Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 19:12:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Técnica para travar as cordas sem ter tarrachas com trava.  (Lida 4420 vezes)
EddieTavares
Visitante
« : 24 de Setembro de 2015, as 12:26:14 »

Uso esta técnica há mais de 10 anos, até pensei em fazer um tópico sobre isso, mas sempre lembrava depois de ter trocado as cordas, mas garanto que funciona muito bem e na minha opinião é mais prático que usar tarrachas com trava, curiosamente hoje zapeando pela net encontrei este tópico no fórum da PRS http://prsguitars.com/forum/showthread.php?4838-quot-Locking-quot-guitar-strings-on-non-locking-tuners, é bem próximo da técnica que eu uso.

1 - Inicialmente, passamos a corda através do furo da tarraxa e deixamos um pequeno excesso de corda, neste caso o técnico puxa a corda até bem próximo da outra tarraxa, eu recomendo uso um pouco mais de excesso nas cordas primas, procuro sempre que as cordas deem 2 a 3 voltas nas tarraxas.


2 - Passo a sobra da corda por baixo dela mesma.


3 - Mantendo ambas as partes bem tensionadas, dou uma volta, geralmente faço isso usando pra puxar a sobra da corda.


4 - Enrolo a corda sempre tensionando e corto a sobra.




5 - O último passo é afinar, puxar as cordas, afina, puxar até que estabilize



Recomendo usar esta técnica nas cordas primas e no bordão ré, não é necessário fazer isto nos bordões mí e sol.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 24 de Setembro de 2015, as 13:35:57 »

Eu faço assim em todas as meninas de quem eu cuido, e realmente dá certo. Depois de estabilizada a corda, a técnica permite manter bem a afinação, mesmo com tarrachas de qualidade abaixo do perfeito.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #2 : 24 de Setembro de 2015, as 14:28:56 »

Dica de muita utilidade!! Vou testar na próxima vez que trocar as cordas da minha strato. Valeu por compartilhar!!
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #3 : 24 de Setembro de 2015, as 14:44:28 »

Também irei fazer quando for trocar as cordas aqui. Muito obrigado pela dica. Legal!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 24 de Setembro de 2015, as 15:24:39 »

Eu faço assim em todas as meninas de quem eu cuido, e realmente dá certo. Depois de estabilizada a corda, a técnica permite manter bem a afinação, mesmo com tarrachas de qualidade abaixo do perfeito.

Exatamente isso que eu notei com o uso da técnica, quando usei em tarraxas mais baratas.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #5 : 24 de Setembro de 2015, as 19:10:58 »

uso essa técnica a anos e sempre foi muito bem. aprendi no livro de regulagens do Edmar Luighi

http://www.edmarluighi.com.br/luthiaria/livros/
Registrado
Montanari
Visitante
« Responder #6 : 10 de Outubro de 2015, as 11:03:08 »

Excelente dica EddieTavares...

No site da Gibson também há a citação desta técnica :
http://www.gibson.com/Support/Tech-Tips/Tuning-Tips.aspx

Há mais de 30 anos trocando cordas e eu ainda não tinha sacado isso... ai ai...

O violão de nylon fica estável também...

 
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #7 : 10 de Outubro de 2015, as 16:17:55 »

Estranho é que no site da gibson fala pra deixar 2 a 3 voltas, mas na imagem tem pouco mais de uma volta  Roll Eyes.
Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #8 : 10 de Outubro de 2015, as 17:11:33 »

Eu uso essa técnica há muito tempo, inclusive com cordas de baixa qualidade. Aprendi na época que fazia violão clássico, cordas de nylon ficam bem estabilizadas. Eu uso um alicate para cortar as sobras!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal