo monte allums.

Onde eles defendem o uso como forma de diminuição do ruído, se não me engano, por melhora na relação sinal ruído e aumento na corrente do sinal de saída. (porém com aumento de consumo, claro)

Esta prática de encavalar vem de outro ramo da eletrônica, não consigo me lembrar também qual... Sad

E como relatei no tópico do Alex sobre o SD-1, gostei do resultado, mas ficou mais do que eu queria pois ao mesmo tempo eu dobrei a tensão para 18V, então voltei para um ci só, um mais hi-fi e de menor ganho, o tal do burr brown.  ( Wink )

Mas se você procurar na net, vai achar muita coisa sobre isso, como sempre, uns contra e outros a favor.


Abraço.
 

« Última modificação: 06 de Julho de 2017, as 08:29:05 por Ferro_Velho » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #33 : 06 de Julho de 2017, as 11:52:02 »

Procure por "opamp stacking". Há alguns tópicos no DIYSB e em outros fóruns de áudio. Há opiniões bem divididas sobre o assunto. Eu não opino pois nunca testei

O pessoal da Barber defende a prática. Segundo eles, você consegue opções de timbres diferentes ao combinar os opamps. O RG Keen disse num tópico no DIYSB que há aumento na corrente de saída sim, mas não espere por um boost de volume tão significativo assim. Além de aumentar a ruído, mas que o aumento também pode não ser muito grande. O Mark Hammer disse que é importante se atentar à impedância dos opamps que você associar, pois a impedância total da associação diminui em relação à dos opamps usados, e não há muito sentido em usar essa técnica em opamps que já possuem impedância baixa.

Em resumo, não custa nada testar. Aliás, custa o preço de um opamp e um soquete de 8 pinos Cheesy. Pegue um opamp comum (4558/TL072) e solde um soquete em cima dele (as fotos da Barber são auto explicativas em como fazer a solda). Aí é só colocar esse conjunto em um circuito e ir testando diferentes opamps no soquete.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #34 : 06 de Julho de 2017, as 16:35:36 »

Pedais mais antigos boss podem sofrer um pouco no chaveamento devido ao uso com as fontes PSA modernas.

Em alguns como o BF-2 o led nem liga ! E acredito que o som dê uma leve degradada
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #35 : 25 de Julho de 2017, as 17:35:57 »

Depois de uma reunião da mesa administrativa dos correios decidir que eu sou um bom menino (idiotas iludidos), e que mereço receber o pedal, eu acabo de o receber.  Embarrassed

21 dias de São Paulo para João Pessoa, eu faria o trajeto à pé e bêbado nesse tempo todo.

Ainda nem testei, mas já o abri.

E é chatinho de se clonar.

A placa é "cheia", dois em um.

As trilhas são finas e tem muitas bem juntinhas e bem finas.

Mas vamos adiante.

Semper Fi.  Cool

Me deem uns dias...


Abraços.  
« Última modificação: 25 de Julho de 2017, as 18:25:51 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal