Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 04:11:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 12 13 [14]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BOSS DS-1 Clone  (Lida 82951 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #195 : 06 de Março de 2014, as 16:04:13 »

Oi Victor,

Eu li sobre isso (ha séculos) e entendi que, como o capacitor filtra frequências baixas dependendo do seu valor, se você associa dois capacitores de valores baixos, para conseguir um de valor mais alto, você termina com a capacitância mais alta, mas as frequêcias mais baixas (graves) não passam nestes valores baixos, ou seja, no final o som sai mais magro, sem corpo e mais agudo (ardido).

Já já alguem mais capaz diz se é assim mesmo ou estou errado.


Abraço.    
« Última modificação: 06 de Março de 2014, as 16:07:59 por Ferro_Velho » Registrado
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #196 : 26 de Junho de 2014, as 08:59:48 »

Pessoal alguém tem o TA7136  para vender?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #197 : 26 de Junho de 2014, as 09:51:44 »

Oi Victor,

Eu li sobre isso (ha séculos) e entendi que, como o capacitor filtra frequências baixas dependendo do seu valor, se você associa dois capacitores de valores baixos, para conseguir um de valor mais alto, você termina com a capacitância mais alta, mas as frequêcias mais baixas (graves) não passam nestes valores baixos, ou seja, no final o som sai mais magro, sem corpo e mais agudo (ardido).

Já já alguem mais capaz diz se é assim mesmo ou estou errado.
Abraço.    

 Então, eu sempre vejo o pessoal falando que os capacitores "deixam passar" frequências, altas, baixas... Certa vez tive até algumas discussões calorosas aqui no fórum por conta disto... rs

 A real é que um capacitor, sozinho, não faz nada ao sinal, considerando um modelo que esteja dentro das condições ideais, ou seja, possuindo só capacitância.
 Um capacitor é um elemento armazenador de energia e não dissipador, por conta disso, capacitores não conseguem "atenuar" frequências, eles necessitam de um elemento que transforme a energia contida em um sinal (por exemplo as frequências que queremos filtrar) em outro tipo de energia, e isso é feito pelos resistores que transformam parte desse sinal complexo da guitarra em simplesmente calor.

 Isso quer dizer que, é necessário sempre um elemento resistivo junto ao capacitor (as vezes esse elemento está "camuflado" como a impedância de entrada de um op-amp, transistor, válvula ou outros elementos não ideais).

 Ou seja, quem atenua é sempre uma rede RC facilmente identificável ou não no circuito.

 Então a frase "deixou passar frequências baixas" deve ser alterada sempre para "atenuou frequências altas", pois na ausência de um resistor, qual elemento dissiparia a energia dessas frequências altas do sinal em calor?

 Sobre a problema das associações, acho que convém observar que um capacitor cerâmico multicamada (comuns hoje em muitos pedais) é uma associação de capacitores em paralelo, cada camada é "de fato" um capacitor e a junção de todos forma um elemento que "se comporta" como um capacitor único.

 Eu acho que em testes assim, a tolerância (+/- x%) dos valores dos capacitores cerâmicos comuns influenciou mais do que o próprio arranjo.

 Um teste legal que todos podem fazer é utilizar um rede resistiva RC, e ao se adicionar um capacitor em paralelo, modificar também o resistor associado, mantendo a frequência de corte constante (e observar se há alteração ou não...).

 Um abração!

 Eduardo
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #198 : 26 de Junho de 2014, as 10:11:23 »

Ledod, li seu post acima e me deparei com uma dúvida.

A ESR do capacitor tem influência sobre a frequência de corte de um filtro RC ou ela pode ser desconsiderada ?

Att Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #199 : 26 de Junho de 2014, as 14:19:28 »

 Daniel,

 Como a ESR é um parâmetro dissipativo (é a resistência em série equivalente), sim ela pode alterar a frequência de corte pois ela altera, basicamente, o "tempo de resposta de um capacitor".

 É só lembrar da curva de carga de um conjunto RC (exponencial), agora adicionando um resistor em série. Aumentando a resistência, aumenta o tempo de carregamento.

 A ESR (um parâmetro não linear) está intimamente ligada ao tipo de capacitor, circuito, frequência de operação e a corrente/potência envolvida.

 Vamos imaginar um circuito de áudio de baixa potência onde seja necessário um filtro RC passa baixas de uns 70Hz de frequência de corte em duas situações:

 1º Com capacitores eletrolíticos de aluminio de 22uF ESR de 10 ohms (nesta fc), resistor de 100 ohms.
 2º Com capacitores cerâmicos de 220nF ESR 0,01 ohms, resistor de 10k.

 Calculando, sem a ESR, teremos para ambos 72Hz de frequência de corte.

 Com a ESR (em série) teremos para o primeiro, 65Hz.

 Isso faz diferença no seu circuito? É necessário utilizar um capacitor eletrolítico naquela posição? Qual a tolerância de seus componentes? Será que a tolerância não afeta mais que a ESR?

 Agora, imagine um cenário totalmente diferente, uma fonte chaveada a 40KHz e o projeto precisa caber em uma caixa muito pequena, atendendo aos requisitos de ripple e ruído impostos pelo projeto.

 Um capacitor eletrolítico comum talvez não atenda à especificação devido a sua menor "facilidade" ou seja, maior impedância, na filtragem desse sinal. Talvez nesse projeto, um capacitor eletrolítico de baixa ESR seja o único que atenda o dimensionamento necessário.

 Um outro caso, imagine em um banco de capacitores para a correção do fator de potência de redes AC. Na hora da escolha dos capacitores, se o projetista não se atentar para a ESR que causa aquecimento (lembre-se que um resistor dissipa calor!), talvez em pouco tempo eles estraguem ou explodam devido ao aquecimento excessivo causado pela variação abrupta da corrente na carga e descarga dos mesmos.

 De modo geral, capacitores de marcas confiáveis (panasonic, epcos, vishay, etc, etc) são bem construídos e possuem uma ESR muito menor que qualquer xing ling.
 Ou seja, para circuitos "comuns" de pedais e outros de baixa potência, só de comprar capacitores de marcas boas você pode ter eliminado qualquer problema desse tipo.
 Se o seu requisito envolve outros parâmetros, como alguns que mencionei, então você pode iniciar uma pesquisa em tipos de baixa ESR.
 
 Um abraço,

 Eduardo

 PS: Se fala muito em ESR em capacitores eletrolíticos de alumínio, outros tipos, a ESR é tão baixa, que o parâmetro é dispensado.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #200 : 26 de Junho de 2014, as 14:45:59 »

Muito obrigado pela sua explicação.

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #201 : 29 de Dezembro de 2015, as 14:18:14 »

Desculpe ressuscitar este tópico, mas acho que ficaria melhor escrever aqui.
Alguém sabe onde consigo comprar um TA7136P?
Tenho alguns TA7120P e achei que poderiam servir para este projeto porem quando olhei os Datasheets fiquei desapontado, pelo meu pouco conhecimento acredito que não são equivalentes:
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/161498/TOSHIBA/TA7120P.html
http://www.teaser.fr/~amajorel/at203a/files/at203a-044-ta7136ap.tif





Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #202 : 30 de Dezembro de 2015, as 17:32:34 »

Na compomil tem, mas há relatos que a loja não é muito confiável.
Registrado
Páginas:  1 ... 12 13 [14]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal