Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 10:45:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda Fender FRONTMAN 65R  (Lida 1971 vezes)
paulocsantana
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 2


« : 15 de Outubro de 2015, as 23:28:17 »

Amigos,

Preciso de ajuda, estou com um Fender FRONTMAN 65R que estava com ruído absurdo no canal limpo. Resolvi esse problema substituindo Q10 que estava com fuga. Porém agora ele está com um chiado tipo (fritando) muito alto. Alguém teria alguma dica?

Obs. Quando utilizo o pre out não tem chiado, por isso acho que o defeito é na etapa do power e não no pré.

Desde já agradeço a atenção!!

Link do esquematico: http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/FM_65R_schematic.pdf

Abraço
Paulo
« Última modificação: 15 de Outubro de 2015, as 23:30:24 por paulocsantana » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 16 de Outubro de 2015, as 10:43:34 »

Q10 forma um par complementar com Q11 e a troca só de Q10 fez com que o par ficasse descasado (ganhos diferentes) provocando esse chiado tipo fritura. O ideal seria trocar Q11 também, mas, na forma de um par casado.
Seria interessante também checar se algum dos capacitores da fonte não está com fuga.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 17 de Outubro de 2015, as 18:46:32 »

Como Q10 faz parte do power; mesmo com ele em fuga, não deveria afetar o pré-out que é a saída do sinal através de J3, sendo o canal limpo ou distorcido.  Provavelmente era mais notado no canal limpo, mas com certeza o problema também havia no distorcido, desde que o power estivesse sendo usado.

Como sugerido por Ramsay, verifique também Q11, e seus resistores (R81 para Q10 e R83 para Q11).

Veja neste link: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5721.0 que o defeito é característicos dos power FRONTMAN, que no meu caso era o FM212R, mas que o transistor tinha a mesma posição no esquema, apenas com numeração diferente Q12 (2SA1013).  Verifique também a qualidade do transistor trocado.

Espero que tenha ajudado.

Abraços,
Alfredo
Registrado

paulocsantana
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 2


« Responder #3 : 17 de Outubro de 2015, as 19:49:56 »

Alfredo,   acho que não fui claro. No pré out o defeito não aparece, por isso descartei a possibilidade de ser defeito de pré e fiquei na etapa do power. Os resistores estão OK. Ramsay  os capacitores da fonte estão OK sem fuga.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal